Processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117754 |
Resumo: | Esta pesquisa versou sobre a investigação dos movimentos que se evidenciam nas interações pela interface do uso de tecnologias digitais e que geraram ações conjuntas entre o professor de SIR/AEE e os outros professores da escola em direção a processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiências no trabalho da escola de ensino fundamental e regular. Ressaltar abordagens conceituais sobre os processos educacionais que se destacaram na perspectiva da inclusão através do uso do AVA foi o principal objetivo. O estudo de casos múltiplos serviu de recurso para o desenvolvimento da pesquisa, que teve como cenário as amarras teóricas dos estudos sócio-históricos de Vygotsky, assim como o percurso do serviço nas SIR/AEE na rede municipal de Educação de Porto Alegre e os estudos sobre recursos tecnológicos digitais. |
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Moresco, Berenice de Fátima da SilvaSantarosa, Lucila Maria Costi2015-06-11T02:01:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/117754000968330Esta pesquisa versou sobre a investigação dos movimentos que se evidenciam nas interações pela interface do uso de tecnologias digitais e que geraram ações conjuntas entre o professor de SIR/AEE e os outros professores da escola em direção a processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiências no trabalho da escola de ensino fundamental e regular. Ressaltar abordagens conceituais sobre os processos educacionais que se destacaram na perspectiva da inclusão através do uso do AVA foi o principal objetivo. O estudo de casos múltiplos serviu de recurso para o desenvolvimento da pesquisa, que teve como cenário as amarras teóricas dos estudos sócio-históricos de Vygotsky, assim como o percurso do serviço nas SIR/AEE na rede municipal de Educação de Porto Alegre e os estudos sobre recursos tecnológicos digitais.This research deals with the investigation of movements that are identify on the interactions through use the virtual learning environment (AVA) and which will generate actions between the teacher SIR/ESA and the other school teachers toward educational processes in view of the inclusion of students with disabilities on the work of elementary and regular school education. Emphasize conceptual approaches on the educational processes which highlighted from the perspective of inclusion through the use of AVA was the main goal. And the multiple case study served as a resource for the development of the research that took place at the theoretical bonds of historical social studies of Vygotsky, as well as the path of service in the SIR/ESA in the public education school network of Porto Alegre and studies on digital technology resources.application/pdfporInclusão escolarTecnologia educacionalAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemSpecial educationDigital technologiesProcessos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000968330.pdf.txt000968330.pdf.txtExtracted Texttext/plain352057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/2/000968330.pdf.txt8fd0cf723fb92191e3f83e3409047524MD52ORIGINAL000968330.pdf000968330.pdfTexto completoapplication/pdf2818251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/1/000968330.pdf3c1c0156065669f6b5425468fe36cd2eMD51THUMBNAIL000968330.pdf.jpg000968330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117754/3/000968330.pdf.jpg0d3e81260cdbd4764a9c05073d91bd2eMD5310183/1177542018-10-23 09:00:54.173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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