Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente de Ávila Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35088
Resumo: Partindo de uma análise sobre o programa de incentivo fiscal Inovar Auto e particularidades da cadeia automotiva brasileira, o presente trabalho concentra-se na modelagem de um sistema de leitura e correção de políticas públicas, motivado pela necessidade da incorporação de mecanismos de aprendizagem na formulação dos parâmetros propostos pelo governo, para aproximar os resultados obtidos aos objetivos esperados durante a elaboração de cada política. A discussão parte da análise das disposições e efeitos do programa Inovar Auto, cuja missão é promover melhora da qualidade de veículos produzidos no Brasil a partir de tecnologias nacionais. Tal análise é feita através do delineamento do impacto do programa em uma montadora de automóveis, medido através de um questionário sobre mudanças percebidas pelos funcionários, que é utilizado como base para um sistema de aprendizagens e avaliação de parâmetros qualitativos a partir dos efeitos observados. A discussão apresentada na versão corrente da pesquisa é pautada pela avaliação de parâmetros de design de políticas públicas, contrastados com as disposições do programa Inovar Auto para mensurar as fraquezas e potencialidades inerentes de seu design. De posse de um entendimento suficiente da estratégia de geração de programas e do sistema a ser controlado, a discussão concentra-se na modelagem de um diagrama de blocos para controle e otimização das políticas que incidem sobre a cadeia automotiva, utilizando lógica proveniente da engenharia de controle em sistemas físicos para uma proposta de melhoria de um sistema político. O modelo é comparado às métricas atualmente adotadas pelo governo, revelando inconsistências entre objetivos e metas utilizadas na formulação do programa Inovar Auto, que de acordo com a análise tem maior potencial de benefício para empresas que reduzam sua capacidade de inovação, deixando empresas que tenham adotado medidas de promoção de inovação em segundo plano.
id UFMG_be09fcb734466ae5fbcdf1f3ee8fbe32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35088
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ulisses Pereira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4948996070053567Márcia Siqueira RapiniGislaine Aparecida da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3399210415385094Clemente de Ávila Silveira2021-03-01T15:55:48Z2021-03-01T15:55:48Z2018-08-10http://hdl.handle.net/1843/35088Partindo de uma análise sobre o programa de incentivo fiscal Inovar Auto e particularidades da cadeia automotiva brasileira, o presente trabalho concentra-se na modelagem de um sistema de leitura e correção de políticas públicas, motivado pela necessidade da incorporação de mecanismos de aprendizagem na formulação dos parâmetros propostos pelo governo, para aproximar os resultados obtidos aos objetivos esperados durante a elaboração de cada política. A discussão parte da análise das disposições e efeitos do programa Inovar Auto, cuja missão é promover melhora da qualidade de veículos produzidos no Brasil a partir de tecnologias nacionais. Tal análise é feita através do delineamento do impacto do programa em uma montadora de automóveis, medido através de um questionário sobre mudanças percebidas pelos funcionários, que é utilizado como base para um sistema de aprendizagens e avaliação de parâmetros qualitativos a partir dos efeitos observados. A discussão apresentada na versão corrente da pesquisa é pautada pela avaliação de parâmetros de design de políticas públicas, contrastados com as disposições do programa Inovar Auto para mensurar as fraquezas e potencialidades inerentes de seu design. De posse de um entendimento suficiente da estratégia de geração de programas e do sistema a ser controlado, a discussão concentra-se na modelagem de um diagrama de blocos para controle e otimização das políticas que incidem sobre a cadeia automotiva, utilizando lógica proveniente da engenharia de controle em sistemas físicos para uma proposta de melhoria de um sistema político. O modelo é comparado às métricas atualmente adotadas pelo governo, revelando inconsistências entre objetivos e metas utilizadas na formulação do programa Inovar Auto, que de acordo com a análise tem maior potencial de benefício para empresas que reduzam sua capacidade de inovação, deixando empresas que tenham adotado medidas de promoção de inovação em segundo plano.Based on an analysis of the brazilian fiscal incentive program Inovar Auto and the particularities of the brazilian automotive chain, the present work is concentrated on the modeling of a public policies reader and corrector system, moved by the need to incorporate learning mechanisms on the government policies and parameters formulation method, to approximate final results to the results expected during the preparation phase. The discussion is based on the analysis of the Inovar Auto general provisions and effects, whose mission is to provide better vehicles to the brazilian market, developed with national technology. This analysis delimitates the program’s impact on an assembler installed nationally, measuring the program effects through a questionnaire about changes perceived by the employees, whose basis is used as parameters for an evaluation and learning system, designed based on the observed changes. The discussion presented on this current version of the research is supported by the evaluation of policy making design options, contrasted with the Inovar Auto dispositions to measure the program’s inherent strengths and weakness. With a sufficient understanding of policies generation strategies and the system to be controlled, the discussion focuses on the modeling of a block diagram, designed to provide control and optimization strategies of the brazilian automotive policies, using physics system control engineering logic to propose upgrades for a politics system. The mode is compared to the government actual metrics, revealing inconsistencies between the program objectives and goals adopted on its formulation, which reveal a major potential to benefit companies who reduce their innovation capabilities, leaving companies that adopted innovation measures on second plan.