Análise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219391 |
Resumo: | A residência médica é uma modalidade de pós-graduação baseada no treinamento em serviço. Foi criada nos Estados Unidos no final do século XIX e é considerada, ainda hoje, como o padrão-ouro na formação de médicos especialistas em todo o mundo. Tem sido observado que cada programa de residência possui características muito particulares que compõem o seu ambiente educacional, a ponto de ser possível definir uma cultura própria, que, por sua vez, marcará tanto a identidade profissional do médico egresso como a sua atuação assistencial de forma indelével. Entretanto, as grandes mudanças verificadas na assistência à saúde bem como no próprio processo educativo nos últimos anos, reflexo direto do processo de complexificação crescente do mundo atual, têm sido apontadas como uma das fontes potenciais de conflitos intergeracionais entre preceptores e residentes. O objetivo principal desse trabalho foi estudar os elementos que constituem a identidade profissional vinculada ao Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e como ela é percebida pelos seus residentes e preceptores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas e grupo focal com residentes e preceptores desse programa por meio de um roteiro pré-definido e em observação etnográfica dos seus diversos campos de prática. Os dados coletados foram codificados e analisados em categorias principais relacionadas ao ambiente, ao modelo educacional e à construção da identidade profissional. Os resultados mostram que o Programa de Residência possui características próprias que o diferencia dos demais, exercendo uma influência marcante na trajetória profissional dos seus egressos. |
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Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros deCapp, Edison2021-04-02T04:24:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/219391001123826A residência médica é uma modalidade de pós-graduação baseada no treinamento em serviço. Foi criada nos Estados Unidos no final do século XIX e é considerada, ainda hoje, como o padrão-ouro na formação de médicos especialistas em todo o mundo. Tem sido observado que cada programa de residência possui características muito particulares que compõem o seu ambiente educacional, a ponto de ser possível definir uma cultura própria, que, por sua vez, marcará tanto a identidade profissional do médico egresso como a sua atuação assistencial de forma indelével. Entretanto, as grandes mudanças verificadas na assistência à saúde bem como no próprio processo educativo nos últimos anos, reflexo direto do processo de complexificação crescente do mundo atual, têm sido apontadas como uma das fontes potenciais de conflitos intergeracionais entre preceptores e residentes. O objetivo principal desse trabalho foi estudar os elementos que constituem a identidade profissional vinculada ao Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e como ela é percebida pelos seus residentes e preceptores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada em entrevistas e grupo focal com residentes e preceptores desse programa por meio de um roteiro pré-definido e em observação etnográfica dos seus diversos campos de prática. Os dados coletados foram codificados e analisados em categorias principais relacionadas ao ambiente, ao modelo educacional e à construção da identidade profissional. Os resultados mostram que o Programa de Residência possui características próprias que o diferencia dos demais, exercendo uma influência marcante na trajetória profissional dos seus egressos.Medical residency is a graduate educational modality based in practice under supervision. It was established in the United States at the end of the 19th century and is still regarded as the gold standard in the training of medical specialists worldwide. It has been observed that each residency program has its own peculiar features which creates a unique educational environment, leading to define its own culture. This educational model will define both the resident professional identity and his or her health care performance permanently. As a direct consequence of the increasing complexification process in the world, major changes in health care as well as in the educational process in recent years have been singled out as one of the potential sources of intergenerational conflicts between preceptors and residents. The objective of this work was to study the elements that constitute the identity formation and the organizational culture related to the Residency Program in Gynecology and Obstetrics of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre and its impact on the medical education of its residents. Therefore, a qualitative research was conducted, based on interviews and a focus group with residents and preceptors of this program through a pre-defined script and ethnographic observation of their various fields of practice. The collected data was coded and analyzed in main categories related to the environment, educational model and the process of professional identity formation. The results show that the Residency Program in question has its own characteristics that differentiate it from the others, exerting a marked influence on the professional trajectory of its residents.application/pdfporEducação em saúdeGinecologiaObstetríciaInternato e residênciaMedical residencyProfessional identityEducational environmentAnálise da formação da identidade profissional de ginecologistas-obstetras na residência médicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e ObstetríciaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123826.pdf.txt001123826.pdf.txtExtracted Texttext/plain202030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219391/2/001123826.pdf.txtcf2792ef266909dd9b1c4227de22a71fMD52ORIGINAL001123826.pdfTexto completoapplication/pdf1771240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219391/1/001123826.pdf976a9d8817a73a0f37e3b4813f7e2959MD5110183/2193912023-11-19 04:21:27.6343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-19T06:21:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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