(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexandre Dalla Barba de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181437
Resumo: A presente pesquisa visa analisar como a literatura pode contribuir na construção do conhecimento geográfico enquanto recurso auxiliar. Para alcançar esse objetivo geral, utilizamos como metodologia a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o método do Paradigma da Complexidade por meio dos princípios Dialógico, Hologramático e Recursivo. Nosso referencial explora os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Imaginário e busca refletir sobre o ensino de Geografia na pós-modernidade. Também investiga a vida e as obras do autor literário Júlio Verne e busca analisar historicamente o emprego da Literatura na construção do conhecimento geográfico. Inicialmente investigamos possibilidades de transformação do texto literário em texto geográfico utilizando a técnica de análise de conteúdo em obras literárias de Júlio Verne. Após, elaboramos propostas pedagógicas que envolvem as obras do referido autor concebendo-as como recurso auxiliar para a (re)construção do conceito geográfico de Paisagem e do conceito multidisciplinar de Imaginário. Por fim, aplicamos as propostas elaboradas com alunos de duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental da educação básica objetivando inferir se as mesmas possibilitam, ou não, a construção de conhecimento geográfico. Este trabalho demonstrou o desafio de abordar a literatura de Júlio Verne com alunos que estão no estádio operatório concreto com resquícios de egocentrismo primitivo e que demonstram dificuldades de alfabetização, tanto espacial quanto linguística. Essas questões suscitaram reflexões acerca da dependência que as disciplinas escolares possuem uma da outra. Foi possível inferir que por mais que as disciplinas que compõe os currículos escolares pareçam demonstrar certo distanciamento, elas parecem manifestar uma relação recursiva de autonomia e dependência.
id URGS_2b240a094bfc18d9a858d96dfbcba250
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181437
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Almeida, Alexandre Dalla Barba deCastrogiovanni, Antônio Carlos2018-08-25T02:54:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/181437001075482A presente pesquisa visa analisar como a literatura pode contribuir na construção do conhecimento geográfico enquanto recurso auxiliar. Para alcançar esse objetivo geral, utilizamos como metodologia a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o método do Paradigma da Complexidade por meio dos princípios Dialógico, Hologramático e Recursivo. Nosso referencial explora os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Imaginário e busca refletir sobre o ensino de Geografia na pós-modernidade. Também investiga a vida e as obras do autor literário Júlio Verne e busca analisar historicamente o emprego da Literatura na construção do conhecimento geográfico. Inicialmente investigamos possibilidades de transformação do texto literário em texto geográfico utilizando a técnica de análise de conteúdo em obras literárias de Júlio Verne. Após, elaboramos propostas pedagógicas que envolvem as obras do referido autor concebendo-as como recurso auxiliar para a (re)construção do conceito geográfico de Paisagem e do conceito multidisciplinar de Imaginário. Por fim, aplicamos as propostas elaboradas com alunos de duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental da educação básica objetivando inferir se as mesmas possibilitam, ou não, a construção de conhecimento geográfico. Este trabalho demonstrou o desafio de abordar a literatura de Júlio Verne com alunos que estão no estádio operatório concreto com resquícios de egocentrismo primitivo e que demonstram dificuldades de alfabetização, tanto espacial quanto linguística. Essas questões suscitaram reflexões acerca da dependência que as disciplinas escolares possuem uma da outra. Foi possível inferir que por mais que as disciplinas que compõe os currículos escolares pareçam demonstrar certo distanciamento, elas parecem manifestar uma relação recursiva de autonomia e dependência.The present research aims to analyze how literature can help in the construction of geographic knowledge as an auxiliary resource. In order to achieve this general objective, we use as a methodology the articulation between Qualitative Research and the Paradigm of Complexity method through the Dialogic, Hologramatic and Recursive principles. Our theoretical framework explores the concepts of Geographic Space, Landscape and Imaginary and seeks to reflect on the teaching of geography in postmodernity. Also investigates the life and works of the literary author Jules Verne and seeks to analyze historically the use of Literature in the construction of the geographical knowledge. We initially investigated possibilities of transforming the literary text into geographic text using the technique of content analysis in the literary works of Jules Verne. Afterwards, we elaborated pedagogical proposals that involve the works of the quoted author conceiving them as an auxiliary resource for