Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Helen Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5067
Resumo: Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível.
id URGS_324097a144028a661d77489e9dde6c25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5067
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cardoso, Helen RodriguesVeit, Maria Helena Degani2007-06-06T17:42:08Z2005http://hdl.handle.net/10183/5067000509402Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível.This study analyzes eight dimensions of the curriculum, of the pedagogic practice and of the evaluation, in the school year of 2004, in two groups of literacy in Porto Alegre public schools’ - a State one and a Municipal one. The literacy process in one school system by “Series” is compared with one school organized by “Ciclos de Formação”. The results found in these two practices are compared with the results obtained in a literacy practice investigated in 1984 (Veit, 1990), in the same State School. This investigation was based upon sociologist Basil Bernstein's theory (1996, 1998) and inspired in the operational definitions of a research accomplished in Lisbon by Morais et al. (1993). The comparison among the three educational contexts presented strong differences between the ideologies of an and of the two different educational systems, being possible to distinguish, in the State School, a modality of Visible Pedagogy and, in the Municipal School, an Invisible Pedagogy.application/pdfporBernstein, Basil, 1924-2000AlfabetizaçãoEnsino públicoProfessorPrática pedagógicaCurrículoAvaliação da aprendizagemEnsino por ciclosEnsino público municipalSérie escolarEnsino público estadualSociologia da educaçãoPorto Alegre (RS)LiteracyPedagogical practiceCurriculumPublic institutionsBasil BernsteinUma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000509402.pdf000509402.pdfTexto completoapplication/pdf791801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/1/000509402.pdf0a7d7ad4bfce9246ec76c7fb4e887ce0MD51TEXT000509402.pdf.txt000509402.pdf.txtExtracted Texttext/plain385545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/2/000509402.pdf.txtb4344b780c959addb9022a45e7b4d833MD52THUMBNAIL000509402.pdf.jpg000509402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/3/000509402.pdf.jpg75cfbed61dab1c60183ec353f7f8ddc3MD5310183/50672021-08-18 04:27:18.057255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:27:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
title Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
spellingShingle Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
Cardoso, Helen Rodrigues
Bernstein, Basil, 1924-2000
Alfabetização
Ensino público
Professor
Prática pedagógica
Currículo
Avaliação da aprendizagem
Ensino por ciclos
Ensino público municipal
Série escolar
Ensino público estadual
Sociologia da educação
Porto Alegre (RS)
Literacy
Pedagogical practice
Curriculum
Public institutions
Basil Bernstein
title_short Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
title_full Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
title_fullStr Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
title_full_unstemmed Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
title_sort Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
author Cardoso, Helen Rodrigues
author_facet Cardoso, Helen Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Helen Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veit, Maria Helena Degani
contributor_str_mv Veit, Maria Helena Degani
dc.subject.por.fl_str_mv Bernstein, Basil, 1924-2000
Alfabetização
Ensino público
Professor
Prática pedagógica
Currículo
Avaliação da aprendizagem
Ensino por ciclos
Ensino público municipal
Série escolar
Ensino público estadual
Sociologia da educação
Porto Alegre (RS)
topic Bernstein, Basil, 1924-2000
Alfabetização
Ensino público
Professor
Prática pedagógica
Currículo
Avaliação da aprendizagem
Ensino por ciclos
Ensino público municipal
Série escolar
Ensino público estadual
Sociologia da educação
Porto Alegre (RS)
Literacy
Pedagogical practice
Curriculum
Public institutions
Basil Bernstein
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Pedagogical practice
Curriculum
Public institutions
Basil Bernstein
description Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5067
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000509402
url http://hdl.handle.net/10183/5067
identifier_str_mv 000509402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/1/000509402.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/2/000509402.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5067/3/000509402.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a7d7ad4bfce9246ec76c7fb4e887ce0
b4344b780c959addb9022a45e7b4d833
75cfbed61dab1c60183ec353f7f8ddc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085048731303936