(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181437 |
Resumo: | A presente pesquisa visa analisar como a literatura pode contribuir na construção do conhecimento geográfico enquanto recurso auxiliar. Para alcançar esse objetivo geral, utilizamos como metodologia a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o método do Paradigma da Complexidade por meio dos princípios Dialógico, Hologramático e Recursivo. Nosso referencial explora os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Imaginário e busca refletir sobre o ensino de Geografia na pós-modernidade. Também investiga a vida e as obras do autor literário Júlio Verne e busca analisar historicamente o emprego da Literatura na construção do conhecimento geográfico. Inicialmente investigamos possibilidades de transformação do texto literário em texto geográfico utilizando a técnica de análise de conteúdo em obras literárias de Júlio Verne. Após, elaboramos propostas pedagógicas que envolvem as obras do referido autor concebendo-as como recurso auxiliar para a (re)construção do conceito geográfico de Paisagem e do conceito multidisciplinar de Imaginário. Por fim, aplicamos as propostas elaboradas com alunos de duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental da educação básica objetivando inferir se as mesmas possibilitam, ou não, a construção de conhecimento geográfico. Este trabalho demonstrou o desafio de abordar a literatura de Júlio Verne com alunos que estão no estádio operatório concreto com resquícios de egocentrismo primitivo e que demonstram dificuldades de alfabetização, tanto espacial quanto linguística. Essas questões suscitaram reflexões acerca da dependência que as disciplinas escolares possuem uma da outra. Foi possível inferir que por mais que as disciplinas que compõe os currículos escolares pareçam demonstrar certo distanciamento, elas parecem manifestar uma relação recursiva de autonomia e dependência. |
id |
URGS_2b240a094bfc18d9a858d96dfbcba250 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181437 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Almeida, Alexandre Dalla Barba deCastrogiovanni, Antônio Carlos2018-08-25T02:54:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/181437001075482A presente pesquisa visa analisar como a literatura pode contribuir na construção do conhecimento geográfico enquanto recurso auxiliar. Para alcançar esse objetivo geral, utilizamos como metodologia a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o método do Paradigma da Complexidade por meio dos princípios Dialógico, Hologramático e Recursivo. Nosso referencial explora os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Imaginário e busca refletir sobre o ensino de Geografia na pós-modernidade. Também investiga a vida e as obras do autor literário Júlio Verne e busca analisar historicamente o emprego da Literatura na construção do conhecimento geográfico. Inicialmente investigamos possibilidades de transformação do texto literário em texto geográfico utilizando a técnica de análise de conteúdo em obras literárias de Júlio Verne. Após, elaboramos propostas pedagógicas que envolvem as obras do referido autor concebendo-as como recurso auxiliar para a (re)construção do conceito geográfico de Paisagem e do conceito multidisciplinar de Imaginário. Por fim, aplicamos as propostas elaboradas com alunos de duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental da educação básica objetivando inferir se as mesmas possibilitam, ou não, a construção de conhecimento geográfico. Este trabalho demonstrou o desafio de abordar a literatura de Júlio Verne com alunos que estão no estádio operatório concreto com resquícios de egocentrismo primitivo e que demonstram dificuldades de alfabetização, tanto espacial quanto linguística. Essas questões suscitaram reflexões acerca da dependência que as disciplinas escolares possuem uma da outra. Foi possível inferir que por mais que as disciplinas que compõe os currículos escolares pareçam demonstrar certo distanciamento, elas parecem manifestar uma relação recursiva de autonomia e dependência.The present research aims to analyze how literature can help in the construction of geographic knowledge as an auxiliary resource. In order to achieve this general objective, we use as a methodology the articulation between Qualitative Research and the Paradigm of Complexity method through the Dialogic, Hologramatic and Recursive principles. Our theoretical framework explores the concepts of Geographic Space, Landscape and Imaginary and seeks to reflect on the teaching of geography in postmodernity. Also investigates the life and works of the literary author Jules Verne and seeks to analyze historically the use of Literature in the construction of the geographical knowledge. We initially investigated possibilities of transforming the literary text into geographic text using the technique of content analysis in the literary works of Jules Verne. Afterwards, we elaborated pedagogical proposals that involve the works of the quoted author conceiving them as an auxiliary resource for the (re) construction of the geographical concept of Landscape and the multidisciplinary concept of