Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stumpf, Ida Regina Chitto
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142228
Resumo: Por atender aos propósitos das instituições de ensino e dos campos de trabalho, o estágio desempenha funções diferenciadas para ambos. Essas funções podem ser tanto as manifestas na literatura como as não previstas, mas suspeitadas para sua realização e que desvirtuam as finalidades específicas do estágio. A pesquisa mostra a diferença entre as funções manifestas e latentes que o estágio desempenha para a educação dos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e para as bibliotecas onde é realizado. As variáveis recursos humanos e tipos de bibliotecas foram relacionadas aos dois tipos de funções. O estudo é descritivo e utilizou como sujeito 56 bibliotecas credenciadas pela Comissão de Estágio do referido Curso. As funções para a educação forma verificadas através da frequência como que o estagiário realiza tarefas semiprofissionais, profissioanis e auxiliares, estas duas últimas caracterizadas com um super e subaproveitamento do aluno. As funções do estágio para as bibliotecas foram verificadas através da opinião dos bibliotecários-chefes sobre os aspectos positivos e negativos que o estágio está desempenhando para a organização. O tratamento estatístico utilizado foi o estabelecimento da média entre os pontos obtidos pelos sujeitos e os testes de significância utilizados foram t e f. Os resultados demonstram que, em geral, o estágio está servindo mais como forma dos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos recebidos em aula, do que estar utilizando o estágiário em lugar do profissional ou um auxiliar com baixa capacitação. Há, porém, uma acentuada tendência de sua utilização no lugar desse último. Nas funções que o estágio desempenha para as bibliotecas, as funções manifestas de servir como meio de comunicação com o Curso, como meio de introdução de novas ideias na instituição e como forma para selecionar e recrutar pessoal profissional superam as funções latentes de servir para aumentar o pessoal das bibliotecas a baixo custos. Os tipos de bibliotecas, a qualtidade e a qualificação dos auxiliares mostraram influir no desempenho das funções. Outras varáveis coletadas pelo instrumento, também, mostraram ser significativas: semestre do aluno, regime de trabalho do estagiário, vantagens que as bibliotecas oferecem ao aluno e a quantidade de leitores das bibliotecas onde o estudante realia o estágio.
id URGS_30fba7ad889ce7aadc3986a864ddac6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142228
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Stumpf, Ida Regina ChittoWright, Richard George2016-06-01T02:09:45Z1979http://hdl.handle.net/10183/142228000154445Por atender aos propósitos das instituições de ensino e dos campos de trabalho, o estágio desempenha funções diferenciadas para ambos. Essas funções podem ser tanto as manifestas na literatura como as não previstas, mas suspeitadas para sua realização e que desvirtuam as finalidades específicas do estágio. A pesquisa mostra a diferença entre as funções manifestas e latentes que o estágio desempenha para a educação dos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e para as bibliotecas onde é realizado. As variáveis recursos humanos e tipos de bibliotecas foram relacionadas aos dois tipos de funções. O estudo é descritivo e utilizou como sujeito 56 bibliotecas credenciadas pela Comissão de Estágio do referido Curso. As funções para a educação forma verificadas através da frequência como que o estagiário realiza tarefas semiprofissionais, profissioanis e auxiliares, estas duas últimas caracterizadas com um super e subaproveitamento do aluno. As funções do estágio para as bibliotecas foram verificadas através da opinião dos bibliotecários-chefes sobre os aspectos positivos e negativos que o estágio está desempenhando para a organização. O tratamento estatístico utilizado foi o estabelecimento da média entre os pontos obtidos pelos sujeitos e os testes de significância utilizados foram t e f. Os resultados demonstram que, em geral, o estágio está servindo mais como forma dos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos recebidos em aula, do que estar utilizando o estágiário em lugar do profissional ou um auxiliar com baixa capacitação. Há, porém, uma acentuada tendência de sua utilização no lugar desse último. Nas funções que o estágio desempenha para as bibliotecas, as funções manifestas de servir como meio de comunicação com o Curso, como meio de introdução de novas ideias na instituição e como forma para selecionar e recrutar pessoal profissional superam as funções latentes de servir para aumentar o pessoal das bibliotecas a baixo custos. Os tipos de bibliotecas, a qualtidade e a qualificação dos auxiliares mostraram influir no desempenho das funções. Outras varáveis coletadas pelo instrumento, também, mostraram ser significativas: semestre do aluno, regime de trabalho do estagiário, vantagens que as bibliotecas oferecem ao aluno e a quantidade de leitores das bibliotecas onde o estudante realia o estágio.