Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogéria Maria Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203912
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ABP, a aquisição de conhecimentos deve ser promovida pelo ensino interdisciplinar, a pesquisa, o trabalho em grupo e a autonomia de cada estudante, em busca de soluções técnicas para a resolução dos problemas que possam surgir ao longo do processo, sob a orientação do professor. No segundo semestre de 2017, discentes do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, foram desafiados a produzirem, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma cópia de estatueta ou de uma luva hidráulica (luva de correr) em cerâmica, metal e polímero. A presente pesquisa de mestrado possui uma abordagem qualitativa, propondo-se a desvelar as impressões discentes a respeito do uso da ABP, incluindo desafios, conquistas e, sobretudo, as contribuições ou entraves advindos da experiência. Os dados foram obtidos por meio da observação direta, análise de documentos e questionários respondidos pelos discentes e analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), resultando na criação de categorias que delinearam o universo estudado a partir das falas dos discentes. Os resultados obtidos mostram a grande relevância que o uso da ABP nos cursos de Engenharia, especificamente a Engenharia de Materiais, possui como forma de enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da realização de projetos. O uso da referida metodologia ativa envolve não só os aspectos acadêmicos e técnicos, mas também contribui para a aquisição de atributos, qualificações e habilidades necessárias ao futuro egresso. A pesquisa mostrou que a importância da ABP nas engenharias vem atrelada a uma série de ajustes que devem ser considerados e implementados para que proporcione os resultados satisfatórios. Entre os ajustes, podem ser citados: planejamento, infraestrutura adequada às atividades acadêmicas práticas, maior integração do corpo docente, técnico e gestores, inter-relação entre os conteúdos acadêmicos estudados e o projeto, além da participação, apoio e acompanhamento docente contínuo.
id URGS_3360a72ae311c4526c8d5196e266ad19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203912
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Rogéria Maria Rodrigues daSalgado, Tania Denise Miskinis2019-12-27T04:05:20Z2019http://hdl.handle.net/10183/203912001106398A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ABP, a aquisição de conhecimentos deve ser promovida pelo ensino interdisciplinar, a pesquisa, o trabalho em grupo e a autonomia de cada estudante, em busca de soluções técnicas para a resolução dos problemas que possam surgir ao longo do processo, sob a orientação do professor. No segundo semestre de 2017, discentes do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, foram desafiados a produzirem, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma cópia de estatueta ou de uma luva hidráulica (luva de correr) em cerâmica, metal e polímero. A presente pesquisa de mestrado possui uma abordagem qualitativa, propondo-se a desvelar as impressões discentes a respeito do uso da ABP, incluindo desafios, conquistas e, sobretudo, as contribuições ou entraves advindos da experiência. Os dados foram obtidos por meio da observação direta, análise de documentos e questionários respondidos pelos discentes e analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), resultando na criação de categorias que delinearam o universo estudado a partir das falas dos discentes. Os resultados obtidos mostram a grande relevância que o uso da ABP nos cursos de Engenharia, especificamente a Engenharia de Materiais, possui como forma de enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da realização de projetos. O uso da referida metodologia ativa envolve não só os aspectos acadêmicos e técnicos, mas também contribui para a aquisição de atributos, qualificações e habilidades necessárias ao futuro egresso. A pesquisa mostrou que a importância da ABP nas engenharias vem atrelada a uma série de ajustes que devem ser considerados e implementados para que proporcione os resultados satisfatórios. Entre os ajustes, podem ser citados: planejamento, infraestrutura adequada às atividades acadêmicas práticas, maior integração do corpo docente, técnico e gestores, inter-relação entre os conteúdos acadêmicos estudados e o projeto, além da participação, apoio e acompanhamento docente contínuo.Project-Based Learning (PBL) is a teaching methodology that emphasizes student action over the passivity of traditional teaching, using realistic projects in the teaching of academic content. In PBL, the acquisition of knowledge should be promoted by interdisciplinary teaching, research, group work, and the autonomy of each student, in search for technical solutions for solving problems that may arise throughout the process, under the guidance of a teacher. In the second semester of 2017, students of the Materials Engineering course of the Federal Rural University of Pernambuco, at the Academic Unit of Cabo de Santo Agostinho, were challenged to produce, by means of Project-Based Learning, a copy of a figurine or a hydraulic glove (running glove), in ceramics, metal and polymer. The present masters’ research has a qualitative approach, aiming to unveil the student's impressions regarding the use of PBL, including challenges, achievements and, above all, the contributions or obstacles arising from experience. The data were obtained by direct observation, analysis of documents and