Curso sobre cuidados à criança e adolescente com falência intestinal crônica em uso de nutrição parenteral domiciliar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268219 |
Resumo: | Introdução: A primeira opção de tratamento para os pacientes pediátricos e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal crônica que necessitam de nutrição parenteral por tempo prolongado é a nutrição parenteral domiciliar. A desospitalização desses pacientes requer uma estrutura familiar adequada, com treinamento e assistência dos principais cuidadores e equipe de atenção primária que ficará responsável pelo acompanhamento deste paciente. A interação ativa dos pacientes, seus cuidadores e profissionais da saúde são essenciais, refletindo a qualidade da atuação da equipe multidisciplinar necessariamente envolvida. Em geral, os profissionais da saúde municipais de origem dos pacientes, não possuem na sua rotina assistencial o cuidado ao paciente em uso de NP domiciliar. Assim, identificou-se a educação a distância (EaD) como forma de buscar recursos alternativos educacionais, os quais visam à inclusão digital e tecnológica aplicada à educação permanente dos profissionais de saúde e familiares. Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso na modalidade a distância como ferramenta de educação permanente para enfermeiros da atenção primária como forma de buscar recursos alternativos educacionais para o cuidado ao paciente pediátrico e adolescente com diagnóstico de falência intestinal crônica em uso de nutrição parenteral domiciliar. Metodologia: Produção tecnológica de abordagem qualitativa do tipo aplicada, com design instrucional baseado no modelo ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação, Avaliação). Conclusão: O produto final trata-se de um curso na modalidade a distância de 30 horas, baseado em ações educativas para profissionais da saúde que desenvolvem atividades referentes ao cuidado de crianças e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal. Para o curso foram elaborados 21 recursos, também considerados como produtos, que podem ser utilizados e reutilizados, de maneira independente, em outras propostas pedagógicas. Desejamos que os resultados aferidos com este estudo possam fornecer subsídios sobre a importância da EaD para oferta e acesso à educação na saúde para enfermeiros da Atenção Básica em Saúde, norteando futuras ações educacionais a distância conduzida por diferentes pesquisadores e instituições. |
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Godoy, Liége LessaZiede, Mariangela Kraemer LenzBlank, Danilo2023-12-09T03:28:12Z2023http://hdl.handle.net/10183/268219001188707Introdução: A primeira opção de tratamento para os pacientes pediátricos e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal crônica que necessitam de nutrição parenteral por tempo prolongado é a nutrição parenteral domiciliar. A desospitalização desses pacientes requer uma estrutura familiar adequada, com treinamento e assistência dos principais cuidadores e equipe de atenção primária que ficará responsável pelo acompanhamento deste paciente. A interação ativa dos pacientes, seus cuidadores e profissionais da saúde são essenciais, refletindo a qualidade da atuação da equipe multidisciplinar necessariamente envolvida. Em geral, os profissionais da saúde municipais de origem dos pacientes, não possuem na sua rotina assistencial o cuidado ao paciente em uso de NP domiciliar. Assim, identificou-se a educação a distância (EaD) como forma de buscar recursos alternativos educacionais, os quais visam à inclusão digital e tecnológica aplicada à educação permanente dos profissionais de saúde e familiares. Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso na modalidade a distância como ferramenta de educação permanente para enfermeiros da atenção primária como forma de buscar recursos alternativos educacionais para o cuidado ao paciente pediátrico e adolescente com diagnóstico de falência intestinal crônica em uso de nutrição parenteral domiciliar. Metodologia: Produção tecnológica de abordagem qualitativa do tipo aplicada, com design instrucional baseado no modelo ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação, Avaliação). Conclusão: O produto final trata-se de um curso na modalidade a distância de 30 horas, baseado em ações educativas para profissionais da saúde que desenvolvem atividades referentes ao cuidado de crianças e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal. Para o curso foram elaborados 21 recursos, também considerados como produtos, que podem ser utilizados e reutilizados, de maneira independente, em outras propostas pedagógicas. Desejamos que os resultados aferidos com este estudo possam fornecer subsídios sobre a importância da EaD para oferta e acesso à educação na saúde para enfermeiros da Atenção Básica em Saúde, norteando futuras ações educacionais a distância conduzida por diferentes pesquisadores e instituições.Introduction: The first treatment option for pediatric and adolescent patients diagnosed with chronic intestinal failure who need parenteral nutrition for a long time is home parenteral nutrition. The dehospitalization of these patients requires an adequate family structure, with training and assistance from the main caregivers and the primary care team that will be responsible for monitoring this patient. The active interaction of patients, their caregivers and health professionals is essential, reflecting the quality of work of the multidisciplinary team necessarily involved. In general, the municipal health professionals of origin of the patients do not have in their care routine the care of patients using PN at home. Thus, distance education (EaD) was identified as a way to seek alternative educational resources, which aim at digital and technological inclusion applied to the permanent education of health professionals and family members. Objective: To develop and evaluate a distance learning course as a permanent education tool for primary care nurses as a way to seek alternative educational resources for the care of pediatric and adolescent patients diagnosed with chronic intestinal failure using home parenteral nutrition. Methodology: Technological production with a qualitative approach of the applied type, with instructional design based on the ADDIE model (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation). Conclusion: The final product is a 30-hour distance course, based on educational actions for health professionals who develop activities related to the care of children and adolescents diagnosed with intestinal failure. For the course, 21 resources were prepared, also considered as products, which can be used and reused, independently, in other pedagogical proposals. We hope that the results measured in this study can provide subsidies on the importance of EaD for offering and accessing health education for Primary Health Care nurses, guiding future distance education actions conducted by different researchers and institutions.application/pdfporNutricao parenteral no domicilioEducação a distânciaEducação continuadaEducação em saúdeAtenção primária à saúdeCriançaAdolescenteInsuficiência intestinalHome parenteral nutritionDistance educationChronic intestinal failurePermanent educationPrimary careCurso sobre cuidados à criança e adolescente com falência intestinal crônica em uso de nutrição parenteral domiciliarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188707.pdf.txt001188707.pdf.txtExtracted Texttext/plain165862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268219/2/001188707.pdf.txt50500e39012eb09c73ee3243caa1a8d2MD52ORIGINAL001188707.pdfTexto completoapplication/pdf3504432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268219/1/001188707.pdf94d7ef861cc262f20e00436828fac2f2MD5110183/2682192023-12-10 04:21:17.23629oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-10T06:21:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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