Saúde planetária : diálogos necessários para a educação científica em uma escola ribeirinha no sul do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paula Regina Humbelino de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274056
Resumo: A Saúde Planetária é um campo transdisciplinar que busca compreender os impactos ambientais comprometedores do futuro da humanidade e propor soluções para essas problemáticas. Trata-se de uma área que necessita ser incorporada em todas as esferas de atuação, destacando-se, entre elas, a Educação Básica. Uma das regiões geográficas que sofre constantes ataques antropogênicos é a Amazônia, um bioma de grande importância para a humanidade que se encontra fortemente ameaçado, principalmente devido ao desmatamento, às queimadas, ao uso inadequado da terra e à extração mineral. Diante disso, o objetivo geral da tese foi abordar a integração de temáticas relacionadas à Saúde Planetária em uma escola de campo localizada na Amazônia brasileira, visando a re(pensar) práticas para mitigação e adaptação às crises ambientais. Esse enfoque considerou as interconexões entre educação, saúde e ambiente em escalas local e global. O público-alvo da pesquisa consistiu em professores e estudantes de uma escola ribeirinha no sul do Amazonas. Para a coleta de dados, foram empregadas metodologias distintas em cada capítulo, envolvendo pesquisa em bases bibliográficas, entrevistas com professores, elaboração de material educativo, aplicação de questionários e desenvolvimento de atividades educativas junto aos estudantes ribeirinhos. As análises de dados abrangeram técnicas como análise temática, análise de conteúdo no software NVivo 1.5 e a aplicação do teste exato de Fisher por meio da linguagem de programação R. Os resultados da pesquisa evidenciaram a incipiência de trabalhos sobre Saúde Planetária na Educação Básica. Destacaram-se, ainda, os principais problemas ambientais relacionados às ações antropogênicas na comunidade e na escola, conforme apontado pelos professores. Entre essas questões, destacam-se o descarte de lixo no rio, a extração mineral, a falta de saneamento básico e a predominância de alimentos ultraprocessados na merenda escolar. A identificação desses impactos possibilitou a elaboração de materiais educativos contextualizados para a Região Amazônica. A percepção dos estudantes em relação aos impactos socioambientais locais revelou um contexto marcado por desigualdades e iniquidades, padrões alimentares que comprometem a saúde, o uso de energia proveniente de fontes poluidoras, a utilização de água de poços na comunidade e a prática de queima de resíduos reciclados. No que diz respeito às mudanças climáticas, observou-se que os estudantes apresentaram dificuldades em conceituar com precisão o fenômeno, sendo também identificada uma lacuna na abordagem dessa temática na escola do campo. Observou-se, também, que os estudantes ribeirinhos se consideram parte integrante da natureza, sendo que mais da metade deles reconhece a relação entre os impactos ambientais e a saúde. Além disso, afirmam ter seus direitos assegurados e apontam mudanças necessárias para reduzir os impactos ambientais locais. No que diz respeito às ações educativas implementadas, os estudantes vivenciaram novas experiências relacionadas às temáticas da Saúde Planetária. Eles compreenderam a centralidade da Amazônia para o planeta e como os impactos ambientais nesse bioma estão comprometendo o futuro da humanidade. Diante dos resultados, a pesquisa reforça a importância da integração de temáticas sobre Saúde Planetária na Educação Básica. Essa abordagem emerge como uma iniciativa promissora para promover o diálogo com o conhecimento e repensar práticas de mitigação e adaptação às crises ambientais. Destaca-se a relevância de considerar as diversas interconexões existentes entre educação, saúde e meio ambiente no desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.
