Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonza, Andréa Poletto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14661
Resumo: Esta Tese integra-se ao leque de pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para potencializar o processo de info-inclusão. A partir da perspectiva do usuário com limitação visual, objetiva estudar os aspectos fundamentais em Ambientes Virtuais para que atendam à Acessibilidade, Usabilidade e Comunicabilidade para com deficientes visuais no contexto do Desenho Universal. O referencial teórico traz informações atinentes aos Espaços Virtuais, às Tecnologias Assistivas, aos Padrões de Desenvolvimento Web e aos Conceitos de Qualidade de Uso de Sistemas. Durante a análise desta Tese, motivados por um Estudo Prévio em um Ambiente de Ensino a Distância, propusemo-nos a investigar três interfaces: dois sites e um ambiente inclusivo, que já possuíam o selo de acessibilidade. Coletamos dados por meio de mecanismos de validação automáticos e manuais. Durante a validação manual, os itens obscuros das interfaces, trazidos por usuários deficientes visuais, impulsionaram a análise e a discussão, possibilitando eleger categorias e pontuar aspectos considerados fundamentais para se ter um ambiente com qualidade de uso. Nesse contexto, discutimos a validade do rótulo de acessibilidade, a necessidade de uma Web Semântica e a importância da validação manual com usuários reais.
id URGS_8e7d8f7fcbbf3d0cd5d308ef09896f4f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14661
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sonza, Andréa PolettoSantarosa, Lucila Maria CostiConforto, Débora2008-11-19T04:12:56Z2008http://hdl.handle.net/10183/14661000666392Esta Tese integra-se ao leque de pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para potencializar o processo de info-inclusão. A partir da perspectiva do usuário com limitação visual, objetiva estudar os aspectos fundamentais em Ambientes Virtuais para que atendam à Acessibilidade, Usabilidade e Comunicabilidade para com deficientes visuais no contexto do Desenho Universal. O referencial teórico traz informações atinentes aos Espaços Virtuais, às Tecnologias Assistivas, aos Padrões de Desenvolvimento Web e aos Conceitos de Qualidade de Uso de Sistemas. Durante a análise desta Tese, motivados por um Estudo Prévio em um Ambiente de Ensino a Distância, propusemo-nos a investigar três interfaces: dois sites e um ambiente inclusivo, que já possuíam o selo de acessibilidade. Coletamos dados por meio de mecanismos de validação automáticos e manuais. Durante a validação manual, os itens obscuros das interfaces, trazidos por usuários deficientes visuais, impulsionaram a análise e a discussão, possibilitando eleger categorias e pontuar aspectos considerados fundamentais para se ter um ambiente com qualidade de uso. Nesse contexto, discutimos a validade do rótulo de acessibilidade, a necessidade de uma Web Semântica e a importância da validação manual com usuários reais.This thesis is part of a group of researches developed by the NIEE (Departament of Informatic in Special Education) of UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul) to improve the process of info-inclusion. Through the perspective of the user with visual limitation, the objective of this research is to study the fundamental aspects in Virtual Environments so they can provide Accessibility, Usability and Communicability to the visual disabled users in the context of the Universal Design. The theoretical references bring information about Virtual Spaces, Assistive Technologies, Web Development Standards, and Concepts of Quality in the Use of Systems. During the analysis of this thesis, motivated by a Previous Study in a Distance Learning Environment, we proposed to investigate three interfaces: two websites and an inclusive environment that already had the accessibility label. We collected data through automatic and manual mechanisms of validation. During the manual validation, the obscure items of the interfaces, brought by visual disabled users, motivated the analysis and the discussion, making it possible to define categories and aspects considered fundamental to have an environment with quality of usage. In this context, we have discussed the validity of the accessibility label, the necessity of a Semantic Web and the importance of the manual validation with real users.application/pdfporInclusão digitalDeficiente da visãoAmbiente de aprendizagemAmbiente computacionalVisual disabilityDigital inclusionEnvironment of learningVirtual environmentAccessibilitySpecial educationAmbientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000666392.pdf000666392.pdfTexto completoapplication/pdf8314315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14661/1/000666392.pdfaba9619c28cfde722f7cc3b3205c3eceMD51TEXT000666392.pdf.txt000666392.pdf.txtExtracted Texttext/plain678343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14661/2/000666392.pdf.txt14d20028c1a65e75892a19aad6865eb1MD52THUMBNAIL000666392.pdf.jpg000666392.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14661/3/000666392.pdf.jpg23ddd8dfa9514de8c31e97a601709d08MD5310183/146612018-10-17 09:32:12.004oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:32:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
title Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
spellingShingle Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
Sonza, Andréa Poletto
Inclusão digital
Deficiente da visão
Ambiente de aprendizagem
Ambiente computacional
Visual disability
Digital inclusion
Environment of learning
Virtual environment
Accessibility
Special education
title_short Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
title_full Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
title_fullStr Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
title_full_unstemmed Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
title_sort Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
author Sonza, Andréa Poletto
author_facet Sonza, Andréa Poletto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonza, Andréa Poletto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Conforto, Débora
contributor_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
Conforto, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Deficiente da visão
Ambiente de aprendizagem
Ambiente computacional
topic Inclusão digital
Deficiente da visão
Ambiente de aprendizagem
Ambiente computacional
Visual disability
Digital inclusion
Environment of learning
Virtual environment
Accessibility
Special education
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual disability
Digital inclusion
Environment of learning
Virtual environment
Accessibility
Special education
description Esta Tese integra-se ao leque de pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para potencializar o processo de info-inclusão. A partir da perspectiva do usuário com limitação visual, objetiva estudar os aspectos fundamentais em Ambientes Virtuais para que atendam à Acessibilidade, Usabilidade e Comunicabilidade para com deficientes visuais no contexto do Desenho Universal. O referencial teórico traz informações atinentes aos Espaços Virtuais, às Tecnologias Assistivas, aos Padrões de Desenvolvimento Web e aos Conceitos de Qualidade de Uso de Sistemas. Durante a análise desta Tese, motivados por um Estudo Prévio em um Ambiente de Ensino a Distância, propusemo-nos a investigar três interfaces: dois sites e um ambiente inclusivo, que já possuíam o selo de acessibilidade. Coletamos dados por meio de mecanismos de validação automáticos e manuais. Durante a validação manual, os itens obscuros das interfaces, trazidos por usuários deficientes visuais, impulsionaram a análise e a discussão, possibilitando eleger categorias e pontuar aspectos considerados fundamentais para se ter um ambiente com qualidade de uso. Nesse contexto, discutimos a validade do rótulo de acessibilidade, a necessidade de uma Web Semântica e a importância da validação manual com usuários reais.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-19T04:12:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14661
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000666392
url http://hdl.handle.net/10183/14661
identifier_str_mv 000666392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14661/1/000666392.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14661/2/000666392.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14661/3/000666392.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aba9619c28cfde722f7cc3b3205c3ece
14d20028c1a65e75892a19aad6865eb1
23ddd8dfa9514de8c31e97a601709d08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085133918666752