Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thales Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31451
Resumo: A presente pesquisa buscou identificar estratégias de aprendizado utilizadas por flautistas, alunos do curso de graduação em música da UFRGS, no preparo de um excerto orquestral. O referencial teórico foi um estudo de caso realizado por Nielsen (1999) intitulado “Learning strategies in instrumental music practice” no qual a autora se propõe a identificar a utilização de estratégias de aprendizado por dois estudantes de órgão no preparo de uma obra musical. O presente trabalho buscou identificar e classificar possíveis estratégias utilizadas pelos flautistas em seu estudo individual bem como fazer uma reflexão envolvendo o esquema proposto por Nielsen (1999) e suas relações com as estratégias utilizadas pelos flautistas. Os participantes foram sete alunos-flautistas da graduação da UFRGS, e o excerto trabalhado foram os quatro primeiros compassos da obra “Prélude à l’après midi d’un faune”, do compositor Claude-Achille Debussy. A metodologia utilizada se constituiu na coleta de relatos verbais, na observação do comportamento e em entrevista semi-estruturada dos participantes, todos com registro em vídeo. A análise dos dados foi feita qualitativamente, tendo-se chegado à conclusão de que os flautistas utilizam estratégias de aprendizado, aplicam-nas de maneira coerente à resolução pretendida dos problemas, ao passo que essas se diferem daquelas identificadas em pesquisas com pianistas e organistas.
id URGS_32ea2af02e305523c97169a0e60fe258
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31451
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Thales SouzaWinter, Leonardo Loureiro2011-08-30T06:01:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/31451000778405A presente pesquisa buscou identificar estratégias de aprendizado utilizadas por flautistas, alunos do curso de graduação em música da UFRGS, no preparo de um excerto orquestral. O referencial teórico foi um estudo de caso realizado por Nielsen (1999) intitulado “Learning strategies in instrumental music practice” no qual a autora se propõe a identificar a utilização de estratégias de aprendizado por dois estudantes de órgão no preparo de uma obra musical. O presente trabalho buscou identificar e classificar possíveis estratégias utilizadas pelos flautistas em seu estudo individual bem como fazer uma reflexão envolvendo o esquema proposto por Nielsen (1999) e suas relações com as estratégias utilizadas pelos flautistas. Os participantes foram sete alunos-flautistas da graduação da UFRGS, e o excerto trabalhado foram os quatro primeiros compassos da obra “Prélude à l’après midi d’un faune”, do compositor Claude-Achille Debussy. A metodologia utilizada se constituiu na coleta de relatos verbais, na observação do comportamento e em entrevista semi-estruturada dos participantes, todos com registro em vídeo. A análise dos dados foi feita qualitativamente, tendo-se chegado à conclusão de que os flautistas utilizam estratégias de aprendizado, aplicam-nas de maneira coerente à resolução pretendida dos problemas, ao passo que essas se diferem daquelas identificadas em pesquisas com pianistas e organistas.This research aimed to identify learning strategies utilized by flute graduate students in the preparation of an orchestral excerpt to be played in a final exam. The theoretical framework was constituted by Nielsen’s case study ‘Learning strategies in instrumental music practice’ (1999), in wich the author aimed to identify learning strategies used by two organ students in their preparation of a piece to be performed. More specifically, this work aimed to identify possible strategies as these were used by the students in their individual practice, classify these strategies into categories as well as provide a reflexion on the correspondence of the strategies identified with those proposed by Nielsen (1999) in her research. Seven flute graduate students at The Federal University of Rio Grande do Sul, at Porto Alegre, Brazil, were videotaped as they worked through the first four bars of Debussy’s “Prélude à l’après midi d’un faune”, providing verbal reports throughout their practice, wich constituted data for this research, along with their observed behavior as well as a semi-structured interview that took place at the end of data collecting period. Data was analysed qualitatively. The analysis showed the use of learning strategies by the students, as well as a rather coherent aplication of them as these were utlilized in the solving of problems. Meanwhile, the strategies used by the flutists differed of those used by pianists and organists.application/pdfporMusica : AprendizagemEstratégias de estudoFlauta transversa : EstudoPerformance musicalPráticas interpretativas (Música)Learning strategiesIndividual practiceTransverse fluteUtilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000778405.pdf000778405.pdfTexto completoapplication/pdf412414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31451/1/000778405.pdf8e7aafc15c482f1eab10f7c2f2c8d438MD51TEXT000778405.pdf.txt000778405.pdf.txtExtracted Texttext/plain119101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31451/2/000778405.pdf.txt67d27256dce92f6177444056e30fb091MD52THUMBNAIL000778405.pdf.jpg000778405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31451/3/000778405.pdf.jpg55808a2b794f6288fe8de7c9f6015a51MD5310183/314512018-10-11 08:54:21.839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:54:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
title Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
spellingShingle Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
Silva, Thales Souza
Musica : Aprendizagem
Estratégias de estudo
Flauta transversa : Estudo
Performance musical
Práticas interpretativas (Música)
Learning strategies
Individual practice
Transverse flute
title_short Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
title_full Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
title_fullStr Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
title_full_unstemmed Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
title_sort Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
author Silva, Thales Souza
author_facet Silva, Thales Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thales Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Winter, Leonardo Loureiro
contributor_str_mv Winter, Leonardo Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Musica : Aprendizagem
Estratégias de estudo
Flauta transversa : Estudo
Performance musical
Práticas interpretativas (Música)
topic Musica : Aprendizagem
Estratégias de estudo
Flauta transversa : Estudo
Performance musical
Práticas interpretativas (Música)
Learning strategies
Individual practice
Transverse flute
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning strategies
Individual practice
Transverse flute
description A presente pesquisa buscou identificar estratégias de aprendizado utilizadas por flautistas, alunos do curso de graduação em música da UFRGS, no preparo de um excerto orquestral. O referencial teórico foi um estudo de caso realizado por Nielsen (1999) intitulado “Learning strategies in instrumental music practice” no qual a autora se propõe a identificar a utilização de estratégias de aprendizado por dois estudantes de órgão no preparo de uma obra musical. O presente trabalho buscou identificar e classificar possíveis estratégias utilizadas pelos flautistas em seu estudo individual bem como fazer uma reflexão envolvendo o esquema proposto por Nielsen (1999) e suas relações com as estratégias utilizadas pelos flautistas. Os participantes foram sete alunos-flautistas da graduação da UFRGS, e o excerto trabalhado foram os quatro primeiros compassos da obra “Prélude à l’après midi d’un faune”, do compositor Claude-Achille Debussy. A metodologia utilizada se constituiu na coleta de relatos verbais, na observação do comportamento e em entrevista semi-estruturada dos participantes, todos com registro em vídeo. A análise dos dados foi feita qualitativamente, tendo-se chegado à conclusão de que os flautistas utilizam estratégias de aprendizado, aplicam-nas de maneira coerente à resolução pretendida dos problemas, ao passo que essas se diferem daquelas identificadas em pesquisas com pianistas e organistas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-30T06:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31451
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000778405
url http://hdl.handle.net/10183/31451
identifier_str_mv 000778405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31451/1/000778405.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31451/2/000778405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31451/3/000778405.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e7aafc15c482f1eab10f7c2f2c8d438
67d27256dce92f6177444056e30fb091
55808a2b794f6288fe8de7c9f6015a51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085207516119040