Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moresco, Berenice de Fátima da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117754
Resumo: Esta pesquisa versou sobre a investigação dos movimentos que se evidenciam nas interações pela interface do uso de tecnologias digitais e que geraram ações conjuntas entre o professor de SIR/AEE e os outros professores da escola em direção a processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiências no trabalho da escola de ensino fundamental e regular. Ressaltar abordagens conceituais sobre os processos educacionais que se destacaram na perspectiva da inclusão através do uso do AVA foi o principal objetivo. O estudo de casos múltiplos serviu de recurso para o desenvolvimento da pesquisa, que teve como cenário as amarras teóricas dos estudos sócio-históricos de Vygotsky, assim como o percurso do serviço nas SIR/AEE na rede municipal de Educação de Porto Alegre e os estudos sobre recursos tecnológicos digitais.
id URGS_328663d1ba60a01cf25acf8f48370688
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117754
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Moresco, Berenice de Fátima da SilvaSantarosa, Lucila Maria Costi2015-06-11T02:01:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/117754000968330Esta pesquisa versou sobre a investigação dos movimentos que se evidenciam nas interações pela interface do uso de tecnologias digitais e que geraram ações conjuntas entre o professor de SIR/AEE e os outros professores da escola em direção a processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiências no trabalho da escola de ensino fundamental e regular. Ressaltar abordagens conceituais sobre os processos educacionais que se destacaram na perspectiva da inclusão através do uso do AVA foi o principal objetivo. O estudo de casos múltiplos serviu de recurso para o desenvolvimento da pesquisa, que teve como cenário as amarras teóricas dos estudos sócio-históricos de Vygotsky, assim como o percurso do serviço nas SIR/AEE na rede municipal de Educação de Porto Alegre e os estudos sobre recursos tecnológicos digitais.This research deals with the investigation of movements that are identify on the interactions through use the virtual learning environment (AVA) and which will generate actions between the teacher SIR/ESA and the other school teachers toward educational processes in view of the inclusion of students with disabilities on the work of elementary and regular school education. Emphasize conceptual approaches on the educational processes which highlighted from the perspective of inclusion through the use of AVA was the main goal. And the multiple case study served as a resource for the development of the research that took place at the theoretical bonds of historical social studies of Vygotsky, as well as the path of service in the SIR/ESA in the public education school network of Porto Alegre and studies on digital technology resources.application/pdfporInclusão escolarTecnologia educacionalAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemSpecial educationDigital technologiesProcessos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000968330.pdf.txt000968330.pdf.txtExtracted Texttext/plain352057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/2/000968330.pdf.txt8fd0cf723fb92191e3f83e3409047524MD52ORIGINAL000968330.pdf000968330.pdfTexto completoapplication/pdf2818251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/1/000968330.pdf3c1c0156065669f6b5425468fe36cd2eMD51THUMBNAIL000968330.pdf.jpg000968330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/3/000968330.pdf.jpg0d3e81260cdbd4764a9c05073d91bd2eMD5310183/1177542018-10-23 09:00:54.173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
title Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
spellingShingle Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
Moresco, Berenice de Fátima da Silva
Inclusão escolar
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Special education
Digital technologies
title_short Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
title_full Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
title_fullStr Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
title_full_unstemmed Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
title_sort Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
author Moresco, Berenice de Fátima da Silva
author_facet Moresco, Berenice de Fátima da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moresco, Berenice de Fátima da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
contributor_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
topic Inclusão escolar
Tecnologia educacional
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Special education
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Digital technologies
description Esta pesquisa versou sobre a investigação dos movimentos que se evidenciam nas interações pela interface do uso de tecnologias digitais e que geraram ações conjuntas entre o professor de SIR/AEE e os outros professores da escola em direção a processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiências no trabalho da escola de ensino fundamental e regular. Ressaltar abordagens conceituais sobre os processos educacionais que se destacaram na perspectiva da inclusão através do uso do AVA foi o principal objetivo. O estudo de casos múltiplos serviu de recurso para o desenvolvimento da pesquisa, que teve como cenário as amarras teóricas dos estudos sócio-históricos de Vygotsky, assim como o percurso do serviço nas SIR/AEE na rede municipal de Educação de Porto Alegre e os estudos sobre recursos tecnológicos digitais.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-11T02:01:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117754
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968330
url http://hdl.handle.net/10183/117754
identifier_str_mv 000968330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/2/000968330.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/1/000968330.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/3/000968330.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fd0cf723fb92191e3f83e3409047524
3c1c0156065669f6b5425468fe36cd2e
0d3e81260cdbd4764a9c05073d91bd2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085324119867392