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Esse enfoque considerou as interconexões entre educação, saúde e ambiente em escalas local e global. O público-alvo da pesquisa consistiu em professores e estudantes de uma escola ribeirinha no sul do Amazonas. Para a coleta de dados, foram empregadas metodologias distintas em cada capítulo, envolvendo pesquisa em bases bibliográficas, entrevistas com professores, elaboração de material educativo, aplicação de questionários e desenvolvimento de atividades educativas junto aos estudantes ribeirinhos. As análises de dados abrangeram técnicas como análise temática, análise de conteúdo no software NVivo 1.5 e a aplicação do teste exato de Fisher por meio da linguagem de programação R. Os resultados da pesquisa evidenciaram a incipiência de trabalhos sobre Saúde Planetária na Educação Básica. Destacaram-se, ainda, os principais problemas ambientais relacionados às ações antropogênicas na comunidade e na escola, conforme apontado pelos professores. Entre essas questões, destacam-se o descarte de lixo no rio, a extração mineral, a falta de saneamento básico e a predominância de alimentos ultraprocessados na merenda escolar. A identificação desses impactos possibilitou a elaboração de materiais educativos contextualizados para a Região Amazônica. A percepção dos estudantes em relação aos impactos socioambientais locais revelou um contexto marcado por desigualdades e iniquidades, padrões alimentares que comprometem a saúde, o uso de energia proveniente de fontes poluidoras, a utilização de água de poços na comunidade e a prática de queima de resíduos reciclados. No que diz respeito às mudanças climáticas, observou-se que os estudantes apresentaram dificuldades em conceituar com precisão o fenômeno, sendo também identificada uma lacuna na abordagem dessa temática na escola do campo. Observou-se, também, que os estudantes ribeirinhos se consideram parte integrante da natureza, sendo que mais da metade deles reconhece a relação entre os impactos ambientais e a saúde. Além disso, afirmam ter seus direitos assegurados e apontam mudanças necessárias para reduzir os impactos ambientais locais. No que diz respeito às ações educativas implementadas, os estudantes vivenciaram novas experiências relacionadas às temáticas da Saúde Planetária. Eles compreenderam a centralidade da Amazônia para o planeta e como os impactos ambientais nesse bioma estão comprometendo o futuro da humanidade. Diante dos resultados, a pesquisa reforça a importância da integração de temáticas sobre Saúde Planetária na Educação Básica. Essa abordagem emerge como uma iniciativa promissora para promover o diálogo com o conhecimento e repensar práticas de mitigação e adaptação às crises ambientais. Destaca-se a relevância de considerar as diversas interconexões existentes entre educação, saúde e meio ambiente no desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.Planetary Health is a transdisciplinary field that seeks to understand the compromising environmental impacts on the future of humanity and propose solutions to these issues. It is an area that needs to be integrated into all spheres of activity, with a particular emphasis on basic education. One of the geographical regions constantly under anthropogenic threats is the Amazon, a biome of great importance for the humanity that is heavily endangered, primarily due to deforestation, wildfires, improper land use, and mineral extraction. In light of this, the overall objective of the thesis was to address the integration of themes related to Planetary Health in a school situated in a rural area of the Brazilian Amazon, aiming to rethink practices for mitigating and adapting to environmental crises. This approach took into account the interconnections between education, health, and the environment on both local and global scales. The target audience for the research included teachers and students from a riverside school in the Southern Amazon region. For data collection, distinct methodologies were employed in each chapter, encompassing literature research, interviews with teachers, development of educational materials, administration of questionnaires, and implementation of educational activities with riverside students. Data analyses involved techniques such as thematic analysis, content analysis using the NVivo 1.5 software, and the application of the Fisher exact test through the R programming language. The research results highlighted the emerging nature of studies on Planetary Health in basic education. Moreover, the primary environmental issues related to anthropogenic actions in the community and school were emphasized, as indicated by the teachers. Among these issues, notable concerns included the disposal of waste in the river, mineral extraction, lack of basic sanitation, and the prevalence of ultra-processed foods in the school meals. The identification of these impacts facilitated the development of educational materials tailored to the Amazon region. The students' perception of local socio-environmental impacts revealed a context marked by inequalities and iniquities, dietary patterns compromising health, the use of energy from polluting sources, the use of well water in the community, and the practice of burning recycled waste. Regarding climate change, it was observed that students faced difficulties in precisely conceptualizing the phenomenon, and a gap in addressing this topic in the rural school was also identified. It was also observed that riverside students consider themselves an integral part of nature, with more than half of them recognizing the connection