Quando a morte se torna objeto de estudo das enfermeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauer, Rodrigo D'Avila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243068
Resumo: Introdução: Esta dissertação trata da morte, aqui se escreve “coisas” sobre ela, como vem sendo construída, encarada e percebida por enfermeiras brasileiras que fizeram Mestrado e Doutorado. A morte tem sido atravessada por discursos geralmente motivadores de sofrimento, angústia e tristeza. Tais discursos permeiam a cultura e interpelam sujeitos, nesse caso as enfermeiras, produzindo saberes e verdades que determinam modos de fazer. Tais saberes produzem uma rede discursiva que faz parte da luta para impor significados que se cruzam, se reforçam e se compensam para produzir versões de verdade. Foram organizadas as seguintes questões para nortear o estudo: De que maneira têm sido produzidos os saberes sobre a morte e os cuidados no final de vida em teses e dissertações desenvolvidas por enfermeiras nos Programas de Pós-Graduação brasileiros? Quais discursos e condições de possibilidade permitem a construção desses saberes? Que enunciados são utilizados para construir um corpo de conhecimentos que oriente a ação das enfermeiras? Como tais “verdades” são produzidas, organizadas e disseminadas? Objetivos: Conhecer e analisar como os saberes sobre a morte e o final de vida são produzidos por enfermeiras nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Método: A pesquisa teve caráter qualitativo e descritivo. Foi organizado um corpus de análise a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando como descritores para busca os termos morte e enfermagem, resultando em 850 teses e dissertações do período de 1989 a 2020. Foi realizado o refinamento por assunto, sendo enfermagem resultando em 183 trabalhos e morte com 42 trabalhos, totalizando 225 trabalhos, estes foram separados por tema de interesse, através dos títulos, sendo eliminados aqueles que não tratavam da temática da morte no campo da enfermagem. Uma planilha no Google Planilhas® foi preenchida e organizada com os dados de identificação de cada trabalho e seu resumo, resultando em 57 teses e dissertações nesta etapa. Na sequência, foi realizada a leitura dos resumos e selecionados aqueles relacionados às questões de pesquisa, totalizando 39 trabalhos, sendo 6 teses e 33 dissertações, tais textos formaram o corpus da pesquisa. Os excertos foram selecionados dos capítulos de resultados, discussão e considerações finais, organizados também em Google Planilha®. O material foi analisado na perspectiva dos Estudos Culturais, inspirado na análise de discurso, segundo teorização foucaultiana, caracterizando uma metodologia pós-crítica. A abordagem foi realizada pelos conceitos de saber e poder e governamentalidade. Resultados: A análise foi pautada pelas condições de possibilidades de construção do conhecimento, sob o olhar de quem escreve, alicerçado em autores que estudam a temática. Foram percebidos períodos distintos que se entrecruzam, compondo processos descontínuos na construção do saber. Destacaram-se dois domínios que deram o tom à análise: 1) a assistência e as práticas de cuidado, e 2) o cuidado no final de vida: o impacto sobre os trabalhadores de enfermagem e sua formação. Considerações Finais: Observou-se que as estratégias de saber e poder são construídas pelas condições de possibilidades de cada época e pelo lugar de fala que ocupa cada sujeito, produzindo uma malha discursiva que produz sujeitos de certo tipo, neste caso, as enfermeiras. São profissionais com olhares multifacetados, sujeitadas e subjetivadas, que buscam apreender a temática e compreender a dimensão da morte, a partir dos conhecimentos produzidos nesta relação de poder e saber. São diversos os contornos desse tema e as possibilidades de compreender a morte ou, ainda, amenizar a angústia de sua espera e de seu acontecimento. Esse trabalho tem caráter reflexivo, podendo auxiliar na sensibilização do olhar para a morte e o final de vida, produzindo outros modos de cuidar e entender esse processo.
