Linguagem cinematográfica e(m) aula de português como língua adicional

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Autor(a) principal: Silva, Mariana Bulegon da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229970
Resumo: Este trabalho objetiva compreender, por meio da revisão de literatura, a relação entre linguagem, discurso, arte e cinema a fim de analisar de que forma essa relação se estabeleceu no curso Prática Cinematográfica do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Prática Cinematográfica se trata de um curso orientado por projetos (HERNÁNDEZ, 1998; SCHLATTER; GARCEZ, 2012) que tem por objetivo o trabalho com a linguagem cinematográfica em um curso de Português como Língua Adicional (PLA) para a produção de um curta-metragem. Ancorada em reflexões assentadas por autores como Bakhtin (2017a), Bakhtin (2017b), Nunes (2006), Bergala (2008); Aumont (1995), Carrière (2015), Eisenstein (2002a), Eisenstein (2002b), Nogueira (2010), Martin (2003), Truffaut (2005), Xavier (1983), Xavier (2008a), busco compreender de que forma a relação entre linguagem cinematográfica e PLA se estabeleceu em cinco diferentes âmbitos do curso, quais sejam: a) no planejamento do programa; b) no planejamento das sequências de tarefas; c) nas atividades pedagógicas; d) na interação com os alunos; e) na produção dos curtas pelos alunos. Para a realização deste empreito, de modo que possa compreender o questionamento supramencionado, trato de investigar, através da autoetnografia (CHANG, 2008), de que forma tais noções constituem o curso Prática Cinematográfica e em quais momentos elas foram mobilizadas para sua realização. A partir da metodologia qualitativa de cunho autoetnográfico, realizei a geração dos dados dessa pesquisa por meio de minhas memórias acerca do curso, produzindo o total de 60 textos autonarrativos para a análise dos dados, que foram verificados por meio dos cinco recortes analíticos mencionados anteriormente. Os resultados desta pesquisa apontam que a incursão pelos estudos da linguagem cinematográfica em aula de PLA privilegiam a experiência e a relação de alteridade com a arte e com o cinema (BERGALA, 2008), a educação do olhar (HILGERT, 2014) e o trabalho transdisciplinar (MÖDINGER et al., 2012; SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998), proporcionando uma experiência ético-estética (BULLA; HILGERT; BULEGON, 2018) em aula de PLA a favor de um projeto que envolve, linguagem, arte, cinema e multiletramentos em uma sala de aula multinível.
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Ancorada em reflexões assentadas por autores como Bakhtin (2017a), Bakhtin (2017b), Nunes (2006), Bergala (2008); Aumont (1995), Carrière (2015), Eisenstein (2002a), Eisenstein (2002b), Nogueira (2010), Martin (2003), Truffaut (2005), Xavier (1983), Xavier (2008a), busco compreender de que forma a relação entre linguagem cinematográfica e PLA se estabeleceu em cinco diferentes âmbitos do curso, quais sejam: a) no planejamento do programa; b) no planejamento das sequências de tarefas; c) nas atividades pedagógicas; d) na interação com os alunos; e) na produção dos curtas pelos alunos. Para a realização deste empreito, de modo que possa compreender o questionamento supramencionado, trato de investigar, através da autoetnografia (CHANG, 2008), de que forma tais noções constituem o curso Prática Cinematográfica e em quais momentos elas foram mobilizadas para sua realização. A partir da metodologia qualitativa de cunho autoetnográfico, realizei a geração dos dados dessa pesquisa por meio de minhas memórias acerca do curso, produzindo o total de 60 textos autonarrativos para a análise dos dados, que foram verificados por meio dos cinco recortes analíticos mencionados anteriormente. Os resultados desta pesquisa apontam que a incursão pelos estudos da linguagem cinematográfica em aula de PLA privilegiam a experiência e a relação de alteridade com a arte e com o cinema (BERGALA, 2008), a educação do olhar (HILGERT, 2014) e o trabalho transdisciplinar (MÖDINGER et al., 2012; SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998), proporcionando uma experiência ético-estética (BULLA; HILGERT; BULEGON, 2018) em aula de PLA a favor de um projeto que envolve, linguagem, arte, cinema e multiletramentos em uma sala de aula multinível.This research aims to understand, through literature review, the relationship between language, discourse, art and cinema in order to analyze how this relationship was established in the course Prática Cinematográfica of the Portuguese for Foreigners Program (PPE) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The course Prática Cinematográfica is a project-oriented course (HERNÁNDEZ, 1998; SCHLATTER; GARCEZ, 2012) that aims to work with the cinematographic language in a course of Portuguese as an Additional Language (PLA) for the production of a short film. Based on the reflections