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulEstágio supervisionadoBiblioteconomiaRecursos humanosFunções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1979mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000154445.pdf000154445.pdfTexto completoapplication/pdf19055242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/1/000154445.pdf19b2e9fb4181d83e3e8633a7ac1c6423MD51TEXT000154445.pdf.txt000154445.pdf.txtExtracted Texttext/plain115706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/2/000154445.pdf.txtd6dc354bde0aa4f1217b14bafabf1e65MD52THUMBNAIL000154445.pdf.jpg000154445.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/3/000154445.pdf.jpgdfd8b4728526581727c95e991555a667MD5310183/1422282018-10-26 09:36:03.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:36:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
title Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
spellingShingle Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
Stumpf, Ida Regina Chitto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estágio supervisionado
Biblioteconomia
Recursos humanos
title_short Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
title_full Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
title_fullStr Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
title_full_unstemmed Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
title_sort Funções manifestas e latentes do estágio do curso de biblioteconomia da UFRGS e sua relação com os recursos humanos e tipos de bibliotecas
author Stumpf, Ida Regina Chitto
author_facet Stumpf, Ida Regina Chitto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stumpf, Ida Regina Chitto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wright, Richard George
contributor_str_mv Wright, Richard George
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estágio supervisionado
Biblioteconomia
Recursos humanos
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estágio supervisionado
Biblioteconomia
Recursos humanos
description Por atender aos propósitos das instituições de ensino e dos campos de trabalho, o estágio desempenha funções diferenciadas para ambos. Essas funções podem ser tanto as manifestas na literatura como as não previstas, mas suspeitadas para sua realização e que desvirtuam as finalidades específicas do estágio. A pesquisa mostra a diferença entre as funções manifestas e latentes que o estágio desempenha para a educação dos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e para as bibliotecas onde é realizado. As variáveis recursos humanos e tipos de bibliotecas foram relacionadas aos dois tipos de funções. O estudo é descritivo e utilizou como sujeito 56 bibliotecas credenciadas pela Comissão de Estágio do referido Curso. As funções para a educação forma verificadas através da frequência como que o estagiário realiza tarefas semiprofissionais, profissioanis e auxiliares, estas duas últimas caracterizadas com um super e subaproveitamento do aluno. As funções do estágio para as bibliotecas foram verificadas através da opinião dos bibliotecários-chefes sobre os aspectos positivos e negativos que o estágio está desempenhando para a organização. O tratamento estatístico utilizado foi o estabelecimento da média entre os pontos obtidos pelos sujeitos e os testes de significância utilizados foram t e f. Os resultados demonstram que, em geral, o estágio está servindo mais como forma dos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos recebidos em aula, do que estar utilizando o estágiário em lugar do profissional ou um auxiliar com baixa capacitação. Há, porém, uma acentuada tendência de sua utilização no lugar desse último. Nas funções que o estágio desempenha para as bibliotecas, as funções manifestas de servir como meio de comunicação com o Curso, como meio de introdução de novas ideias na instituição e como forma para selecionar e recrutar pessoal profissional superam as funções latentes de servir para aumentar o pessoal das bibliotecas a baixo custos. Os tipos de bibliotecas, a qualtidade e a qualificação dos auxiliares mostraram influir no desempenho das funções. Outras varáveis coletadas pelo instrumento, também, mostraram ser significativas: semestre do aluno, regime de trabalho do estagiário, vantagens que as bibliotecas oferecem ao aluno e a quantidade de leitores das bibliotecas onde o estudante realia o estágio.
publishDate 1979
dc.date.issued.fl_str_mv 1979
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-01T02:09:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142228
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000154445
url http://hdl.handle.net/10183/142228
identifier_str_mv 000154445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/1/000154445.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/2/000154445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142228/3/000154445.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19b2e9fb4181d83e3e8633a7ac1c6423
d6dc354bde0aa4f1217b14bafabf1e65
dfd8b4728526581727c95e991555a667
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085365687517184