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade IntelectualUFMGBrasilICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessInovaçãoSetor automotivoPERT (análise de redes)Políticas de incentivo fiscalInovar AutoCadeia automotiva brasileiraSistema de Inovação NacionalSistemas de controle sociaisInovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALInovar Block Avila.pdfInovar Block Avila.pdfapplication/pdf11165740https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35088/1/Inovar%20Block%20Avila.pdfeab2e5b3b0b6529064a390edf5146dabMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35088/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35088/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/350882021-03-01 12:55:48.943oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-03-01T15:55:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
title Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
spellingShingle Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
Clemente de Ávila Silveira
Políticas de incentivo fiscal
Inovar Auto
Cadeia automotiva brasileira
Sistema de Inovação Nacional
Sistemas de controle sociais
Inovação
Setor automotivo
PERT (análise de redes)
title_short Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
title_full Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
title_fullStr Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
title_full_unstemmed Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
title_sort Inovar auto e a cadeia automotiva brasileira: análise de formulação e impacto de políticas públicas para o setor automotivo, através do método de Diagrama de Blocos
author Clemente de Ávila Silveira
author_facet Clemente de Ávila Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ulisses Pereira dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4948996070053567
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Márcia Siqueira Rapini
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gislaine Aparecida da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3399210415385094
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente de Ávila Silveira
contributor_str_mv Ulisses Pereira dos Santos
Márcia Siqueira Rapini
Gislaine Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de incentivo fiscal
Inovar Auto
Cadeia automotiva brasileira
Sistema de Inovação Nacional
Sistemas de controle sociais
topic Políticas de incentivo fiscal
Inovar Auto
Cadeia automotiva brasileira
Sistema de Inovação Nacional
Sistemas de controle sociais
Inovação
Setor automotivo
PERT (análise de redes)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inovação
Setor automotivo
PERT (análise de redes)
description Partindo de uma análise sobre o programa de incentivo fiscal Inovar Auto e particularidades da cadeia automotiva brasileira, o presente trabalho concentra-se na modelagem de um sistema de leitura e correção de políticas públicas, motivado pela necessidade da incorporação de mecanismos de aprendizagem na formulação dos parâmetros propostos pelo governo, para aproximar os resultados obtidos aos objetivos esperados durante a elaboração de cada política. A discussão parte da análise das disposições e efeitos do programa Inovar Auto, cuja missão é promover melhora da qualidade de veículos produzidos no Brasil a partir de tecnologias nacionais. Tal análise é feita através do delineamento do impacto do programa em uma montadora de automóveis, medido através de um questionário sobre mudanças percebidas pelos funcionários, que é utilizado como base para um sistema de aprendizagens e avaliação de parâmetros qualitativos a partir dos efeitos observados. A discussão apresentada na versão corrente da pesquisa é pautada pela avaliação de parâmetros de design de políticas públicas, contrastados com as disposições do programa Inovar Auto para mensurar as fraquezas e potencialidades inerentes de seu design. De posse de um entendimento suficiente da estratégia de geração de programas e do sistema a ser controlado, a discussão concentra-se na modelagem de um diagrama de blocos para controle e otimização das políticas que incidem sobre a cadeia automotiva, utilizando lógica proveniente da engenharia de controle em sistemas físicos para uma proposta de melhoria de um sistema político. O modelo é comparado às métricas atualmente adotadas pelo governo, revelando inconsistências entre objetivos e metas utilizadas na formulação do programa Inovar Auto, que de acordo com a análise tem maior potencial de benefício para empresas que reduzam sua capacidade de inovação, deixando empresas que tenham adotado medidas de promoção de inovação em segundo plano.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-01T15:55:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-01T15:55:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35088
url http://hdl.handle.net/1843/35088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35088/1/Inovar%20Block%20Avila.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35088/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35088/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eab2e5b3b0b6529064a390edf5146dab
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676889185583104