Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15884 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um método de análise de confiabilidade de sistemas novos em desenvolvimento, no qual se utiliza como referência dados predominantemente qualitativos. O método proposto está organizado em três fases, as quais são subdivididas em etapas que constituem as atividades a serem realizadas. A primeira fase é a análise FMEA, que visa definir e identificar falhas potenciais do sistema ainda em seus estágios iniciais de conceituação e projeto. A segunda fase é a análise de confiabilidade, que tem como objetivo gerar dados quantitativos para uma análise aprimorada da confiabilidade do sistema a partir de dados qualitativos coletados na fase da análise FMEA. A terceira fase consiste na análise comparativa e visa, além de comparar os resultados obtidos previamente, propor uma forma de integração destes. O método proposto foi aplicado em dois sistemas principais de um sistema de transporte sobre trilhos: o sistema de propulsão e o sistema de controle. Com o intuito de integrar as duas técnicas, propôs-se uma nova forma de calcular o risco, denominado RPNI, que leva em consideração o índice de severidade, a probabilidade de ocorrência, a probabilidade de detecção e o índice de impacto. A partir desse valor, foi então possível determinar os componentes considerados prioritários para os sistemas e propor as medidas cabíveis, tendo em vista as metas de segurança e a confiabilidade do sistema em desenvolvimento. |
id |
URGS_336b3bd8a62a673084a3094a5635baf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15884 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Guzzon, Samanta de OliveiraRibeiro, Jose Luis Duarte2009-05-22T04:12:45Z2009http://hdl.handle.net/10183/15884000693085Este trabalho apresenta um método de análise de confiabilidade de sistemas novos em desenvolvimento, no qual se utiliza como referência dados predominantemente qualitativos. O método proposto está organizado em três fases, as quais são subdivididas em etapas que constituem as atividades a serem realizadas. A primeira fase é a análise FMEA, que visa definir e identificar falhas potenciais do sistema ainda em seus estágios iniciais de conceituação e projeto. A segunda fase é a análise de confiabilidade, que tem como objetivo gerar dados quantitativos para uma análise aprimorada da confiabilidade do sistema a partir de dados qualitativos coletados na fase da análise FMEA. A terceira fase consiste na análise comparativa e visa, além de comparar os resultados obtidos previamente, propor uma forma de integração destes. O método proposto foi aplicado em dois sistemas principais de um sistema de transporte sobre trilhos: o sistema de propulsão e o sistema de controle. Com o intuito de integrar as duas técnicas, propôs-se uma nova forma de calcular o risco, denominado RPNI, que leva em consideração o índice de severidade, a probabilidade de ocorrência, a probabilidade de detecção e o índice de impacto. A partir desse valor, foi então possível determinar os componentes considerados prioritários para os sistemas e propor as medidas cabíveis, tendo em vista as metas de segurança e a confiabilidade do sistema em desenvolvimento.This work presents a method for the reliability analysis of a new system under development, which uses qualitative data as predominant reference. The proposed method is organized in three phases, which are subdivided in activities to be accomplished. The first phase employs the FMEA to define and identify potential failures in the early stages of conceptualization and system design. The second phase contemplates a mathematical reliability analysis, providing quantitative data for an enhanced analysis of system reliability from qualitative data collected at the first phase. The third phase, named comparative analysis, compares the previous results and proposes an integrated prioritization. The proposed method was applied in two major systems of a transportation system on guideways: the propulsion and the control systems. In order to integrate the FMEA and the mathematical analysis, a different form to calculate the risk, named RPNI, was proposed, which considers the severity index, occurrence probability, detection probability and the impact index. Using the RPNI, it was possible to determine system priority components and to propose appropriate measures to increase the safety and reliability goals of the system under development.application/pdfporControle de qualidadeDesenvolvimento de produtoAnálise de confiabilidadeReliabilityFMEA (failure mode and effect analysis)Product reliabilityProposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000693085.pdf000693085.pdfTexto completoapplication/pdf1518258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15884/1/000693085.pdfe5705d32257f41433b41af506ea3395fMD51TEXT000693085.pdf.txt000693085.pdf.txtExtracted Texttext/plain222474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15884/2/000693085.pdf.txt84160e34fd2fded584eec857853e3e68MD52THUMBNAIL000693085.pdf.jpg000693085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15884/3/000693085.pdf.jpgd2d7521374a1573eef125c5485720affMD5310183/158842018-10-18 07:19:53.885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:19:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA |
title |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA |
spellingShingle |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA Guzzon, Samanta de Oliveira Controle de qualidade Desenvolvimento de produto Análise de confiabilidade Reliability FMEA (failure mode and effect analysis) Product reliability |
title_short |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA |
title_full |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA |
title_fullStr |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA |
title_full_unstemmed |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA |
title_sort |
Proposta de análise quantitativa de confiabilidade a partir de dados qualitativos provenientes da FMEA |
author |
Guzzon, Samanta de Oliveira |
author_facet |
Guzzon, Samanta de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guzzon, Samanta de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle de qualidade Desenvolvimento de produto Análise de confiabilidade |
topic |
Controle de qualidade Desenvolvimento de produto Análise de confiabilidade Reliability FMEA (failure mode and effect analysis) Product reliability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reliability FMEA (failure mode and effect analysis) Product reliability |
description |
Este trabalho apresenta um método de análise de confiabilidade de sistemas novos em desenvolvimento, no qual se utiliza como referência dados predominantemente qualitativos. O método proposto está organizado em três fases, as quais são subdivididas em etapas que constituem as atividades a serem realizadas. A primeira fase é a análise FMEA, que visa definir e identificar falhas potenciais do sistema ainda em seus estágios iniciais de conceituação e projeto. A segunda fase é a análise de confiabilidade, que tem como objetivo gerar dados quantitativos para uma análise aprimorada da confiabilidade do sistema a partir de dados qualitativos coletados na fase da análise FMEA. A terceira fase consiste na análise comparativa e visa, além de comparar os resultados obtidos previamente, propor uma forma de integração destes. O método proposto foi aplicado em dois sistemas principais de um sistema de transporte sobre trilhos: o sistema de propulsão e o sistema de controle. Com o intuito de integrar as duas técnicas, propôs-se uma nova forma de calcular o risco, denominado RPNI, que leva em consideração o índice de severidade, a probabilidade de ocorrência, a probabilidade de detecção e o índice de impacto. A partir desse valor, foi então possível determinar os componentes considerados prioritários para os sistemas e propor as medidas cabíveis, tendo em vista as metas de segurança e a confiabilidade do sistema em desenvolvimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-05-22T04:12:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15884 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000693085 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15884 |
identifier_str_mv |
000693085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15884/1/000693085.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15884/2/000693085.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15884/3/000693085.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5705d32257f41433b41af506ea3395f 84160e34fd2fded584eec857853e3e68 d2d7521374a1573eef125c5485720aff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085145063981056 |