Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hessel, Thiago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253192
Resumo: A pandemia de covid-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem o objetivo de localizar e analisar as informações relacionadas às práticas coletivas e comportamento cooperativo no trabalho em saúde nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19 e no seu enfrentamento, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de busca ativa na literatura, inspirado na metodologia de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO E PUBMED em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em inglês), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o booleano AND: relações interprofissionais, práticas interdisciplinares, educação interprofissional e comportamento cooperativo. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 565, mediante os critérios de exclusão, assim compondo a revisão integrativa 21 artigos. A partir da análise desses estudos, foi realizada a construção de uma curadoria dentro de um domínio (site) com a apresentação de recursos de gamificação como instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Com este estudo, foram identificadas novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional e redes colaborativas no trabalho, dando visibilidade às ações relacionadas às práticas colaborativas e à interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19.
id URGS_2fa27e952eb7edc7be0389ac2bcc61c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253192
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hessel, ThiagoDallegrave, DanielaAlvarenga, Luiz Fernando Calage2022-12-24T05:05:56Z2022http://hdl.handle.net/10183/253192001158259A pandemia de covid-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem o objetivo de localizar e analisar as informações relacionadas às práticas coletivas e comportamento cooperativo no trabalho em saúde nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19 e no seu enfrentamento, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de busca ativa na literatura, inspirado na metodologia de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO E PUBMED em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em inglês), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o booleano AND: relações interprofissionais, práticas interdisciplinares, educação interprofissional e comportamento cooperativo. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 565, mediante os critérios de exclusão, assim compondo a revisão integrativa 21 artigos. A partir da análise desses estudos, foi realizada a construção de uma curadoria dentro de um domínio (site) com a apresentação de recursos de gamificação como instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Com este estudo, foram identificadas novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional e redes colaborativas no trabalho, dando visibilidade às ações relacionadas às práticas colaborativas e à interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19.The covid-19 pandemic provoked the biggest public health emergency of the century, changing actions in health care and health education. Thus, this study, linked to the Professional Master's Degree in Health Education at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), aims to locate and analyze information related to collective practices and cooperative behavior in health work in care activities and teaching in health in the context of the covid-19 pandemic and in its confrontation, with the purpose of presenting the results obtained using as a main tool a domain to be used to guide the presentation of the study to students and health workers. The methodology used was an active search in the literature, inspired by the integrative review methodology, carried out in the LILACS, SCIELO and PUBMED databases in October 2021, limited to a time frame of 21 months of the pandemic. The intersections of the following descriptors (and their corresponding ones in English), duly validated in the Medical Subject Heading Terms, combined with the Boolean AND: interprofessional relations, interdisciplinary practices, interprofessional education and cooperative behavior were used. A total of 586 abstracts were found, 565 of which were deleted, according to the exclusion criteria, thus composing the integrative review of 21 articles. Based on the analysis of these studies, a curatorship was built within a domain (website) with the presentation of gamification resources as a tool to make learning more playful and enjoyable. With this study, new teaching methodologies on interprofessional education and collaborative networks at work were identified, giving visibility to actions related to collaborative practices and interprofessionality in health care and teaching activities in the context of the covid-19 pandemic.application/pdfporRelações interprofissionaisPráticas interdisciplinaresCOVID-19Saúde públicaInterprofessional relationsInterdisciplinary placementPublic healthInterprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158259.pdf.txt001158259.pdf.txtExtracted Texttext/plain12618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/2/001158259.pdf.txt57ccb65e1dc485f81b360f2d45340cd1MD52ORIGINAL001158259.pdfTexto parcialapplication/pdf315366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/1/001158259.pdf63b4fa25a108dbb92fc53349c0584e66MD5110183/2531922023-09-03 03:42:24.655275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-03T06:42:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
title Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
spellingShingle Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
Hessel, Thiago
Relações interprofissionais
Práticas interdisciplinares
COVID-19
Saúde pública
Interprofessional relations
Interdisciplinary placement
Public health
title_short Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
title_full Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
title_fullStr Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
title_full_unstemmed Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
title_sort Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
author Hessel, Thiago
author_facet Hessel, Thiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hessel, Thiago
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dallegrave, Daniela
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alvarenga, Luiz Fernando Calage
contributor_str_mv Dallegrave, Daniela
Alvarenga, Luiz Fernando Calage
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interprofissionais
Práticas interdisciplinares
COVID-19
Saúde pública
topic Relações interprofissionais
Práticas interdisciplinares
COVID-19
Saúde pública
Interprofessional relations
Interdisciplinary placement
Public health
dc.subject.eng.fl_str_mv Interprofessional relations
Interdisciplinary placement
Public health
description A pandemia de covid-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem o objetivo de localizar e analisar as informações relacionadas às práticas coletivas e comportamento cooperativo no trabalho em saúde nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19 e no seu enfrentamento, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de busca ativa na literatura, inspirado na metodologia de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO E PUBMED em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em inglês), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o booleano AND: relações interprofissionais, práticas interdisciplinares, educação interprofissional e comportamento cooperativo. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 565, mediante os critérios de exclusão, assim compondo a revisão integrativa 21 artigos. A partir da análise desses estudos, foi realizada a construção de uma curadoria dentro de um domínio (site) com a apresentação de recursos de gamificação como instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Com este estudo, foram identificadas novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional e redes colaborativas no trabalho, dando visibilidade às ações relacionadas às práticas colaborativas e à interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:05:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253192
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158259
url http://hdl.handle.net/10183/253192
identifier_str_mv 001158259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/2/001158259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/1/001158259.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 57ccb65e1dc485f81b360f2d45340cd1
63b4fa25a108dbb92fc53349c0584e66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085605847072768