Moving brands : a search routine study on animated logos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224870 |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender a rotina de busca promovida, frente ao consumidor, pelo uso de marcas em movimento, por logos animados, dentro de ambientes online como websites, sites de compra e redes sociais. Foi realizado um experimento com 50 pessoas através do uso de eyetracking (rastreamento ocular) em que buscou-se compreender o comportamento da atenção de cada pessoa dentro destes ambientes online. Este trabalho analisa os meios digitais, em crescimento, frente ao uso de marcas animadas, que é um assunto que ainda está evoluindo e ganhando importância e notoriedade. Outro ponto de relevância é o levantamento de dados buscando uma aproximação com a realidade tanto nos estímulos, quanto nos dados analisados, graças à ferramenta usada na coleta. Foi encontrado que os logos ajudam a promover essa rotina de busca, sendo um dos primeiros pontos de fixação, bem como atraindo marginalmente mais tempo de atenção, medido através de fixações. No entanto, este efeito só se comprovou em alguns casos, o que mostrou que o meio, bem como características demográficas e comportamentais, pode influenciar na rotina de busca do consumidor, seja ela mais exploratória e sem padrões, quando o meio é menos conhecido ou o consumidor tem um papel menos ativo ou interativo, ou seja quando é mais direcionada para objetivos, quando ele conhece os meios e já possui uma predisposição a seguir uma rotina pré-determinada baseada em vivências e experiências. Além de contribuir para as teorias rotina de buscas e de atenção dentro de uma lógica de comportamento, esta pesquisa também ajuda a construir um corpo de estudos relacionados a logos animados. Estes entendimentos podem ser úteis para empresas que buscam melhorar sua presença online e otimizar seus esforços de marca. |
id |
URGS_1d7fe3a0ffa7fb8b961ffd8cd7829486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224870 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Homrich, Marcelo de FreitasNique, Walter Meucci2021-07-31T04:41:26Z2018http://hdl.handle.net/10183/224870001129369Este trabalho buscou compreender a rotina de busca promovida, frente ao consumidor, pelo uso de marcas em movimento, por logos animados, dentro de ambientes online como websites, sites de compra e redes sociais. Foi realizado um experimento com 50 pessoas através do uso de eyetracking (rastreamento ocular) em que buscou-se compreender o comportamento da atenção de cada pessoa dentro destes ambientes online. Este trabalho analisa os meios digitais, em crescimento, frente ao uso de marcas animadas, que é um assunto que ainda está evoluindo e ganhando importância e notoriedade. Outro ponto de relevância é o levantamento de dados buscando uma aproximação com a realidade tanto nos estímulos, quanto nos dados analisados, graças à ferramenta usada na coleta. Foi encontrado que os logos ajudam a promover essa rotina de busca, sendo um dos primeiros pontos de fixação, bem como atraindo marginalmente mais tempo de atenção, medido através de fixações. No entanto, este efeito só se comprovou em alguns casos, o que mostrou que o meio, bem como características demográficas e comportamentais, pode influenciar na rotina de busca do consumidor, seja ela mais exploratória e sem padrões, quando o meio é menos conhecido ou o consumidor tem um papel menos ativo ou interativo, ou seja quando é mais direcionada para objetivos, quando ele conhece os meios e já possui uma predisposição a seguir uma rotina pré-determinada baseada em vivências e experiências. Além de contribuir para as teorias rotina de buscas e de atenção dentro de uma lógica de comportamento, esta pesquisa também ajuda a construir um corpo de estudos relacionados a logos animados. Estes entendimentos podem ser úteis para empresas que buscam melhorar sua presença online e otimizar seus esforços de marca.This work sought to understand the search routine promoted, concerning the consumer, by the use of moving brands, animated logos, in online environments such as websites, e-commerce and social networks. An experiment was conducted with 50 people through the use of eyetracking in order to understand the behavior of each person's attention within these online environments. This work analyzes the growing digital media, facing the use of animated brands, which is a subject that is still evolving and will gain importance and notoriety. Another point of relevance is the gathering of data in the search for an approximation with reality, both regarding the stimuli and the data analyzed, thanks to the tool used in the data collection. It was found that logos help to promote this search routine by being one of the first fixation points as well as attracting marginally more attention, measured through fixations. However, this effect has only been proven in some cases, which showed that the medium, as well as demographic and behavioral characteristics, can