questionnaires answered by the students and analyzed from the perspective of content analysis, according to Bardin (1977), resulting in the creation of categories that delineated the universe studied from the students' speeches. The results show the great relevance that the use of PBL in Engineering courses, specifically Materials Engineering, as a way of enriching the teaching and learning process with projects execution. The use of this active methodology involves not only the academic and technical aspects, but also contributes to the acquisition of attributes, qualifications and skills necessary for future graduates. Research has shown that the importance of PBL in engineering is linked to a number of adjustments that must be considered and implemented to provide satisfactory results. Among the adjustments, the following can be mentioned: planning, adequate infrastructure for practical academic activities, greater integration of professors, technicians and managers, interrelationship between the academic contents studied and the project, as well as continuous participation, support and monitoring of teachers.application/pdfporEnsino de engenhariaEngenharia de materiaisMétodos de ensinoModelos de aprendizagemEnsino por projetosProject-Based Learning (PBL)Engineering teachingMaterials engineeringAprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenhariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106398.pdf.txt001106398.pdf.txtExtracted Texttext/plain330527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203912/2/001106398.pdf.txtac3087214b577fcee842f49a640b461fMD52ORIGINAL001106398.pdfTexto completoapplication/pdf7595857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203912/1/001106398.pdfe2bec49d6d2255852adea912a9649f07MD5110183/2039122022-09-07 04:51:04.750371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:51:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
title Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
Silva, Rogéria Maria Rodrigues da
Ensino de engenharia
Engenharia de materiais
Métodos de ensino
Modelos de aprendizagem
Ensino por projetos
Project-Based Learning (PBL)
Engineering teaching
Materials engineering
title_short Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
title_full Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
title_sort Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
author Silva, Rogéria Maria Rodrigues da
author_facet Silva, Rogéria Maria Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogéria Maria Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de engenharia
Engenharia de materiais
Métodos de ensino
Modelos de aprendizagem
Ensino por projetos
topic Ensino de engenharia
Engenharia de materiais
Métodos de ensino
Modelos de aprendizagem
Ensino por projetos
Project-Based Learning (PBL)
Engineering teaching
Materials engineering
dc.subject.eng.fl_str_mv Project-Based Learning (PBL)
Engineering teaching
Materials engineering
description A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ABP, a aquisição de conhecimentos deve ser promovida pelo ensino interdisciplinar, a pesquisa, o trabalho em grupo e a autonomia de cada estudante, em busca de soluções técnicas para a resolução dos problemas que possam surgir ao longo do processo, sob a orientação do professor. No segundo semestre de 2017, discentes do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, foram desafiados a produzirem, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma cópia de estatueta ou de uma luva hidráulica (luva de correr) em cerâmica, metal e polímero. A presente pesquisa de mestrado possui uma abordagem qualitativa, propondo-se a desvelar as impressões discentes a respeito do uso da ABP, incluindo desafios, conquistas e, sobretudo, as contribuições ou entraves advindos da experiência. Os dados foram obtidos por meio da observação direta, análise de documentos e questionários respondidos pelos discentes e analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), resultando na criação de categorias que delinearam o universo estudado a partir das falas dos discentes. Os resultados obtidos mostram a grande relevância que o uso da ABP nos cursos de Engenharia, especificamente a Engenharia de Materiais, possui como forma de enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da realização de projetos. O uso da referida metodologia ativa envolve não só os aspectos acadêmicos e técnicos, mas também contribui para a aquisição de atributos, qualificações e habilidades necessárias ao futuro egresso. A pesquisa mostrou que a importância da ABP nas engenharias vem atrelada a uma série de ajustes que devem ser considerados e implementados para que proporcione os resultados satisfatórios. Entre os ajustes, podem ser citados: planejamento, infraestrutura adequada às atividades acadêmicas práticas, maior integração do corpo docente, técnico e gestores, inter-relação entre os conteúdos acadêmicos estudados e o projeto, além da participação, apoio e acompanhamento docente contínuo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:05:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203912
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106398
url http://hdl.handle.net/10183/203912
identifier_str_mv 001106398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203912/2/001106398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203912/1/001106398.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac3087214b577fcee842f49a640b461f
e2bec49d6d2255852adea912a9649f07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085511900954624