Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159122 |
Resumo: | A finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação. |
id |
URGS_26c6d03e0f0b58508ef8e883301fe0bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159122 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Puchalski, Francine BystronskiSanseverino, Antônio Marcos Vieira2017-06-06T02:27:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/159122001023076A finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação.The aim of this thesis is to understand how novels directed to teenagers and works presented by the school contribute to the reading formation of the young people. For this purpose, the reflection was elaborated in four steps. The first part analyzes the role of literature in Ancient Greece, relating it to the present time. In this direction, challenges of literature in contemporary times are addressed. Afterwards, the study approaches the phase of adolescence and the importance of young adult literature for such period of life. Then, it is sought to perceive the literary education as a process that involves the dialogue between young adult literature and Brazilian canonical literature. Finally, the last section proposes an overview on the challenges of literature in Brazilian high school. In order to promote intertextual dialogue in this context, an analysis of the works Hunger Games (2008) by Suzanne Collins and Senhora (1874) by José de Alencar is made, based on the theme of the heroine's journey. The approach of this last part seeks to exemplify, through two specific novels, the theoretical reflections developed throughout the thesis.application/pdfporLiteratura brasileiraLiteratura juvenilLiteratura e EducaçãoFormação de leitoresAdolescênciaCânone literário : BrasilLiteratureNovelAdolescenceReaders formationLiterary educationLiteratura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023076.pdf001023076.pdfTexto completoapplication/pdf1136544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/1/001023076.pdf0ccaf80e0f14add7347e9c66597c6bcbMD51TEXT001023076.pdf.txt001023076.pdf.txtExtracted Texttext/plain314100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/2/001023076.pdf.txt00d678f1d6718da69a08fe3e6c359f3eMD52THUMBNAIL001023076.pdf.jpg001023076.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/3/001023076.pdf.jpgb2681f2a4e7607c0c1314c9defc5495aMD5310183/1591222018-10-22 07:53:19.556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:53:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente |
title |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente |
spellingShingle |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente Puchalski, Francine Bystronski Literatura brasileira Literatura juvenil Literatura e Educação Formação de leitores Adolescência Cânone literário : Brasil Literature Novel Adolescence Readers formation Literary education |
title_short |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente |
title_full |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente |
title_fullStr |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente |
title_full_unstemmed |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente |
title_sort |
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente |
author |
Puchalski, Francine Bystronski |
author_facet |
Puchalski, Francine Bystronski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puchalski, Francine Bystronski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
contributor_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira Literatura juvenil Literatura e Educação Formação de leitores Adolescência Cânone literário : Brasil |
topic |
Literatura brasileira Literatura juvenil Literatura e Educação Formação de leitores Adolescência Cânone literário : Brasil Literature Novel Adolescence Readers formation Literary education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literature Novel Adolescence Readers formation Literary education |
description |
A finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-06T02:27:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159122 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001023076 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159122 |
identifier_str_mv |
001023076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/1/001023076.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/2/001023076.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/3/001023076.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ccaf80e0f14add7347e9c66597c6bcb 00d678f1d6718da69a08fe3e6c359f3e b2681f2a4e7607c0c1314c9defc5495a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309107115163648 |