A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressan, Claudia Giovana
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12508
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fornecer aos professores de línguas estrangeiras subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas (materiais didáticos) com base em vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras. Para isso, apresenta, em primeiro lugar, os princípios básicos da Abordagem Sociointeracional, abordagem de ensino e aprendizagem que norteia a elaboração dos materiais didáticos aqui apresentados. Em segundo, analisa o processo de compreensão oral e suas implicações para a elaboração de materiais didáticos com base em vídeos autênticos. Em terceiro, apresenta um roteiro para elaboração das tarefas propriamente ditas. E por último, ao lado da parte teórica, este trabalho apresenta também um conjunto de nove (9) Tarefas-modelo, elaboradas para o ensino da língua italiana, para demonstrar aos professores de línguas estrangeiras como podem operacionalizar a teoria na prática. Além da análise das Tarefasmodelo, procedeu-se à testagem das mesmas, a fim de verificar sua eficácia, junto às disciplinas de Língua Italiana I, III, V e VII, do Curso de Letras da UFRGS, e os resultados demonstraram que as Tarefas são motivadoras e instrutivas, bem como adequadas quanto a sua extensão e quanto ao nível de proficiência dos alunos.
id URGS_1eead72665c37018408f5592171792ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12508
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bressan, Claudia GiovanaSchlatter, Margarete2008-04-12T04:12:09Z2002http://hdl.handle.net/10183/12508000626611Este trabalho tem por objetivo fornecer aos professores de línguas estrangeiras subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas (materiais didáticos) com base em vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras. Para isso, apresenta, em primeiro lugar, os princípios básicos da Abordagem Sociointeracional, abordagem de ensino e aprendizagem que norteia a elaboração dos materiais didáticos aqui apresentados. Em segundo, analisa o processo de compreensão oral e suas implicações para a elaboração de materiais didáticos com base em vídeos autênticos. Em terceiro, apresenta um roteiro para elaboração das tarefas propriamente ditas. E por último, ao lado da parte teórica, este trabalho apresenta também um conjunto de nove (9) Tarefas-modelo, elaboradas para o ensino da língua italiana, para demonstrar aos professores de línguas estrangeiras como podem operacionalizar a teoria na prática. Além da análise das Tarefasmodelo, procedeu-se à testagem das mesmas, a fim de verificar sua eficácia, junto às disciplinas de Língua Italiana I, III, V e VII, do Curso de Letras da UFRGS, e os resultados demonstraram que as Tarefas são motivadoras e instrutivas, bem como adequadas quanto a sua extensão e quanto ao nível de proficiência dos alunos.This paper aims at providing foreign language teachers with theoretical background and practical methods to create supporting materials based on authentic videos for the foreign language (FL) classroom. Based on the Sociointeractional Approach to FL acquisition and on the nature of listening comprehension process, We suggest a set of steps to be followed in the creation of listening. By devising and analyzing a set of nine (9) video Model-Tasks to teach Italian as a FL, We intend to show how theory can be put into practice. The Model- Tasks were tested with students of Italian (Levels I, III, V and VII) and the results showed that the tasks were considered instructive, motivating and adequate to the students’ proficiency level.application/pdfporAquisição da linguagemLíngua estrangeiraLíngua italianaMaterial didáticoA elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000626611.pdf000626611.pdfTexto completoapplication/pdf936803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12508/1/000626611.pdf32c4dd014bba0fc84e874924834f7685MD51TEXT000626611.pdf.txt000626611.pdf.txtExtracted Texttext/plain408948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12508/2/000626611.pdf.txtf03d3a31f80448e51d1702a714e2fbf6MD52THUMBNAIL000626611.pdf.jpg000626611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12508/3/000626611.pdf.jpg6443e4154253597495cd16f65a97e1feMD5310183/125082018-10-16 08:27:56.121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:27:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
title A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
spellingShingle A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
Bressan, Claudia Giovana
Aquisição da linguagem
Língua estrangeira
Língua italiana
Material didático
title_short A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
title_full A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
title_fullStr A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
title_sort A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras
author Bressan, Claudia Giovana
author_facet Bressan, Claudia Giovana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressan, Claudia Giovana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da linguagem
Língua estrangeira
Língua italiana
Material didático
topic Aquisição da linguagem
Língua estrangeira
Língua italiana
Material didático
description Este trabalho tem por objetivo fornecer aos professores de línguas estrangeiras subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas (materiais didáticos) com base em vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras. Para isso, apresenta, em primeiro lugar, os princípios básicos da Abordagem Sociointeracional, abordagem de ensino e aprendizagem que norteia a elaboração dos materiais didáticos aqui apresentados. Em segundo, analisa o processo de compreensão oral e suas implicações para a elaboração de materiais didáticos com base em vídeos autênticos. Em terceiro, apresenta um roteiro para elaboração das tarefas propriamente ditas. E por último, ao lado da parte teórica, este trabalho apresenta também um conjunto de nove (9) Tarefas-modelo, elaboradas para o ensino da língua italiana, para demonstrar aos professores de línguas estrangeiras como podem operacionalizar a teoria na prática. Além da análise das Tarefasmodelo, procedeu-se à testagem das mesmas, a fim de verificar sua eficácia, junto às disciplinas de Língua Italiana I, III, V e VII, do Curso de Letras da UFRGS, e os resultados demonstraram que as Tarefas são motivadoras e instrutivas, bem como adequadas quanto a sua extensão e quanto ao nível de proficiência dos alunos.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-04-12T04:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12508
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000626611
url http://hdl.handle.net/10183/12508
identifier_str_mv 000626611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12508/1/000626611.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12508/2/000626611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12508/3/000626611.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32c4dd014bba0fc84e874924834f7685
f03d3a31f80448e51d1702a714e2fbf6
6443e4154253597495cd16f65a97e1fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308958682939392