Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puchalski, Francine Bystronski
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159122
Resumo: A finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação.
id URGS_26c6d03e0f0b58508ef8e883301fe0bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159122
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Puchalski, Francine BystronskiSanseverino, Antônio Marcos Vieira2017-06-06T02:27:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/159122001023076A finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação.The aim of this thesis is to understand how novels directed to teenagers and works presented by the school contribute to the reading formation of the young people. For this purpose, the reflection was elaborated in four steps. The first part analyzes the role of literature in Ancient Greece, relating it to the present time. In this direction, challenges of literature in contemporary times are addressed. Afterwards, the study approaches the phase of adolescence and the importance of young adult literature for such period of life. Then, it is sought to perceive the literary education as a process that involves the dialogue between young adult literature and Brazilian canonical literature. Finally, the last section proposes an overview on the challenges of literature in Brazilian high school. In order to promote intertextual dialogue in this context, an analysis of the works Hunger Games (2008) by Suzanne Collins and Senhora (1874) by José de Alencar is made, based on the theme of the heroine's journey. The approach of this last part seeks to exemplify, through two specific novels, the theoretical reflections developed throughout the thesis.application/pdfporLiteratura brasileiraLiteratura juvenilLiteratura e EducaçãoFormação de leitoresAdolescênciaCânone literário : BrasilLiteratureNovelAdolescenceReaders formationLiterary educationLiteratura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023076.pdf001023076.pdfTexto completoapplication/pdf1136544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/1/001023076.pdf0ccaf80e0f14add7347e9c66597c6bcbMD51TEXT001023076.pdf.txt001023076.pdf.txtExtracted Texttext/plain314100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/2/001023076.pdf.txt00d678f1d6718da69a08fe3e6c359f3eMD52THUMBNAIL001023076.pdf.jpg001023076.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/3/001023076.pdf.jpgb2681f2a4e7607c0c1314c9defc5495aMD5310183/1591222018-10-22 07:53:19.556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:53:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
title Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
spellingShingle Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
Puchalski, Francine Bystronski
Literatura brasileira
Literatura juvenil
Literatura e Educação
Formação de leitores
Adolescência
Cânone literário : Brasil
Literature
Novel
Adolescence
Readers formation
Literary education
title_short Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
title_full Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
title_fullStr Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
title_full_unstemmed Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
title_sort Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
author Puchalski, Francine Bystronski
author_facet Puchalski, Francine Bystronski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puchalski, Francine Bystronski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
contributor_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Literatura juvenil
Literatura e Educação
Formação de leitores
Adolescência
Cânone literário : Brasil
topic Literatura brasileira
Literatura juvenil
Literatura e Educação
Formação de leitores
Adolescência
Cânone literário : Brasil
Literature
Novel
Adolescence
Readers formation
Literary education
dc.subject.eng.fl_str_mv Literature
Novel
Adolescence
Readers formation
Literary education
description A finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T02:27:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159122
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001023076
url http://hdl.handle.net/10183/159122
identifier_str_mv 001023076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/1/001023076.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/2/001023076.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159122/3/001023076.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ccaf80e0f14add7347e9c66597c6bcb
00d678f1d6718da69a08fe3e6c359f3e
b2681f2a4e7607c0c1314c9defc5495a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309107115163648