Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5067 |
Resumo: | Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível. |
id |
URGS_324097a144028a661d77489e9dde6c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5067 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cardoso, Helen RodriguesVeit, Maria Helena Degani2007-06-06T17:42:08Z2005http://hdl.handle.net/10183/5067000509402Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível.This study analyzes eight dimensions of the curriculum, of the pedagogic practice and of the evaluation, in the school year of 2004, in two groups of literacy in Porto Alegre public schools’ - a State one and a Municipal one. The literacy process in one school system by “Series” is compared with one school organized by “Ciclos de Formação”. The results found in these two practices are compared with the results obtained in a literacy practice investigated in 1984 (Veit, 1990), in the same State School. This investigation was based upon sociologist Basil Bernstein's theory (1996, 1998) and inspired in the operational definitions of a research accomplished in Lisbon by Morais et al. (1993). The comparison among the three educational contexts presented strong differences between the ideologies of an and of the two different educational systems, being possible to distinguish, in the State School, a modality of Visible Pedagogy and, in the Municipal School, an Invisible Pedagogy.application/pdfporBernstein, Basil, 1924-2000AlfabetizaçãoEnsino públicoProfessorPrática pedagógicaCurrículoAvaliação da aprendizagemEnsino por ciclosEnsino público municipalSérie escolarEnsino público estadualSociologia da educaçãoPorto Alegre (RS)LiteracyPedagogical practiceCurriculumPublic institutionsBasil BernsteinUma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000509402.pdf000509402.pdfTexto completoapplication/pdf791801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/1/000509402.pdf0a7d7ad4bfce9246ec76c7fb4e887ce0MD51TEXT000509402.pdf.txt000509402.pdf.txtExtracted Texttext/plain385545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/2/000509402.pdf.txtb4344b780c959addb9022a45e7b4d833MD52THUMBNAIL000509402.pdf.jpg000509402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/3/000509402.pdf.jpg75cfbed61dab1c60183ec353f7f8ddc3MD5310183/50672021-08-18 04:27:18.057255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:27:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas |
title |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas |
spellingShingle |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas Cardoso, Helen Rodrigues Bernstein, Basil, 1924-2000 Alfabetização Ensino público Professor Prática pedagógica Currículo Avaliação da aprendizagem Ensino por ciclos Ensino público municipal Série escolar Ensino público estadual Sociologia da educação Porto Alegre (RS) Literacy Pedagogical practice Curriculum Public institutions Basil Bernstein |
title_short |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas |
title_full |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas |
title_fullStr |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas |
title_full_unstemmed |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas |
title_sort |
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas |
author |
Cardoso, Helen Rodrigues |
author_facet |
Cardoso, Helen Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Helen Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veit, Maria Helena Degani |
contributor_str_mv |
Veit, Maria Helena Degani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bernstein, Basil, 1924-2000 Alfabetização Ensino público Professor Prática pedagógica Currículo Avaliação da aprendizagem Ensino por ciclos Ensino público municipal Série escolar Ensino público estadual Sociologia da educação Porto Alegre (RS) |
topic |
Bernstein, Basil, 1924-2000 Alfabetização Ensino público Professor Prática pedagógica Currículo Avaliação da aprendizagem Ensino por ciclos Ensino público municipal Série escolar Ensino público estadual Sociologia da educação Porto Alegre (RS) Literacy Pedagogical practice Curriculum Public institutions Basil Bernstein |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Pedagogical practice Curriculum Public institutions Basil Bernstein |
description |
Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5067 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000509402 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5067 |
identifier_str_mv |
000509402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/1/000509402.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/2/000509402.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/3/000509402.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a7d7ad4bfce9246ec76c7fb4e887ce0 b4344b780c959addb9022a45e7b4d833 75cfbed61dab1c60183ec353f7f8ddc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085048731303936 |