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Quais discursos e condições de possibilidade permitem a construção desses saberes? Que enunciados são utilizados para construir um corpo de conhecimentos que oriente a ação das enfermeiras? Como tais “verdades” são produzidas, organizadas e disseminadas? Objetivos: Conhecer e analisar como os saberes sobre a morte e o final de vida são produzidos por enfermeiras nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Método: A pesquisa teve caráter qualitativo e descritivo. Foi organizado um corpus de análise a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando como descritores para busca os termos morte e enfermagem, resultando em 850 teses e dissertações do período de 1989 a 2020. Foi realizado o refinamento por assunto, sendo enfermagem resultando em 183 trabalhos e morte com 42 trabalhos, totalizando 225 trabalhos, estes foram separados por tema de interesse, através dos títulos, sendo eliminados aqueles que não tratavam da temática da morte no campo da enfermagem. Uma planilha no Google Planilhas® foi preenchida e organizada com os dados de identificação de cada trabalho e seu resumo, resultando em 57 teses e dissertações nesta etapa. Na sequência, foi realizada a leitura dos resumos e selecionados aqueles relacionados às questões de pesquisa, totalizando 39 trabalhos, sendo 6 teses e 33 dissertações, tais textos formaram o corpus da pesquisa. Os excertos foram selecionados dos capítulos de resultados, discussão e considerações finais, organizados também em Google Planilha®. O material foi analisado na perspectiva dos Estudos Culturais, inspirado na análise de discurso, segundo teorização foucaultiana, caracterizando uma metodologia pós-crítica. A abordagem foi realizada pelos conceitos de saber e poder e governamentalidade. Resultados: A análise foi pautada pelas condições de possibilidades de construção do conhecimento, sob o olhar de quem escreve, alicerçado em autores que estudam a temática. Foram percebidos períodos distintos que se entrecruzam, compondo processos descontínuos na construção do saber. Destacaram-se dois domínios que deram o tom à análise: 1) a assistência e as práticas de cuidado, e 2) o cuidado no final de vida: o impacto sobre os trabalhadores de enfermagem e sua formação. Considerações Finais: Observou-se que as estratégias de saber e poder são construídas pelas condições de possibilidades de cada época e pelo lugar de fala que ocupa cada sujeito, produzindo uma malha discursiva que produz sujeitos de certo tipo, neste caso, as enfermeiras. São profissionais com olhares multifacetados, sujeitadas e subjetivadas, que buscam apreender a temática e compreender a dimensão da morte, a partir dos conhecimentos produzidos nesta relação de poder e saber. São diversos os contornos desse tema e as possibilidades de compreender a morte ou, ainda, amenizar a angústia de sua espera e de seu acontecimento. Esse trabalho tem caráter reflexivo, podendo auxiliar na sensibilização do olhar para a morte e o final de vida, produzindo outros modos de cuidar e entender esse processo.Introduction: This dissertation deals with death, here “things” are written about it, as it has been constructed, faced and perceived by Brazilian nurses who did Master's and Doctorate degrees. Death has been crossed by speeches that usually motivate suffering, anguish and sadness. Such discourses permeate the culture and challenge subjects, in this case nurses, producing knowledge and truths that determine ways of doing things. Such knowledge produces a discursive network that is part of the struggle to impose meanings that cross, reinforce and compensate each other to produce versions of truth. The following questions were organized to guide the study: How has knowledge about death and care at the end of life been produced in theses and dissertations developed by nurses in Brazilian Graduate Programs? What discourses and conditions of possibility allow the construction of this knowledge? What statements are used to build a body of knowledge that guides nurses' actions? How are such “truths” produced, organized and disseminated? Objectives: To know and analyze how knowledge about death and the end of life is produced by nurses in stricto sensu Brazilian Graduate Programs. Method: The research was qualitative and descriptive. An analysis corpus was organized from the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), using the terms death and nursing as descriptors for searching, resulting in 850 theses and dissertations from 1989 to 2020. Refinement by subject was performed, being nursing resulting in 183 works and death with 42 works, totaling 225 works, these were separated by topic of interest, through titles, eliminating those that did not deal with the theme of death in the field of nursing. A spreadsheet in Google Sheets® was filled and organized with the identification data of each work and its abstract, resulting in 57 theses and dissertations in this step. Afterwards, the abstracts were read and those related to the research questions were selected, totaling 39 works, with 6 theses and 33 dissertations, such texts forming the research corpus. The excerpts were selected from the results, discussion and final considerations chapters, also organized in Google Spreadsheet®. The material was analyzed from the perspective of Cultural Studies, inspired by discourse analysis, according to Foucault's theory, featuring a post-critical methodology. The approach was carried out by the concepts of knowledge and power and governmentality. Results: The analysis was guided by the conditions of possibilities of knowledge construction, from the perspective of those who write, based on authors who study the theme. Different intertwined periods were perceived, composing discontinuous processes in the construction of knowledge. Two domains that set the tone for the analysis were highlighted: 1) assistance and care practices, and 2) care at the end of life: the impact on nursing workers and their training. Final Considerations: It was observed that the knowledge and power strategies are built by the conditions of possibilities of each time and by the place of speech that each subject occupies, producing a discursive mesh that produces subjects of a certain type, in this case, the nurses. They are professionals with multifaceted views, subjected and subjectivated, who seek to grasp the theme and understand the dimension of death, based on the knowledge produced in this relationship of power and knowledge. The contours of this theme and the possibilities of understanding death are diverse, or even alleviate the anguish of its waiting and event. This work has a reflexive character and can help to raise awareness of the look at death and the end of life, producing other ways of caring for and understanding this process.application/pdfporMorteEstratégiaEnfermeirasDiscursoDeathStrategyKnowledgeNursesQuando a morte se torna objeto de estudo das enfermeirasWhen death becomes an object of study for nurses info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141972.pdf.txt001141972.pdf.txtExtracted Texttext/plain248893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243068/2/001141972.pdf.txt6e84ce517c2f833b66173dc51fb30891MD52ORIGINAL001141972.pdfTexto completoapplication/pdf1291706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243068/1/001141972.pdf47d30c8c6448b58eca6c5c99b8bec49cMD5110183/2430682022-07-17 04:53:18.105842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-17T07:53:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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