Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254806 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa permitiram averiguar e avaliar a importância das anotações em partituras enquanto estratégia de aprendizagem para os músicos flautistas. |
id |
URGS_63745ab5ffed7f8e8d81fe4ebd805536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254806 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schmidt, DainerWinter, Leonardo Loureiro2023-02-14T03:22:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/254806001158827A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa permitiram averiguar e avaliar a importância das anotações em partituras enquanto estratégia de aprendizagem para os músicos flautistas.The present study aimed to investigate the usage of annotations in music scores made by flutists as learning strategy of new repertoire. In addition to the bibliographic review, and used as a theoretical basis, quali-quantitative research was conducted, having as participants students and professional flutists active in Brazil and abroad. Annotated music scores and responses to an online questionnaire were collected. The results allowed us to investigate and evaluate the importance of annotations in music scores as a learning strategy for flutists.application/pdfporFlauta transversalPartituraConstrução interpretativaPerformance musicalAnnotations in music scoresLearning strategies in musicInterpretative constructionMusic performanceFluteAnotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158827.pdf.txt001158827.pdf.txtExtracted Texttext/plain253613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/2/001158827.pdf.txt6ee3b7e67f663aa6ae9ecfdfbd11b4f6MD52ORIGINAL001158827.pdfTexto completoapplication/pdf6923520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/1/001158827.pdfa6e7509a63732c197bca099e5082078aMD5110183/2548062023-02-15 04:24:31.900703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-15T06:24:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas |
title |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas |
spellingShingle |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas Schmidt, Dainer Flauta transversal Partitura Construção interpretativa Performance musical Annotations in music scores Learning strategies in music Interpretative construction Music performance Flute |
title_short |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas |
title_full |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas |
title_fullStr |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas |
title_full_unstemmed |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas |
title_sort |
Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas |
author |
Schmidt, Dainer |
author_facet |
Schmidt, Dainer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Dainer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Winter, Leonardo Loureiro |
contributor_str_mv |
Winter, Leonardo Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flauta transversal Partitura Construção interpretativa Performance musical |
topic |
Flauta transversal Partitura Construção interpretativa Performance musical Annotations in music scores Learning strategies in music Interpretative construction Music performance Flute |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Annotations in music scores Learning strategies in music Interpretative construction Music performance Flute |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa permitiram averiguar e avaliar a importância das anotações em partituras enquanto estratégia de aprendizagem para os músicos flautistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-14T03:22:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254806 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001158827 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254806 |
identifier_str_mv |
001158827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/2/001158827.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/1/001158827.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ee3b7e67f663aa6ae9ecfdfbd11b4f6 a6e7509a63732c197bca099e5082078a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736744514519040 |