Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/185949 |
Resumo: | Pensar o ensino de História da Ditadura Civil-Militar Brasileira a partir de práticas pedagógicas de construção de biografias históricas que nos permitam perceber a empatia histórica desenvolvida pelos alunos é o objetivo dessa dissertação. A atividade principal para a análise foi a construção, por parte de estudantes da Educação Básica, de biografias de mortos e desaparecidos políticos no período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Assim, a problemática inicial da pesquisa é "que conhecimentos e sensibilidades os estudantes da Educação Básica mobilizam ao aprender sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil através de exercícios biográficos?". Para resolver esse problema, foi utilizado, enquanto referencial teórico-metodológico, o conceito de “empatia histórica”, desenvolvido por Peter Lee. A pesquisa permitiu identificar que o uso de fontes primárias, conectadas ao exercício da escrita biográfica, são fatores que potencializam a aprendizagem em história. Além disso, tornou possível perceber que a aprendizagem histórica é uma construção resultante de um processo didático-pedagógico. |
id |
URGS_2f72ea696a50bf989c003e99ed71d5ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185949 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Nunes, Fernando de LimaPacievitch, Caroline2018-12-06T02:43:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/185949001082597Pensar o ensino de História da Ditadura Civil-Militar Brasileira a partir de práticas pedagógicas de construção de biografias históricas que nos permitam perceber a empatia histórica desenvolvida pelos alunos é o objetivo dessa dissertação. A atividade principal para a análise foi a construção, por parte de estudantes da Educação Básica, de biografias de mortos e desaparecidos políticos no período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Assim, a problemática inicial da pesquisa é "que conhecimentos e sensibilidades os estudantes da Educação Básica mobilizam ao aprender sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil através de exercícios biográficos?". Para resolver esse problema, foi utilizado, enquanto referencial teórico-metodológico, o conceito de “empatia histórica”, desenvolvido por Peter Lee. A pesquisa permitiu identificar que o uso de fontes primárias, conectadas ao exercício da escrita biográfica, são fatores que potencializam a aprendizagem em história. Além disso, tornou possível perceber que a aprendizagem histórica é uma construção resultante de um processo didático-pedagógico.Thinking about the History teaching of the Brazilian Civil-Military Dictatorship from pedagogical practices of construction of historical biographies that allow us to realize the historical empathy developed by the students is the objective of this dissertation. The main activity for the analysis was the construction, by students of Basic Education, of biographies of dead and political disappeared during the period of the Civil-Military Dictatorship in Brazil. Thus, the initial problem of the research is "What knowledge and sensibilities do the students of Basic Education mobilize when learning about the Civil-Military Dictatorship in Brazil through biographical exercises?". To solve this problem, the concept of "historical empathy" developed by Peter Lee will be used as a theoretical-methodological reference. The research allowed to identify that the use of primary sources, connected to the exercise of biographical writing, are factors that potentiate the learning in history. In addition, it became possible to perceive that historical learning is a construction resulting from a didactic-pedagogical process.application/pdfporEnsino de históriaDitadura civil-militar : BrasilBiografiaEnsino e aprendizagemHistoriografiaBiografia históricaHistóriaHistory TeachingCivil-Military DictatorshipHistorical EmpathyBiographyHistorical learningKnowledge and practices in schoolPara não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082597.pdf.txt001082597.pdf.txtExtracted Texttext/plain327172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185949/2/001082597.pdf.txtf8fe0ff05f4ee39b1ff2e9f5a4b49cf1MD52ORIGINAL001082597.pdfTexto completoapplication/pdf18091469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185949/1/001082597.pdfc3b173f44a36557c64e863f0e1987db6MD5110183/1859492018-12-07 02:48:41.162225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-07T04:48:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira |
title |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira |
spellingShingle |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira Nunes, Fernando de Lima Ensino de história Ditadura civil-militar : Brasil Biografia Ensino e aprendizagem Historiografia Biografia histórica História History Teaching Civil-Military Dictatorship Historical Empathy Biography Historical learning Knowledge and practices in school |
title_short |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira |
title_full |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira |
title_fullStr |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira |
title_full_unstemmed |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira |
title_sort |
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira |
author |
Nunes, Fernando de Lima |
author_facet |
Nunes, Fernando de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Fernando de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
contributor_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Ditadura civil-militar : Brasil Biografia Ensino e aprendizagem Historiografia Biografia histórica História |
topic |
Ensino de história Ditadura civil-militar : Brasil Biografia Ensino e aprendizagem Historiografia Biografia histórica História History Teaching Civil-Military Dictatorship Historical Empathy Biography Historical learning Knowledge and practices in school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History Teaching Civil-Military Dictatorship Historical Empathy Biography Historical learning Knowledge and practices in school |
description |
Pensar o ensino de História da Ditadura Civil-Militar Brasileira a partir de práticas pedagógicas de construção de biografias históricas que nos permitam perceber a empatia histórica desenvolvida pelos alunos é o objetivo dessa dissertação. A atividade principal para a análise foi a construção, por parte de estudantes da Educação Básica, de biografias de mortos e desaparecidos políticos no período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Assim, a problemática inicial da pesquisa é "que conhecimentos e sensibilidades os estudantes da Educação Básica mobilizam ao aprender sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil através de exercícios biográficos?". Para resolver esse problema, foi utilizado, enquanto referencial teórico-metodológico, o conceito de “empatia histórica”, desenvolvido por Peter Lee. A pesquisa permitiu identificar que o uso de fontes primárias, conectadas ao exercício da escrita biográfica, são fatores que potencializam a aprendizagem em história. Além disso, tornou possível perceber que a aprendizagem histórica é uma construção resultante de um processo didático-pedagógico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-06T02:43:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/185949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001082597 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/185949 |
identifier_str_mv |
001082597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185949/2/001082597.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185949/1/001082597.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8fe0ff05f4ee39b1ff2e9f5a4b49cf1 c3b173f44a36557c64e863f0e1987db6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085461234810880 |