História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225256 |
Resumo: | Essa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus de Sapucaia do Sul. Como dimensão propositiva realizei um curso de 30 horas através do AVA-Moodle, buscando compreender e explicar limites e possibilidades do trabalho como princípio educativo no contexto histórico de crise estrutural do capitalismo, marcado por desemprego e precarização do trabalho. A proposta foi que os estudantes interpretassem fontes para o estudo da história do trabalho, elaborando problemas e narrativas de cunho historiográfico acerca de aspectos do trabalho no setor, situando-os em suas relações de sucessão e simultaneidade com os processos de industrialização e desenvolvimento histórico do capitalismo. Acredito que o curso atingiu seu objetivo geral ao possibilitar a construção de uma proposta para a utilização do trabalho como princípio educativo no ensino de História, estimulando o aprendizado de conceitos e processos históricos, e a compreensão da realidade atual como síntese de acontecimento anteriores, e parte de um processo permanente de transformação. |
id |
URGS_1dbbc38bc8ed4fd1c4a4d2903bbb2b1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225256 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Rafael deWasserman, Claudia2021-08-06T04:41:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/225256001129277Essa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus de Sapucaia do Sul. Como dimensão propositiva realizei um curso de 30 horas através do AVA-Moodle, buscando compreender e explicar limites e possibilidades do trabalho como princípio educativo no contexto histórico de crise estrutural do capitalismo, marcado por desemprego e precarização do trabalho. A proposta foi que os estudantes interpretassem fontes para o estudo da história do trabalho, elaborando problemas e narrativas de cunho historiográfico acerca de aspectos do trabalho no setor, situando-os em suas relações de sucessão e simultaneidade com os processos de industrialização e desenvolvimento histórico do capitalismo. Acredito que o curso atingiu seu objetivo geral ao possibilitar a construção de uma proposta para a utilização do trabalho como princípio educativo no ensino de História, estimulando o aprendizado de conceitos e processos históricos, e a compreensão da realidade atual como síntese de acontecimento anteriores, e parte de um processo permanente de transformação.Esta disertación analiza las posibilidades de utilizar los procesos y relaciones de trabajo en la industria como base para la organización del proceso educativo en la disciplina de Historia en el Curso Técnico en Plasticos Integrado a la enseñanza secundaria en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), campus de Sapucaia do Sul. Como dimensión proposicional, realicé un curso de 30 horas a través del AVA-Moodle, buscando compreender y explicar los límites y posibilidades del trabajo como principio educativo en el contexto histórico de crisis estructural del capitalismo, marcado por el desempleo y el trabajo precario. La propuesta fue que los estudiantes interpretan fuentes para el studio de la historia del trabajo, elaborando problemas y narrativas de carácter historiográfico sobre aspectos del trabajo en el sector, situándolos en sus relaciones de sucesión y simultaneidad con los procesos de industrialización y desarrollo histórico del capitalismo. Creo que el curso logró su objetivo general al posibilitar la construcción de una propuesta para el uso del trabajo como principio educativo en la enseñanza de Historia, estimulando el aprendizaje de conceptos y processos históricos, y la comprensión de la realidad actual como síntesis de hechos anteriores, y parte de un proceso de transformación permanente.application/pdfporTrabalhoEnsino médioEducaçãoEnsino de históriaHistóriaTrabajoTrabajo como principio educativoEnseñanza de la HistoriaEnseñanza SencundariaHistória e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129277.pdf.txt001129277.pdf.txtExtracted Texttext/plain401384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225256/2/001129277.pdf.txtd0306c237b75a45beb47ce9e6b73e6d5MD52ORIGINAL001129277.pdfTexto completoapplication/pdf5889247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225256/1/001129277.pdffb07a709eb6ddf973545dfefcde72516MD5110183/2252562021-08-18 04:30:48.898811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:30:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História |
title |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História |
spellingShingle |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História Oliveira, Rafael de Trabalho Ensino médio Educação Ensino de história História Trabajo Trabajo como principio educativo Enseñanza de la Historia Enseñanza Sencundaria |
title_short |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História |
title_full |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História |
title_fullStr |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História |
title_full_unstemmed |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História |
title_sort |
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História |
author |
Oliveira, Rafael de |
author_facet |
Oliveira, Rafael de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafael de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wasserman, Claudia |
contributor_str_mv |
Wasserman, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Ensino médio Educação Ensino de história História |
topic |
Trabalho Ensino médio Educação Ensino de história História Trabajo Trabajo como principio educativo Enseñanza de la Historia Enseñanza Sencundaria |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Trabajo Trabajo como principio educativo Enseñanza de la Historia Enseñanza Sencundaria |
description |
Essa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus de Sapucaia do Sul. Como dimensão propositiva realizei um curso de 30 horas através do AVA-Moodle, buscando compreender e explicar limites e possibilidades do trabalho como princípio educativo no contexto histórico de crise estrutural do capitalismo, marcado por desemprego e precarização do trabalho. A proposta foi que os estudantes interpretassem fontes para o estudo da história do trabalho, elaborando problemas e narrativas de cunho historiográfico acerca de aspectos do trabalho no setor, situando-os em suas relações de sucessão e simultaneidade com os processos de industrialização e desenvolvimento histórico do capitalismo. Acredito que o curso atingiu seu objetivo geral ao possibilitar a construção de uma proposta para a utilização do trabalho como princípio educativo no ensino de História, estimulando o aprendizado de conceitos e processos históricos, e a compreensão da realidade atual como síntese de acontecimento anteriores, e parte de um processo permanente de transformação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-06T04:41:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225256 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129277 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225256 |
identifier_str_mv |
001129277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225256/2/001129277.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225256/1/001129277.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0306c237b75a45beb47ce9e6b73e6d5 fb07a709eb6ddf973545dfefcde72516 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085560748867584 |