Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262648 |
Resumo: | A pesquisa busca compreender a organização (representação e recuperação) da informação audiovisual através da categorização de filmes de terror em serviços Video on Demand (VOD), indicando as características e desafios presentes na representação da informação de filmes. Objetiva-se avaliar a categorização de filmes de terror em três serviços VOD: Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Apresentando a informação presente em filmes através do conceito de gênero cinematográfico, discutem-se algumas visões dentro da pesquisa de cinema sobre gêneros cinematográficos e a sua importância. Realiza-se um breve levantamento histórico do gênero terror, indicando suas principais particularidades e se resgatam as características presentes na literatura em Ciência da Informação sobre indexação e indexação de filmes. Também situa a indexação social como uma ferramenta de auxílio ao indexador e ao processo de representação da informação fílmica, estabelecendo sua abordagem metodológica a partir de uma perspectiva qualitativa, exploratória e documental. Os procedimentos metodológicos dividem-se em duas fases: a primeira consiste em uma análise do terror enquanto gênero cinematográfico e os seus possíveis subgêneros associados, elaborando conceitos e categorias norteadoras que expressem as suas características principais; a segunda, consiste em avaliar a categorização existente nos três serviços VOD selecionados: Amazon Prime Video, Netflix e Globoplay a partir de trinta filmes selecionados (dez de cada serviço). Os filmes foram vistos pelo autor e os dados relacionados a descrição do conteúdo de cada filme foram coletados das três plataformas. Além da coleta nas plataformas, foram construídos mapas conceituais para cada filme, utilizando uma atribuição baseada em indexação social para a criação de termos descritores baseados na percepção do espectador-autor. Os termos coletados nas plataformas foram comparados às categorias obtidas pelo domínio, enquanto testes de recuperação foram realizados a partir dos termos obtidos nos mapas conceituais. Ao final, concluiu-se que a Netflix oferece um desempenho maior em relação aos concorrentes, seja na comparação com o domínio, como nos testes de recuperação, quanto na recuperação de filmes através dos termos obtidos nos mapas conceituais – e essa diferença pode ocorrer pela preocupação da Netflix em oferecer uma experiência baseada na percepção do espectador. Por fim, indica-se que é possível caracterizar a organização de filmes em VOD, mas são necessárias outras análises, como o uso das emoções na construção dessas categorias. |
id |
URGS_263c7f854df16f800323d3e068e441a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262648 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Batista, Rafael Rodrigo do CarmoBarros, Thiago Henrique Bragato2023-07-27T03:39:43Z2022http://hdl.handle.net/10183/262648001174395A pesquisa busca compreender a organização (representação e recuperação) da informação audiovisual através da categorização de filmes de terror em serviços Video on Demand (VOD), indicando as características e desafios presentes na representação da informação de filmes. Objetiva-se avaliar a categorização de filmes de terror em três serviços VOD: Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Apresentando a informação presente em filmes através do conceito de gênero cinematográfico, discutem-se algumas visões dentro da pesquisa de cinema sobre gêneros cinematográficos e a sua importância. Realiza-se um breve levantamento histórico do gênero terror, indicando suas principais particularidades e se resgatam as características presentes na literatura em Ciência da Informação sobre indexação e indexação de filmes. Também situa a indexação social como uma ferramenta de auxílio ao indexador e ao processo de representação da informação fílmica, estabelecendo sua abordagem metodológica a partir de uma perspectiva qualitativa, exploratória e documental. Os procedimentos metodológicos dividem-se em duas fases: a primeira consiste em uma análise do terror enquanto gênero cinematográfico e os seus possíveis subgêneros associados, elaborando conceitos e categorias norteadoras que expressem as suas características principais; a segunda, consiste em avaliar a categorização existente nos três serviços VOD selecionados: Amazon Prime Video, Netflix e Globoplay a partir de trinta filmes selecionados (dez de cada serviço). Os filmes foram vistos pelo autor e os dados relacionados a descrição do conteúdo de cada filme foram coletados das três plataformas. Além da coleta nas plataformas, foram construídos mapas conceituais para cada filme, utilizando uma atribuição baseada em indexação social para a criação de termos descritores baseados na percepção do espectador-autor. Os termos coletados nas plataformas foram comparados às categorias obtidas pelo domínio, enquanto testes de recuperação foram realizados a partir dos termos obtidos nos mapas conceituais. Ao final, concluiu-se que a Netflix oferece um desempenho maior em relação aos concorrentes, seja na comparação com o domínio, como nos testes de recuperação, quanto na recuperação de filmes através dos termos obtidos nos mapas conceituais – e essa diferença pode ocorrer pela preocupação da Netflix em oferecer uma experiência baseada na percepção do espectador. Por fim, indica-se que é possível caracterizar a organização de filmes em VOD, mas são necessárias outras análises, como o uso das emoções na construção dessas categorias.We work with audiovisual information through the categorization of horror movies in Video on Demand (VOD) services. Indicating characteristics and challenges presented in the representation of movies. We evaluate categorization of horror movies in three VOD services: Netflix, Amazon Video and Globoplay. We present concepts and subjects of movie genres. Discusses views of movie research on movie genres and their importance. Also, carries out a historical survey of the horror genre, indicating its main particularities and present the characteristics related to Information Science literature on movie indexing. Situating social tagging as a tool to help the indexer in the process of representing movie information. It establishes its methodological approach from a qualitative, exploratory, and documentary perspective. It divides the methodological procedures into two phases: the first consists of an analysis of terror as a cinematographic genre and its possible associated subgenres, elaborating concepts and guiding categories that express its main characteristics. The second phase consists of evaluating the existing