the (re) construction of the geographical concept of Landscape and the multidisciplinary concept of Imaginary. Finally, we apply the proposals with students of two classes of sixth grade elementary school in basic education with the purpose of inferring whether or not they allow the construction of geographic knowledge. This work has shown the challenge of approaching the literature of Jules Verne with students who are in the concrete operative stage with traces of primitive egocentrism and who demonstrate literacy difficulties, both spatial and linguistic. These questions led to reflections on the dependence of school subjects on each other. It was possible to infer that although the disciplines that make up the school curriculum seem to show some distance, they seem to manifest a recursive relation of autonomy and dependence.application/pdfporGeografia : EnsinoLiteraturaEnsino e aprendizagemGeographyLearningComplexityLiteratureTeaching(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075482.pdfTexto completoapplication/pdf3051271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/1/001075482.pdf321920dbf506cd5a4366e8d94ec1b366MD51TEXT001075482.pdf.txt001075482.pdf.txtExtracted Texttext/plain246626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/2/001075482.pdf.txta87cd779c45a8699c725cbafa7b8c026MD52THUMBNAIL001075482.pdf.jpg001075482.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/3/001075482.pdf.jpg40c88e613e9651c71e1bce0d32b4cc89MD5310183/1814372018-10-05 07:42:57.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
title (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
spellingShingle (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
Almeida, Alexandre Dalla Barba de
Geografia : Ensino
Literatura
Ensino e aprendizagem
Geography
Learning
Complexity
Literature
Teaching
title_short (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
title_full (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
title_fullStr (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
title_full_unstemmed (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
title_sort (Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliar
author Almeida, Alexandre Dalla Barba de
author_facet Almeida, Alexandre Dalla Barba de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alexandre Dalla Barba de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Literatura
Ensino e aprendizagem
topic Geografia : Ensino
Literatura
Ensino e aprendizagem
Geography
Learning
Complexity
Literature
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Learning
Complexity
Literature
Teaching
description A presente pesquisa visa analisar como a literatura pode contribuir na construção do conhecimento geográfico enquanto recurso auxiliar. Para alcançar esse objetivo geral, utilizamos como metodologia a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o método do Paradigma da Complexidade por meio dos princípios Dialógico, Hologramático e Recursivo. Nosso referencial explora os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Imaginário e busca refletir sobre o ensino de Geografia na pós-modernidade. Também investiga a vida e as obras do autor literário Júlio Verne e busca analisar historicamente o emprego da Literatura na construção do conhecimento geográfico. Inicialmente investigamos possibilidades de transformação do texto literário em texto geográfico utilizando a técnica de análise de conteúdo em obras literárias de Júlio Verne. Após, elaboramos propostas pedagógicas que envolvem as obras do referido autor concebendo-as como recurso auxiliar para a (re)construção do conceito geográfico de Paisagem e do conceito multidisciplinar de Imaginário. Por fim, aplicamos as propostas elaboradas com alunos de duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental da educação básica objetivando inferir se as mesmas possibilitam, ou não, a construção de conhecimento geográfico. Este trabalho demonstrou o desafio de abordar a literatura de Júlio Verne com alunos que estão no estádio operatório concreto com resquícios de egocentrismo primitivo e que demonstram dificuldades de alfabetização, tanto espacial quanto linguística. Essas questões suscitaram reflexões acerca da dependência que as disciplinas escolares possuem uma da outra. Foi possível inferir que por mais que as disciplinas que compõe os currículos escolares pareçam demonstrar certo distanciamento, elas parecem manifestar uma relação recursiva de autonomia e dependência.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-25T02:54:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181437
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075482
url http://hdl.handle.net/10183/181437
identifier_str_mv 001075482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/1/001075482.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/2/001075482.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181437/3/001075482.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 321920dbf506cd5a4366e8d94ec1b366
a87cd779c45a8699c725cbafa7b8c026
40c88e613e9651c71e1bce0d32b4cc89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085454130708480