Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gossenheimer, Agnes Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/144045
Resumo: Muitas alterações têm ocorrido na última década na educação da área da saúde, com o intuito de formar profissionais que possam ter um olhar humanístico e possam trabalhar no Sistema Único de Saúde. O Curso de Farmácia também sofreu modificações, devido às reformas curriculares, incluindo disciplinas como a de Atenção Farmacêutica (Atenfar). A atenção farmacêutica é uma nova subárea do conhecimento agregada ao currículo dos cursos de farmácia com as novas diretrizes curriculares. Como disciplina foi inserida há poucos anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande Sul, sendo seus conteúdos divididos em 3 disciplinas: Atenção Farmacêutica I, Atenção Farmacêutica II e Atenção Farmacêutica III. Desde o início a Atenção Farmacêutica II buscou aplicar metodologias ativas no ensino presencial e a distância. No ano de 2012 a metodologia a distância foi adotada parcialmente na disciplina, sendo que os alunos tiveram metade das aulas no modelo presencial e metade a distância e segundo o tema a ser abordado. A disciplina realizou avaliações no início e no final do semestre com o intuito de avaliar se ocorreu diferenças na aprendizagem dos alunos devido a utilização da modalidade EAD ou presencial, bem como o que os mesmos alunos pensam sobre essas duas modalidades. Para realizar esta pesquisa utilizou-se o método quanti-qualitativo de triangulação, com o intuito de se avaliar os aspectos envolvidos com o desempenho, satisfação e percepção do aluno. Como resultados, foi encontrado que o EAD é tão eficiente quanto o presencial neste contexto estudado. Os alunos apresentaram satisfação pelo EAD de uma forma maior que pelo presencial. Além disso, o desempenho dos estudantes foi maior no EAD.
id URGS_208d234f2e508e4d2cc3ac0a0b352e72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144045
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gossenheimer, Agnes NogueiraCastro, Mauro Silveira deCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2016-07-28T02:16:17Z2013http://hdl.handle.net/10183/144045000918245Muitas alterações têm ocorrido na última década na educação da área da saúde, com o intuito de formar profissionais que possam ter um olhar humanístico e possam trabalhar no Sistema Único de Saúde. O Curso de Farmácia também sofreu modificações, devido às reformas curriculares, incluindo disciplinas como a de Atenção Farmacêutica (Atenfar). A atenção farmacêutica é uma nova subárea do conhecimento agregada ao currículo dos cursos de farmácia com as novas diretrizes curriculares. Como disciplina foi inserida há poucos anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande Sul, sendo seus conteúdos divididos em 3 disciplinas: Atenção Farmacêutica I, Atenção Farmacêutica II e Atenção Farmacêutica III. Desde o início a Atenção Farmacêutica II buscou aplicar metodologias ativas no ensino presencial e a distância. No ano de 2012 a metodologia a distância foi adotada parcialmente na disciplina, sendo que os alunos tiveram metade das aulas no modelo presencial e metade a distância e segundo o tema a ser abordado. A disciplina realizou avaliações no início e no final do semestre com o intuito de avaliar se ocorreu diferenças na aprendizagem dos alunos devido a utilização da modalidade EAD ou presencial, bem como o que os mesmos alunos pensam sobre essas duas modalidades. Para realizar esta pesquisa utilizou-se o método quanti-qualitativo de triangulação, com o intuito de se avaliar os aspectos envolvidos com o desempenho, satisfação e percepção do aluno. Como resultados, foi encontrado que o EAD é tão eficiente quanto o presencial neste contexto estudado. Os alunos apresentaram satisfação pelo EAD de uma forma maior que pelo presencial. Além disso, o desempenho dos estudantes foi maior no EAD.Many changes have been occurred in the last decade in the health education area, in order to form professionals who can have a humanistic look and can work in Brazilian Public Health System. Pharmacy Course also has changed due to curricular reforms, including disciplines such as Pharmaceutical Care. Pharmaceutical Care is a new subfield of knowledge aggregate the curriculum of pharmacy with the new curriculum guidelines. How discipline was inserted a few years ago at the Faculty of Pharmacy, Federal University of Rio Grande do Sul, and its contents divided into three disciplines: Pharmaceutical Care I, Pharmaceutical Care II and Pharmaceutical Care III. From the beginning the Pharmaceutical Care II sought to apply active methods in face to face and distance classes. In the year 2012 the distance learning methodology was adopted in part on the discipline, with half of the students had classes face to face classes and half distance learning classes, and according to the topic being discussed. The course evaluations conducted at the beginning and end of the semester in order to assess whether differences occurred in student learning because the use of distance learning mode or face to face, as well as what students think about these two modalities. To conduct this research, we used the triangulation quantitative and qualitative method, in order to evaluate the issues involved with the performance, satisfaction and perception of the student. As a result, it was found that the