categorization in the three selected VOD services: Amazon Prime Video, Netflix and Globoplay from 30 selected movies (10 from each service). The movies were watched, and data related to the description of the content of each movie were collected from the three platforms. In addition to collecting on the platforms, conceptual maps were built for each movie, using an attribution based on social indexing to create descriptors based on the perception of the viewer-author. The terms collected on the platforms were compared to the categories obtained by the domain, while retrieval tests were performed based on the terms obtained in the concept maps. In the end, it concluded that Netflix offers better performance compared to competitors, whether in comparison with the domain as in the recovery tests or in the recovery of movies through the terms obtained by the domain, while retrieval tests were performed based on the terms obtained in the concept maps. In the end, it concluded that Netflix offers better performance compared to competitors, whether in comparison with the domain as in the recovery tests or in the recovery of movies through the terms obtained in the concept maps Alsom diagnoses that this difference may be due to Netflix's concern to offer an experience based on the viewer's perception. Finally, it indicates that it is possible to characterize the organization of movies in VOD, but other analyses are necessary, such as the use of emotions in the construction of these categories.application/pdfporRepresentação da informaçãoFilme de terrorMovieMovie genreCategorizationIndexingInformation representationIndexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174395.pdf.txt001174395.pdf.txtExtracted Texttext/plain179125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262648/2/001174395.pdf.txte8a6d7f0e120909514e700b25e432460MD52ORIGINAL001174395.pdfTexto completoapplication/pdf1942423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262648/1/001174395.pdf11bb930bd815a56b066d9ae2a9a29673MD5110183/2626482023-07-28 03:35:19.268016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-28T06:35:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand |
title |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand |
spellingShingle |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand Batista, Rafael Rodrigo do Carmo Representação da informação Filme de terror Movie Movie genre Categorization Indexing Information representation |
title_short |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand |
title_full |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand |
title_fullStr |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand |
title_full_unstemmed |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand |
title_sort |
Indexação e gêneros cinematográficos : análise da categorização de filmes de terror em plataformas de vídeo on demand |
author |
Batista, Rafael Rodrigo do Carmo |
author_facet |
Batista, Rafael Rodrigo do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Rafael Rodrigo do Carmo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Thiago Henrique Bragato |
contributor_str_mv |
Barros, Thiago Henrique Bragato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação da informação Filme de terror |
topic |
Representação da informação Filme de terror Movie Movie genre Categorization Indexing Information representation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Movie Movie genre Categorization Indexing Information representation |
description |
A pesquisa busca compreender a organização (representação e recuperação) da informação audiovisual através da categorização de filmes de terror em serviços Video on Demand (VOD), indicando as características e desafios presentes na representação da informação de filmes. Objetiva-se avaliar a categorização de filmes de terror em três serviços VOD: Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Apresentando a informação presente em filmes através do conceito de gênero cinematográfico, discutem-se algumas visões dentro da pesquisa de cinema sobre gêneros cinematográficos e a sua importância. Realiza-se um breve levantamento histórico do gênero terror, indicando suas principais particularidades e se resgatam as características presentes na literatura em Ciência da Informação sobre indexação e indexação de filmes. Também situa a indexação social como uma ferramenta de auxílio ao indexador e ao processo de representação da informação fílmica, estabelecendo sua abordagem metodológica a partir de uma perspectiva qualitativa, exploratória e documental. Os procedimentos metodológicos dividem-se em duas fases: a primeira consiste em uma análise do terror enquanto gênero cinematográfico e os seus possíveis subgêneros associados, elaborando conceitos e categorias norteadoras que expressem as suas características principais; a segunda, consiste em avaliar a categorização existente nos três serviços VOD selecionados: Amazon Prime Video, Netflix e Globoplay a partir de trinta filmes selecionados (dez de cada serviço). Os filmes foram vistos pelo autor e os dados relacionados a descrição do conteúdo de cada filme foram coletados das três plataformas. Além da coleta nas plataformas, foram construídos mapas conceituais para cada filme, utilizando uma atribuição baseada em indexação social para a criação de termos descritores baseados na percepção do espectador-autor. Os termos coletados nas plataformas foram comparados às categorias obtidas pelo domínio, enquanto testes de recuperação foram realizados a partir dos termos obtidos nos mapas conceituais. Ao final, concluiu-se que a Netflix oferece um desempenho maior em relação aos concorrentes, seja na comparação com o domínio, como nos testes de recuperação, quanto na recuperação de filmes através dos termos obtidos nos mapas conceituais – e essa diferença pode ocorrer pela preocupação da Netflix em oferecer uma experiência baseada na percepção do espectador. Por fim, indica-se que é possível caracterizar a organização de filmes em VOD, mas são necessárias outras análises, como o uso das emoções na construção dessas categorias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-27T03:39:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262648 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262648 |
identifier_str_mv |
001174395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262648/2/001174395.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262648/1/001174395.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8a6d7f0e120909514e700b25e432460 11bb930bd815a56b066d9ae2a9a29673 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085623730536448 |