Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142228 |
Resumo: | Por atender aos propósitos das instituições de ensino e dos campos de trabalho, o estágio desempenha funções diferenciadas para ambos. Essas funções podem ser tanto as manifestas na literatura como as não previstas, mas suspeitadas para sua realização e que desvirtuam as finalidades específicas do estágio. A pesquisa mostra a diferença entre as funções manifestas e latentes que o estágio desempenha para a educação dos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e para as bibliotecas onde é realizado. As variáveis recursos humanos e tipos de bibliotecas foram relacionadas aos dois tipos de funções. O estudo é descritivo e utilizou como sujeito 56 bibliotecas credenciadas pela Comissão de Estágio do referido Curso. As funções para a educação forma verificadas através da frequência como que o estagiário realiza tarefas semiprofissionais, profissioanis e auxiliares, estas duas últimas caracterizadas com um super e subaproveitamento do aluno. As funções do estágio para as bibliotecas foram verificadas através da opinião dos bibliotecários-chefes sobre os aspectos positivos e negativos que o estágio está desempenhando para a organização. O tratamento estatístico utilizado foi o estabelecimento da média entre os pontos obtidos pelos sujeitos e os testes de significância utilizados foram t e f. Os resultados demonstram que, em geral, o estágio está servindo mais como forma dos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos recebidos em aula, do que estar utilizando o estágiário em lugar do profissional ou um auxiliar com baixa capacitação. Há, porém, uma acentuada tendência de sua utilização no lugar desse último. Nas funções que o estágio desempenha para as bibliotecas, as funções manifestas de servir como meio de comunicação com o Curso, como meio de introdução de novas ideias na instituição e como forma para selecionar e recrutar pessoal profissional superam as funções latentes de servir para aumentar o pessoal das bibliotecas a baixo custos. Os tipos de bibliotecas, a qualtidade e a qualificação dos auxiliares mostraram influir no desempenho das funções. Outras varáveis coletadas pelo instrumento, também, mostraram ser significativas: semestre do aluno, regime de trabalho do estagiário, vantagens que as bibliotecas oferecem ao aluno e a quantidade de leitores das bibliotecas onde o estudante realia o estágio. |
id |
URGS_30fba7ad889ce7aadc3986a864ddac6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142228 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Stumpf, Ida Regina ChittoWright, Richard George2016-06-01T02:09:45Z1979http://hdl.handle.net/10183/142228000154445Por atender aos propósitos das instituições de ensino e dos campos de trabalho, o estágio desempenha funções diferenciadas para ambos. Essas funções podem ser tanto as manifestas na literatura como as não previstas, mas suspeitadas para sua realização e que desvirtuam as finalidades específicas do estágio. A pesquisa mostra a diferença entre as funções manifestas e latentes que o estágio desempenha para a educação dos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e para as bibliotecas onde é realizado. As variáveis recursos humanos e tipos de bibliotecas foram relacionadas aos dois tipos de funções. O estudo é descritivo e utilizou como sujeito 56 bibliotecas credenciadas pela Comissão de Estágio do referido Curso. As funções para a educação forma verificadas através da frequência como que o estagiário realiza tarefas semiprofissionais, profissioanis e auxiliares, estas duas últimas caracterizadas com um super e subaproveitamento do aluno. As funções do estágio para as bibliotecas foram verificadas através da opinião dos bibliotecários-chefes sobre os aspectos positivos e negativos que o estágio está desempenhando para a organização. O tratamento estatístico utilizado foi o estabelecimento da média entre os pontos obtidos pelos sujeitos e os testes de significância utilizados foram t e f. Os resultados demonstram que, em geral, o estágio está servindo mais como forma dos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos recebidos em aula, do que estar utilizando o estágiário em lugar do profissional ou um auxiliar com baixa capacitação. Há, porém, uma acentuada tendência de sua utilização no lugar desse último. Nas funções que o estágio desempenha para as bibliotecas, as funções manifestas de servir como meio de comunicação com o Curso, como meio de introdução de novas ideias na instituição e como forma para selecionar e recrutar pessoal profissional superam as funções latentes de servir para aumentar o pessoal das bibliotecas a baixo custos. Os tipos de bibliotecas, a qualtidade e a qualificação dos auxiliares mostraram influir no desempenho das funções. Outras varáveis coletadas pelo instrumento, também, mostraram ser significativas: semestre do aluno, regime de trabalho do estagiário, vantagens que as bibliotecas oferecem ao aluno e a quantidade de leitores das bibliotecas onde o estudante realia o estágio.