distance learning is as efficient as the face to face in this study context. Students were satisfied by the distance learning in a way greater than the face to face. In addition, student performance was higher in distance learning.application/pdfporFarmácia : Ensino superiorAtenção farmacêuticaEducação a distânciaEducação presencialAvaliação da aprendizagemDistance educationMethodological triangulationComparative studiesPharmacy educationInfluência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêuticaInfluence of distance and face to face education on pharmaceutical care students learning and perception info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPrograma de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918245.pdf000918245.pdfTexto parcialapplication/pdf432831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144045/1/000918245.pdfb0d4356304976fee8dd468626b9abbccMD51TEXT000918245.pdf.txt000918245.pdf.txtExtracted Texttext/plain42445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144045/2/000918245.pdf.txt652598f01ed59f96d88b1f147d115e25MD52THUMBNAIL000918245.pdf.jpg000918245.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144045/3/000918245.pdf.jpg4bc1e780fd7b1a0e30588ea71db7c5fdMD5310183/1440452024-09-06 06:37:52.062566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-06T09:37:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Influence of distance and face to face education on pharmaceutical care students learning and perception
title Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
spellingShingle Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
Gossenheimer, Agnes Nogueira
Farmácia : Ensino superior
Atenção farmacêutica
Educação a distância
Educação presencial
Avaliação da aprendizagem
Distance education
Methodological triangulation
Comparative studies
Pharmacy education
title_short Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
title_full Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
title_fullStr Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
title_full_unstemmed Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
title_sort Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
author Gossenheimer, Agnes Nogueira
author_facet Gossenheimer, Agnes Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gossenheimer, Agnes Nogueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Mauro Silveira de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
contributor_str_mv Castro, Mauro Silveira de
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Farmácia : Ensino superior
Atenção farmacêutica
Educação a distância
Educação presencial
Avaliação da aprendizagem
topic Farmácia : Ensino superior
Atenção farmacêutica
Educação a distância
Educação presencial
Avaliação da aprendizagem
Distance education
Methodological triangulation
Comparative studies
Pharmacy education
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Methodological triangulation
Comparative studies
Pharmacy education
description Muitas alterações têm ocorrido na última década na educação da área da saúde, com o intuito de formar profissionais que possam ter um olhar humanístico e possam trabalhar no Sistema Único de Saúde. O Curso de Farmácia também sofreu modificações, devido às reformas curriculares, incluindo disciplinas como a de Atenção Farmacêutica (Atenfar). A atenção farmacêutica é uma nova subárea do conhecimento agregada ao currículo dos cursos de farmácia com as novas diretrizes curriculares. Como disciplina foi inserida há poucos anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande Sul, sendo seus conteúdos divididos em 3 disciplinas: Atenção Farmacêutica I, Atenção Farmacêutica II e Atenção Farmacêutica III. Desde o início a Atenção Farmacêutica II buscou aplicar metodologias ativas no ensino presencial e a distância. No ano de 2012 a metodologia a distância foi adotada parcialmente na disciplina, sendo que os alunos tiveram metade das aulas no modelo presencial e metade a distância e segundo o tema a ser abordado. A disciplina realizou avaliações no início e no final do semestre com o intuito de avaliar se ocorreu diferenças na aprendizagem dos alunos devido a utilização da modalidade EAD ou presencial, bem como o que os mesmos alunos pensam sobre essas duas modalidades. Para realizar esta pesquisa utilizou-se o método quanti-qualitativo de triangulação, com o intuito de se avaliar os aspectos envolvidos com o desempenho, satisfação e percepção do aluno. Como resultados, foi encontrado que o EAD é tão eficiente quanto o presencial neste contexto estudado. Os alunos apresentaram satisfação pelo EAD de uma forma maior que pelo presencial. Além disso, o desempenho dos estudantes foi maior no EAD.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T02:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/144045
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918245
url http://hdl.handle.net/10183/144045
identifier_str_mv 000918245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144045/1/000918245.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144045/2/000918245.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144045/3/000918245.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0d4356304976fee8dd468626b9abbcc
652598f01ed59f96d88b1f147d115e25
4bc1e780fd7b1a0e30588ea71db7c5fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085374514429952