O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28175 |
Resumo: | Neste projeto, utilizamos algumas tecnologias da informação e comunicação para desenvolver uma estratégia de ensino de Física para o Ensino Médio abordando o tópico da cinemática. A estratégia contou com a utilização de aulas e testes virtuais e também com atividades de modelagem computacional com o programa Modellus. Todas as atividades foram aplicadas no laboratório de informática e mediadas pelo computador. Esta estratégia foi aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de Taquara, RS, entre os meses de março e maio, do ano letivo de 2009, e contou com uma carga horária de 22 horas – aula. O projeto teve como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, que diz que a conceitualização é o centro do desenvolvimento cognitivo. Todo o material desenvolvido foi colocado em forma de um hipertexto que está disponível na internet de modo que outros professores façam uso destes recursos. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como estas, permitem um aprendizado mais eficaz, visto que o contato e a interação dos alunos com o objeto de estudo e com as ferramentas educacionais é muito maior quando comparado com as metodologias tradicionais, por isso esta estratégia apresenta um grande potencial como recurso educacional para o ensino de Física. |
id |
URGS_24d64efab4b4bea8063bb32b53539233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28175 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Andrade, Marcelo Esteves deCunha, Silvio Luiz Souza2011-03-22T05:59:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/28175000767677Neste projeto, utilizamos algumas tecnologias da informação e comunicação para desenvolver uma estratégia de ensino de Física para o Ensino Médio abordando o tópico da cinemática. A estratégia contou com a utilização de aulas e testes virtuais e também com atividades de modelagem computacional com o programa Modellus. Todas as atividades foram aplicadas no laboratório de informática e mediadas pelo computador. Esta estratégia foi aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de Taquara, RS, entre os meses de março e maio, do ano letivo de 2009, e contou com uma carga horária de 22 horas – aula. O projeto teve como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, que diz que a conceitualização é o centro do desenvolvimento cognitivo. Todo o material desenvolvido foi colocado em forma de um hipertexto que está disponível na internet de modo que outros professores façam uso destes recursos. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como estas, permitem um aprendizado mais eficaz, visto que o contato e a interação dos alunos com o objeto de estudo e com as ferramentas educacionais é muito maior quando comparado com as metodologias tradicionais, por isso esta estratégia apresenta um grande potencial como recurso educacional para o ensino de Física.In this project, we use some of the new technologies of information and communication to develop a strategy for teaching physics to high school addressing the topic of kinematics. The strategy included the use of virtual classes and tests and also with activities of computer modeling with the program Modellus. All activities were computer-mediated implemented in the computer lab. This strategy was applied to two groups: the first year of high school of the Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, located in the city of Taquara RS between March and May of the academic year 2009, and had a workload of 22 hours - in class. The project is theoretical based on the Theory of Conceptual Fields by Gerard Vergnaud, which says that the conceptualization is the center of cognitive development. All the material developed was placed in the form of a hypertext that is available on the Internet so that other teachers can make use of these resources. Through observations made during the implementation of this proposal, we saw that a strategy based on the use of technologies like these, allow a more effective learning, as the contact and interaction of students with the object of study and educational tools is greater when compared with traditional methods, so this strategy has great potential as an educational resource for the teaching of physics.application/pdfporModelagem computacionalCinemáticaSoftware educacionalEnsino de físicaEnsino médioTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Computer modelingModellusKinematicsConceptual fieldsO uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767677.pdf000767677.pdfTexto completoapplication/pdf3021253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/1/000767677.pdf88b649d1ab1ad7f586816785419a0a6eMD51TEXT000767677.pdf.txt000767677.pdf.txtExtracted Texttext/plain134314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/2/000767677.pdf.txt740ecfe86bdde2ac49171e4054e876a5MD52THUMBNAIL000767677.pdf.jpg000767677.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/3/000767677.pdf.jpg24dba790d95eea67ed7e0bbd80166952MD5310183/281752018-10-11 08:56:24.235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:56:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional |
title |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional |
spellingShingle |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional Andrade, Marcelo Esteves de Modelagem computacional Cinemática Software educacional Ensino de física Ensino médio Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Computer modeling Modellus Kinematics Conceptual fields |
title_short |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional |
title_full |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional |
title_fullStr |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional |
title_full_unstemmed |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional |
title_sort |
O uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física : uma abordagem através da modelagem computacional |
author |
Andrade, Marcelo Esteves de |
author_facet |
Andrade, Marcelo Esteves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Marcelo Esteves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Silvio Luiz Souza |
contributor_str_mv |
Cunha, Silvio Luiz Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem computacional Cinemática Software educacional Ensino de física Ensino médio Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Modelagem computacional Cinemática Software educacional Ensino de física Ensino médio Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Computer modeling Modellus Kinematics Conceptual fields |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer modeling Modellus Kinematics Conceptual fields |
description |
Neste projeto, utilizamos algumas tecnologias da informação e comunicação para desenvolver uma estratégia de ensino de Física para o Ensino Médio abordando o tópico da cinemática. A estratégia contou com a utilização de aulas e testes virtuais e também com atividades de modelagem computacional com o programa Modellus. Todas as atividades foram aplicadas no laboratório de informática e mediadas pelo computador. Esta estratégia foi aplicada em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de Taquara, RS, entre os meses de março e maio, do ano letivo de 2009, e contou com uma carga horária de 22 horas – aula. O projeto teve como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, que diz que a conceitualização é o centro do desenvolvimento cognitivo. Todo o material desenvolvido foi colocado em forma de um hipertexto que está disponível na internet de modo que outros professores façam uso destes recursos. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como estas, permitem um aprendizado mais eficaz, visto que o contato e a interação dos alunos com o objeto de estudo e com as ferramentas educacionais é muito maior quando comparado com as metodologias tradicionais, por isso esta estratégia apresenta um grande potencial como recurso educacional para o ensino de Física. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-22T05:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28175 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767677 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28175 |
identifier_str_mv |
000767677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/1/000767677.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/2/000767677.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28175/3/000767677.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88b649d1ab1ad7f586816785419a0a6e 740ecfe86bdde2ac49171e4054e876a5 24dba790d95eea67ed7e0bbd80166952 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085193826959360 |