O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karen Menger da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5580
Resumo: Este trabalho versa sobre o processo de desenvolvimento de produtos, que pode ser definido como a transformação de uma idéia (uma oportunidade de negócios) em um produto acabado, pronto para ser vendido. Este processo é desdobrado em uma série de atividades e visa combinar as necessidades do mercado, ou seja, do cliente, com as capacidades e possibilidades tecnológicas da empresa. O desafio na gestão do processo de desenvolvimento de produtos consiste na integração das atividades, requisitos e competência s necessárias para melhorar a eficiência do processo como um todo. Para explicar a operacionalização da gestão integrada, realizou-se um estudo de múltiplos casos onde foram analisadas três empresas fornecedoras first tier da Cadeia Automotiva do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram descritos o mix de projetos e as etapas do processo de desenvolvimento de produtos. Foi analisada, em cada empresa, a composição, a operação e a coordenação das equipes de desenvolvimento, os meios de comunicação utilizados e a participação de clientes e fornecedores durante o processo de desenvolvimento de produtos. A principal conclusão é que a gestão integrada é viabilizada pela cultura organizacional e pelos meios de comunicação. Foram exploradas, também, as contribuições externas que podem ser dadas por clientes, fornecedores e outras organizações, sendo constatado o efetivo envolvimento desses parceiros externos. No entanto, a integração entre os agentes internos e externos requer organização para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos.
id URGS_284ca96542c0c4b042828ff1004cef03
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5580
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Karen Menger daZawislak, Paulo Antonio2007-06-06T18:48:23Z2004http://hdl.handle.net/10183/5580000428175Este trabalho versa sobre o processo de desenvolvimento de produtos, que pode ser definido como a transformação de uma idéia (uma oportunidade de negócios) em um produto acabado, pronto para ser vendido. Este processo é desdobrado em uma série de atividades e visa combinar as necessidades do mercado, ou seja, do cliente, com as capacidades e possibilidades tecnológicas da empresa. O desafio na gestão do processo de desenvolvimento de produtos consiste na integração das atividades, requisitos e competência s necessárias para melhorar a eficiência do processo como um todo. Para explicar a operacionalização da gestão integrada, realizou-se um estudo de múltiplos casos onde foram analisadas três empresas fornecedoras first tier da Cadeia Automotiva do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram descritos o mix de projetos e as etapas do processo de desenvolvimento de produtos. Foi analisada, em cada empresa, a composição, a operação e a coordenação das equipes de desenvolvimento, os meios de comunicação utilizados e a participação de clientes e fornecedores durante o processo de desenvolvimento de produtos. A principal conclusão é que a gestão integrada é viabilizada pela cultura organizacional e pelos meios de comunicação. Foram exploradas, também, as contribuições externas que podem ser dadas por clientes, fornecedores e outras organizações, sendo constatado o efetivo envolvimento desses parceiros externos. No entanto, a integração entre os agentes internos e externos requer organização para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos.application/pdfporAdministração da produçãoDesenvolvimento de produtoGestão da inovaçãoCadeia automotivaO processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000428175.pdf000428175.pdfTexto completoapplication/pdf647164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5580/1/000428175.pdff2a22c66cab3955f8e464834820a3a31MD51TEXT000428175.pdf.txt000428175.pdf.txtExtracted Texttext/plain274039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5580/2/000428175.pdf.txta456786311510864d313e0ad5baf2690MD52THUMBNAIL000428175.pdf.jpg000428175.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5580/3/000428175.pdf.jpgb6e8ff84ff5838ff009ef2cc7b903c81MD5310183/55802018-10-08 08:56:45.031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:56:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
title O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
spellingShingle O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
Silva, Karen Menger da
Administração da produção
Desenvolvimento de produto
Gestão da inovação
Cadeia automotiva
title_short O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
title_full O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
title_fullStr O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
title_sort O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
author Silva, Karen Menger da
author_facet Silva, Karen Menger da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karen Menger da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
contributor_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da produção
Desenvolvimento de produto
Gestão da inovação
Cadeia automotiva
topic Administração da produção
Desenvolvimento de produto
Gestão da inovação
Cadeia automotiva
description Este trabalho versa sobre o processo de desenvolvimento de produtos, que pode ser definido como a transformação de uma idéia (uma oportunidade de negócios) em um produto acabado, pronto para ser vendido. Este processo é desdobrado em uma série de atividades e visa combinar as necessidades do mercado, ou seja, do cliente, com as capacidades e possibilidades tecnológicas da empresa. O desafio na gestão do processo de desenvolvimento de produtos consiste na integração das atividades, requisitos e competência s necessárias para melhorar a eficiência do processo como um todo. Para explicar a operacionalização da gestão integrada, realizou-se um estudo de múltiplos casos onde foram analisadas três empresas fornecedoras first tier da Cadeia Automotiva do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram descritos o mix de projetos e as etapas do processo de desenvolvimento de produtos. Foi analisada, em cada empresa, a composição, a operação e a coordenação das equipes de desenvolvimento, os meios de comunicação utilizados e a participação de clientes e fornecedores durante o processo de desenvolvimento de produtos. A principal conclusão é que a gestão integrada é viabilizada pela cultura organizacional e pelos meios de comunicação. Foram exploradas, também, as contribuições externas que podem ser dadas por clientes, fornecedores e outras organizações, sendo constatado o efetivo envolvimento desses parceiros externos. No entanto, a integração entre os agentes internos e externos requer organização para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5580
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000428175
url http://hdl.handle.net/10183/5580
identifier_str_mv 000428175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5580/1/000428175.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5580/2/000428175.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5580/3/000428175.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2a22c66cab3955f8e464834820a3a31
a456786311510864d313e0ad5baf2690
b6e8ff84ff5838ff009ef2cc7b903c81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308930015920128