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulEstágio supervisionadoBiblioteconomiaRecursos humanosFunções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1979mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000154445.pdf000154445.pdfTexto completoapplication/pdf19055242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/1/000154445.pdf19b2e9fb4181d83e3e8633a7ac1c6423MD51TEXT000154445.pdf.txt000154445.pdf.txtExtracted Texttext/plain115706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/2/000154445.pdf.txtd6dc354bde0aa4f1217b14bafabf1e65MD52THUMBNAIL000154445.pdf.jpg000154445.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/3/000154445.pdf.jpgdfd8b4728526581727c95e991555a667MD5310183/1422282018-10-26 09:36:03.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:36:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas |
title |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas |
spellingShingle |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas Stumpf, Ida Regina Chitto Universidade Federal do Rio Grande do Sul Estágio supervisionado Biblioteconomia Recursos humanos |
title_short |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas |
title_full |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas |
title_fullStr |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas |
title_full_unstemmed |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas |
title_sort |
Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas |
author |
Stumpf, Ida Regina Chitto |
author_facet |
Stumpf, Ida Regina Chitto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stumpf, Ida Regina Chitto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wright, Richard George |
contributor_str_mv |
Wright, Richard George |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Estágio supervisionado Biblioteconomia Recursos humanos |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Estágio supervisionado Biblioteconomia Recursos humanos |
description |
Por atender aos propósitos das instituições de ensino e dos campos de trabalho, o estágio desempenha funções diferenciadas para ambos. Essas funções podem ser tanto as manifestas na literatura como as não previstas, mas suspeitadas para sua realização e que desvirtuam as finalidades específicas do estágio. A pesquisa mostra a diferença entre as funções manifestas e latentes que o estágio desempenha para a educação dos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e para as bibliotecas onde é realizado. As variáveis recursos humanos e tipos de bibliotecas foram relacionadas aos dois tipos de funções. O estudo é descritivo e utilizou como sujeito 56 bibliotecas credenciadas pela Comissão de Estágio do referido Curso. As funções para a educação forma verificadas através da frequência como que o estagiário realiza tarefas semiprofissionais, profissioanis e auxiliares, estas duas últimas caracterizadas com um super e subaproveitamento do aluno. As funções do estágio para as bibliotecas foram verificadas através da opinião dos bibliotecários-chefes sobre os aspectos positivos e negativos que o estágio está desempenhando para a organização. O tratamento estatístico utilizado foi o estabelecimento da média entre os pontos obtidos pelos sujeitos e os testes de significância utilizados foram t e f. Os resultados demonstram que, em geral, o estágio está servindo mais como forma dos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos recebidos em aula, do que estar utilizando o estágiário em lugar do profissional ou um auxiliar com baixa capacitação. Há, porém, uma acentuada tendência de sua utilização no lugar desse último. Nas funções que o estágio desempenha para as bibliotecas, as funções manifestas de servir como meio de comunicação com o Curso, como meio de introdução de novas ideias na instituição e como forma para selecionar e recrutar pessoal profissional superam as funções latentes de servir para aumentar o pessoal das bibliotecas a baixo custos. Os tipos de bibliotecas, a qualtidade e a qualificação dos auxiliares mostraram influir no desempenho das funções. Outras varáveis coletadas pelo instrumento, também, mostraram ser significativas: semestre do aluno, regime de trabalho do estagiário, vantagens que as bibliotecas oferecem ao aluno e a quantidade de leitores das bibliotecas onde o estudante realia o estágio. |
publishDate |
1979 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1979 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-01T02:09:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142228 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000154445 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142228 |
identifier_str_mv |
000154445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/1/000154445.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/2/000154445.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/3/000154445.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19b2e9fb4181d83e3e8633a7ac1c6423 d6dc354bde0aa4f1217b14bafabf1e65 dfd8b4728526581727c95e991555a667 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085365687517184 |