O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vívian Silva da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117585
Resumo: Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos.
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