influence the consumer search routine, be it more exploratory and without patterns, when the medium is less known, or the consumer has a less active or interactive role, or be it when he is more goal-directed, when he knows the means to follow and already has a predisposition to seek a predetermined routine based on experiences and experiences. In addition to contributing to the search routine theory and attention theory within a logic of behavior, this research also helps to build a body of studies related to animated logos. These understandings can be useful for companies looking to improve their online presence and optimize their brand efforts.application/pdfengMarcas comerciaisComportamento do consumidorMarketingComércio eletrônicoRoutine searchMoving brandsAttentionConsumer behaviorMoving brands : a search routine study on animated logosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129369.pdf.txt001129369.pdf.txtExtracted Texttext/plain125323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224870/2/001129369.pdf.txta04134ac4a508f92dbffd1cd59ba3155MD52ORIGINAL001129369.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1186996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224870/1/001129369.pdf222a5496f53744a34b43111331402de9MD5110183/2248702021-08-18 04:44:13.893748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:44:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Moving brands : a search routine study on animated logos |
title |
Moving brands : a search routine study on animated logos |
spellingShingle |
Moving brands : a search routine study on animated logos Homrich, Marcelo de Freitas Marcas comerciais Comportamento do consumidor Marketing Comércio eletrônico Routine search Moving brands Attention Consumer behavior |
title_short |
Moving brands : a search routine study on animated logos |
title_full |
Moving brands : a search routine study on animated logos |
title_fullStr |
Moving brands : a search routine study on animated logos |
title_full_unstemmed |
Moving brands : a search routine study on animated logos |
title_sort |
Moving brands : a search routine study on animated logos |
author |
Homrich, Marcelo de Freitas |
author_facet |
Homrich, Marcelo de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Homrich, Marcelo de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas comerciais Comportamento do consumidor Marketing Comércio eletrônico |
topic |
Marcas comerciais Comportamento do consumidor Marketing Comércio eletrônico Routine search Moving brands Attention Consumer behavior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Routine search Moving brands Attention Consumer behavior |
description |
Este trabalho buscou compreender a rotina de busca promovida, frente ao consumidor, pelo uso de marcas em movimento, por logos animados, dentro de ambientes online como websites, sites de compra e redes sociais. Foi realizado um experimento com 50 pessoas através do uso de eyetracking (rastreamento ocular) em que buscou-se compreender o comportamento da atenção de cada pessoa dentro destes ambientes online. Este trabalho analisa os meios digitais, em crescimento, frente ao uso de marcas animadas, que é um assunto que ainda está evoluindo e ganhando importância e notoriedade. Outro ponto de relevância é o levantamento de dados buscando uma aproximação com a realidade tanto nos estímulos, quanto nos dados analisados, graças à ferramenta usada na coleta. Foi encontrado que os logos ajudam a promover essa rotina de busca, sendo um dos primeiros pontos de fixação, bem como atraindo marginalmente mais tempo de atenção, medido através de fixações. No entanto, este efeito só se comprovou em alguns casos, o que mostrou que o meio, bem como características demográficas e comportamentais, pode influenciar na rotina de busca do consumidor, seja ela mais exploratória e sem padrões, quando o meio é menos conhecido ou o consumidor tem um papel menos ativo ou interativo, ou seja quando é mais direcionada para objetivos, quando ele conhece os meios e já possui uma predisposição a seguir uma rotina pré-determinada baseada em vivências e experiências. Além de contribuir para as teorias rotina de buscas e de atenção dentro de uma lógica de comportamento, esta pesquisa também ajuda a construir um corpo de estudos relacionados a logos animados. Estes entendimentos podem ser úteis para empresas que buscam melhorar sua presença online e otimizar seus esforços de marca. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-31T04:41:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224870 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224870 |
identifier_str_mv |
001129369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224870/2/001129369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224870/1/001129369.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a04134ac4a508f92dbffd1cd59ba3155 222a5496f53744a34b43111331402de9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085560687001600 |