of authors such as Bakhtin (2017a), Bakhtin (2017b), Nunes (2006), Bergala (2008); Aumont (1995), Carrière (2015), Eisenstein (2002a), Eisenstein (2002b), Nogueira (2010), Martin (2003), Truffaut (2005) Xavier (1983), Xavier (2008a), I aim to understand how the relationship between cinematographic language and PLA was established in five different areas of the course, such as: (a) in the planning of the study program; (b) in the planning of the task sequences; (c) in the pedagogical activities; (d) in the interaction with the students; (e) in the production of the short films by the students. In order to understand the questioning mentioned above, I investigate, through autoethnography (CHANG, 2008), how these notions constitute the course Prática Cinematográfica and in which moments they were mobilized for its realization. Based on the autoethnographic qualitative methodology, I generated data for this research through my memories about the course, producing a total of 60 autonarrative texts for data analysis, which were verified through the five analytical sections mentioned above. The results of this research point out that the incursion through film language studies in PLA class privileges the experience and the alterity relationship with art and cinema (BERGALA, 2008), the education of the gaze (HILGERT, 2014), an transdisciplinary work (MÖDINGER et al, 2012; SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998), providing an ethical-aesthetic experience (BULLA; HILGERT; BULEGON, 2018) in PLA class in favor of a project that involves, language, art, cinema, multiliteracy in a multilevel classroom.Este trabajo tiene como objetivo comprender, a través de la revisión de literatura, la relación entre lenguaje, discurso, arte y el cine para analizar cómo se estableció esta relación en el curso Prática Cinematográfica del Programa de Portugués para Extranjeros (PPE) de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (UFRGS). El curso Prática Cinematográfica es un curso orientado a proyectos (HERNÁNDEZ, 1998; SCHLATTER; GARCEZ, 2012) que tiene como objetivo trabajar con el lenguaje cinematográfico en un curso de portugués como lengua adicional (PLA) para la producción de un cortometraje. Basándome en las reflexiones asentadas por autores como Bakhtin (2017a), Bakhtin (2017b), Nunes (2006), Bergala (2008); Aumont (1995), Carrière (2015), Eisenstein (2002a), Eisenstein (2002b), Nogueira (2010), Martin (2003), Truffaut (2005), Xavier (1983), Xavier (2008a), busco entender cómo se estableció la relación entre el lenguaje cinematográfico y el PLA en cinco ámbitos diferentes del curso, como son: (a) en la planificación del plan de estudios; (b) en la planificación de las secuencias de tareas; (c) en las actividades pedagógicas; (d) en la interacción con los alumnos; (e) en la producción de los cortometrajes por parte de los alumnos. Para comprender el cuestionamiento antes mencionado, investigo, a través de la autoetnografía (CHANG, 2008), cómo estas nociones constituyen el curso Prática Cinematográfica y en qué momentos fueron movilizadas para su realización. Desde la metodología cualitativa de carácter autoetnográfico, realicé la generación de datos de esta investigación a través de mis recuerdos sobre el curso, produciendo un total de 60 textos autonarrativos para el análisis de datos, los cuales se han verificado a través de los cinco recortes analíticos mencionados anteriormente. Los resultados de esta investigación señalan que la incursión de los estudios del lenguaje cinematográfico en la clase de PLA privilegian la experiencia y la relación de alteridad con el arte y el cine (BERGALA, 2008), la educación de la mirada (HILGERT, 2014), un trabajo transdisciplinario (MÖDINGER et al, 2012; SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998), proporcionando una experiencia ético-estética (BULLA; HILGERT; BULEGON, 2018) en la clase de PLA en favor de un proyecto que implique lenguaje, arte, cine, multiliteracidades en un aula multinivel.application/pdfporLíngua portuguesaCinemaMultiletramentoLinguagem cinematográficaPortuguese as an Additional LanguageMultiliteraciesCinematic LanguagePortugués como lengua adicionalCineMultiliteracidadLenguaje cinematográficoLinguagem cinematográfica e(m) aula de português como língua adicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131602.pdf.txt001131602.pdf.txtExtracted Texttext/plain437055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229970/2/001131602.pdf.txtb68a711ecc92b07465dd4ebe7566576cMD52ORIGINAL001131602.pdfTexto completoapplication/pdf4171171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229970/1/001131602.pdfc7d61806fd3c314fed9844a170c6ed08MD5110183/2299702021-10-04 04:21:36.350659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-10-04T07:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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