Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253192 |
Resumo: | A pandemia de covid-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem o objetivo de localizar e analisar as informações relacionadas às práticas coletivas e comportamento cooperativo no trabalho em saúde nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19 e no seu enfrentamento, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de busca ativa na literatura, inspirado na metodologia de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO E PUBMED em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em inglês), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o booleano AND: relações interprofissionais, práticas interdisciplinares, educação interprofissional e comportamento cooperativo. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 565, mediante os critérios de exclusão, assim compondo a revisão integrativa 21 artigos. A partir da análise desses estudos, foi realizada a construção de uma curadoria dentro de um domínio (site) com a apresentação de recursos de gamificação como instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Com este estudo, foram identificadas novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional e redes colaborativas no trabalho, dando visibilidade às ações relacionadas às práticas colaborativas e à interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19. |
id |
URGS_2fa27e952eb7edc7be0389ac2bcc61c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253192 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Hessel, ThiagoDallegrave, DanielaAlvarenga, Luiz Fernando Calage2022-12-24T05:05:56Z2022http://hdl.handle.net/10183/253192001158259A pandemia de covid-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem o objetivo de localizar e analisar as informações relacionadas às práticas coletivas e comportamento cooperativo no trabalho em saúde nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19 e no seu enfrentamento, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de busca ativa na literatura, inspirado na metodologia de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO E PUBMED em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em inglês), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o booleano AND: relações interprofissionais, práticas interdisciplinares, educação interprofissional e comportamento cooperativo. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 565, mediante os critérios de exclusão, assim compondo a revisão integrativa 21 artigos. A partir da análise desses estudos, foi realizada a construção de uma curadoria dentro de um domínio (site) com a apresentação de recursos de gamificação como instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Com este estudo, foram identificadas novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional e redes colaborativas no trabalho, dando visibilidade às ações relacionadas às práticas colaborativas e à interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19.The covid-19 pandemic provoked the biggest public health emergency of the century, changing actions in health care and health education. Thus, this study, linked to the Professional Master's Degree in Health Education at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), aims to locate and analyze information related to collective practices and cooperative behavior in health work in care activities and teaching in health in the context of the covid-19 pandemic and in its confrontation, with the purpose of presenting the results obtained using as a main tool a domain to be used to guide the presentation of the study to students and health workers. The methodology used was an active search in the literature, inspired by the integrative review methodology, carried out in the LILACS, SCIELO and PUBMED databases in October 2021, limited to a time frame of 21 months of the pandemic. The intersections of the following descriptors (and their corresponding ones in English), duly validated in the Medical Subject Heading Terms, combined with the Boolean AND: interprofessional relations, interdisciplinary practices, interprofessional education and cooperative behavior were used. A total of 586 abstracts were found, 565 of which were deleted, according to the exclusion criteria, thus composing the integrative review of 21 articles. Based on the analysis of these studies, a curatorship was built within a domain (website) with the presentation of gamification resources as a tool to make learning more playful and enjoyable. With this study, new teaching methodologies on interprofessional education and collaborative networks at work were identified, giving visibility to actions related to collaborative practices and interprofessionality in health care and teaching activities in the context of the covid-19 pandemic.application/pdfporRelações interprofissionaisPráticas interdisciplinaresCOVID-19Saúde públicaInterprofessional relationsInterdisciplinary placementPublic healthInterprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158259.pdf.txt001158259.pdf.txtExtracted Texttext/plain12618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/2/001158259.pdf.txt57ccb65e1dc485f81b360f2d45340cd1MD52ORIGINAL001158259.pdfTexto parcialapplication/pdf315366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/1/001158259.pdf63b4fa25a108dbb92fc53349c0584e66MD5110183/2531922023-09-03 03:42:24.655275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-03T06:42:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? |
title |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? |
spellingShingle |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? Hessel, Thiago Relações interprofissionais Práticas interdisciplinares COVID-19 Saúde pública Interprofessional relations Interdisciplinary placement Public health |
title_short |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? |
title_full |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? |
title_fullStr |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? |
title_full_unstemmed |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? |
title_sort |
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado? |
author |
Hessel, Thiago |
author_facet |
Hessel, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hessel, Thiago |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dallegrave, Daniela |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Alvarenga, Luiz Fernando Calage |
contributor_str_mv |
Dallegrave, Daniela Alvarenga, Luiz Fernando Calage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interprofissionais Práticas interdisciplinares COVID-19 Saúde pública |
topic |
Relações interprofissionais Práticas interdisciplinares COVID-19 Saúde pública Interprofessional relations Interdisciplinary placement Public health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interprofessional relations Interdisciplinary placement Public health |
description |
A pandemia de covid-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem o objetivo de localizar e analisar as informações relacionadas às práticas coletivas e comportamento cooperativo no trabalho em saúde nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19 e no seu enfrentamento, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos utilizando como ferramenta principal um domínio a ser empregado para orientar a apresentação do estudo a estudantes e aos trabalhadores da área da saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de busca ativa na literatura, inspirado na metodologia de revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO E PUBMED em outubro de 2021, limitando-se a um recorte temporal de 21 meses de pandemia. Foram utilizados os cruzamentos dos seguintes descritores (e seus correspondentes em inglês), devidamente validados no Medical Subject Heading Terms, combinados com o booleano AND: relações interprofissionais, práticas interdisciplinares, educação interprofissional e comportamento cooperativo. Foram encontrados 586 resumos, suprimidos destes 565, mediante os critérios de exclusão, assim compondo a revisão integrativa 21 artigos. A partir da análise desses estudos, foi realizada a construção de uma curadoria dentro de um domínio (site) com a apresentação de recursos de gamificação como instrumento para tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Com este estudo, foram identificadas novas metodologias de ensino sobre educação interprofissional e redes colaborativas no trabalho, dando visibilidade às ações relacionadas às práticas colaborativas e à interprofissionalidade nas atividades assistenciais e de ensino na saúde no contexto da pandemia de covid-19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-24T05:05:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253192 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001158259 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253192 |
identifier_str_mv |
001158259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/2/001158259.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253192/1/001158259.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57ccb65e1dc485f81b360f2d45340cd1 63b4fa25a108dbb92fc53349c0584e66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085605847072768 |