between environmental impacts and health. Additionally, they assert having their rights guaranteed and highlight necessary changes to reduce local environmental impacts. Regarding implemented educational initiatives, students experienced new insights related to Planetary Health themes. They understood the centrality of the Amazon for the planet and how environmental impacts in this biome are compromising the future of humanity. In light of these results, the research reinforces the importance of integrating themes related to Planetary Health in basic education. This approach emerges as a promising initiative to foster dialogue with knowledge and reconsider practices for mitigating and adapting to environmental crises. It emphasizes the significance of considering the various interconnections between education, health, and the environment in developing effective strategies to address contemporary environmental challenges.La Salud Planetaria es un campo transdisciplinario que busca comprender los impactos ambientales que comprometen el futuro de la humanidad y proponer soluciones a estos problemas. Se trata de un área que necesita ser incorporada a todos los ámbitos de actividad, destacando, entre ellos, la educación básica. Una de las regiones geográficas que sufre constantes ataques antropogénicos es la Amazonía, un bioma de gran importancia para la humanidad que se encuentra altamente amenazado, principalmente por la deforestación, los incendios, el uso inadecuado de la tierra y la extracción de minerales. Ante esto, el objetivo general de la tesis fue abordar la integración de temas relacionados con la Salud Planetaria en una escuela ubicada en el campo amazónico brasileño, con el objetivo de repensar prácticas de mitigación y adaptación a crisis ambientales. Este enfoque consideró las interconexiones entre educación, salud y medio ambiente a escalas local y global. El público objetivo de la investigación estuvo constituido por profesores y estudiantes de una escuela ribereña del sur del Estado del Amazonas. Para la recolección de datos, se utilizaron diferentes metodologías en cada capítulo, involucrando investigación en bases bibliográficas, entrevistas a docentes, elaboración de material educativo, aplicación de cuestionarios y desarrollo de actividades educativas con estudiantes ribereños. El análisis de datos abarcó técnicas como el análisis temático, el análisis de contenido en el software NVivo 1.5 y la aplicación de la prueba exacta de Fisher utilizando el lenguaje de programación R. Los resultados de la investigación demostraron la incipiente labor sobre Salud Planetaria en la educación básica. También fueron resaltados los principales problemas ambientales relacionados con las acciones antropogénicas en la comunidad y en la escuela, según señalaron los docentes, entre ellos, el echado de residuos en el río, la extracción de minerales, la falta de saneamiento básico y el predominio de alimentos ultraprocesados en las comidas escolares. La identificación de estos impactos permitió crear materiales educativos contextualizados para la región amazónica. La percepción de los estudiantes sobre los impactos socioambientales locales reveló un contexto marcado por desigualdades e inequidades, patrones alimentarios que comprometen la salud, el uso de energía de fuentes contaminantes, el uso de agua de pozos en la comunidad y la práctica de quemar residuos reciclados. Respecto al cambio climático, se observó que los estudiantes tuvieron dificultades para conceptualizar con precisión el fenómeno, y también se identificó una brecha en el abordaje de este tema en las escuelas rurales. También se observó que los estudiantes ribereños se consideran parte integral de la naturaleza, reconociendo más de la mitad de ellos la relación entre los impactos ambientales y la salud. Además, afirman tener garantizados sus derechos y señalan cambios necesarios para reducir los impactos ambientales locales. En cuanto a las acciones educativas implementadas, los estudiantes vivieron nuevas experiencias relacionadas con temas de Salud Planetaria. Entendieron la centralidad de la Amazonia para el planeta y cómo los impactos ambientales en este bioma están comprometiendo el futuro de la humanidad. Dados los resultados, la investigación refuerza la importancia de integrar temas de Salud Planetaria en la educación básica. Este enfoque surge como una iniciativa prometedora para promover el diálogo con el conocimiento y repensar las prácticas de mitigación y adaptación a las crisis ambientales. Se destaca la relevancia de considerar las diversas interconexiones entre educación, salud y medio ambiente en el desarrollo de estrategias efectivas para enfrentar los desafíos ambientales contemporáneos.application/pdfporEducação científicaEducação ambientalEducação básicaAmazôniaAmazonPlanetary healthEducationRiverside studentsSalud planetariaEducaciónEstudiantes ribereñosSaúde planetária : diálogos necessários para a educação científica em uma escola ribeirinha no sul do Amazonasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198170.pdf.txt001198170.pdf.txtExtracted Texttext/plain252024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274056/2/001198170.pdf.txtbaec0b98dd8a4fd77ee833698100cc24MD52ORIGINAL001198170.pdfTexto parcialapplication/pdf3000242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274056/1/001198170.pdf3613e48fb54124d232c73f0ba353e08bMD5110183/2740562024-03-23 05:00:37.129029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-23T08:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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