Imaginary. Finally, we apply the proposals with students of two classes of sixth grade elementary school in basic education with the purpose of inferring whether or not they allow the construction of geographic knowledge. This work has shown the challenge of approaching the literature of Jules Verne with students who are in the concrete operative stage with traces of primitive egocentrism and who demonstrate literacy difficulties, both spatial and linguistic. These questions led to reflections on the dependence of school subjects on each other. It was possible to infer that although the disciplines that make up the school curriculum seem to show some distance, they seem to manifest a recursive relation of autonomy and dependence.application/pdfporGeografia : EnsinoLiteraturaEnsino e aprendizagemGeographyLearningComplexityLiteratureTeaching(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075482.pdfTexto completoapplication/pdf3051271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/1/001075482.pdf321920dbf506cd5a4366e8d94ec1b366MD51TEXT001075482.pdf.txt001075482.pdf.txtExtracted Texttext/plain246626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/2/001075482.pdf.txta87cd779c45a8699c725cbafa7b8c026MD52THUMBNAIL001075482.pdf.jpg001075482.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/3/001075482.pdf.jpg40c88e613e9651c71e1bce0d32b4cc89MD5310183/1814372018-10-05 07:42:57.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar |
title |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar |
spellingShingle |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar Almeida, Alexandre Dalla Barba de Geografia : Ensino Literatura Ensino e aprendizagem Geography Learning Complexity Literature Teaching |
title_short |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar |
title_full |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar |
title_fullStr |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar |
title_full_unstemmed |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar |
title_sort |
(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar |
author |
Almeida, Alexandre Dalla Barba de |
author_facet |
Almeida, Alexandre Dalla Barba de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alexandre Dalla Barba de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
contributor_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Literatura Ensino e aprendizagem |
topic |
Geografia : Ensino Literatura Ensino e aprendizagem Geography Learning Complexity Literature Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography Learning Complexity Literature Teaching |
description |
A presente pesquisa visa analisar como a literatura pode contribuir na construção do conhecimento geográfico enquanto recurso auxiliar. Para alcançar esse objetivo geral, utilizamos como metodologia a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o método do Paradigma da Complexidade por meio dos princípios Dialógico, Hologramático e Recursivo. Nosso referencial explora os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Imaginário e busca refletir sobre o ensino de Geografia na pós-modernidade. Também investiga a vida e as obras do autor literário Júlio Verne e busca analisar historicamente o emprego da Literatura na construção do conhecimento geográfico. Inicialmente investigamos possibilidades de transformação do texto literário em texto geográfico utilizando a técnica de análise de conteúdo em obras literárias de Júlio Verne. Após, elaboramos propostas pedagógicas que envolvem as obras do referido autor concebendo-as como recurso auxiliar para a (re)construção do conceito geográfico de Paisagem e do conceito multidisciplinar de Imaginário. Por fim, aplicamos as propostas elaboradas com alunos de duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental da educação básica objetivando inferir se as mesmas possibilitam, ou não, a construção de conhecimento geográfico. Este trabalho demonstrou o desafio de abordar a literatura de Júlio Verne com alunos que estão no estádio operatório concreto com resquícios de egocentrismo primitivo e que demonstram dificuldades de alfabetização, tanto espacial quanto linguística. Essas questões suscitaram reflexões acerca da dependência que as disciplinas escolares possuem uma da outra. Foi possível inferir que por mais que as disciplinas que compõe os currículos escolares pareçam demonstrar certo distanciamento, elas parecem manifestar uma relação recursiva de autonomia e dependência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-25T02:54:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181437 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075482 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181437 |
identifier_str_mv |
001075482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/1/001075482.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/2/001075482.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/3/001075482.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
321920dbf506cd5a4366e8d94ec1b366 a87cd779c45a8699c725cbafa7b8c026 40c88e613e9651c71e1bce0d32b4cc89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085454130708480 |