O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schäfer, Patrícia Behling
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15013
Resumo: Localizado na modalidade de aprendizagem um computador por aluno e no contexto da proposta metodológica de PAs (Projetos de Aprendizagem), este estudo tem por objetivo apresentar uma dinâmica de acompanhamento da conceituação a partir da enunciação sobre as produções escritas dos alunos. Parte-se da concepção de enunciação como apropriação ativa da língua, na qual se expõe a compreensão em muitos casos ausente no registro textual. Ferramentas do laptop em utilização na escola pólo do pré-piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) em Porto Alegre e o ambiente virtual de aprendizagem Amadis dão suporte ao trabalho. Sustentam a análise o Método Clínico de Piaget e a teoria de reações compensadoras proposta pelo mesmo autor, aplicáveis à amplitude de temas contemplados nos PAs e aos diferentes percursos empreendidos pelos estudantes em suas pesquisas.
id URGS_339c141a990a4540b0310dfab40f0801
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15013
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schäfer, Patrícia BehlingFagundes, Léa da Cruz2009-01-30T04:12:24Z2008http://hdl.handle.net/10183/15013000676282Localizado na modalidade de aprendizagem um computador por aluno e no contexto da proposta metodológica de PAs (Projetos de Aprendizagem), este estudo tem por objetivo apresentar uma dinâmica de acompanhamento da conceituação a partir da enunciação sobre as produções escritas dos alunos. Parte-se da concepção de enunciação como apropriação ativa da língua, na qual se expõe a compreensão em muitos casos ausente no registro textual. Ferramentas do laptop em utilização na escola pólo do pré-piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) em Porto Alegre e o ambiente virtual de aprendizagem Amadis dão suporte ao trabalho. Sustentam a análise o Método Clínico de Piaget e a teoria de reações compensadoras proposta pelo mesmo autor, aplicáveis à amplitude de temas contemplados nos PAs e aos diferentes percursos empreendidos pelos estudantes em suas pesquisas.Located in 1:1 (one computer per student) learning modality and in the context of Learning Projects methodology, this study aims to present a dynamics of monitoring the process of conceptualization considering students’ written productions. For the purpose of this study, enunciation is understood as an active process of language ownership, which exposes comprehension often lacking in textual speech. Resources from the laptop used in the trial school of UCA (One Computer per Child) Project pre-pilot in Porto Alegre and the virtual learning environment Amadis support the work. The analysis is based on Jean Piaget Clinical Method and on the Cognitive Compensation Reactions theory, proposed by the same author, applicable to the variety of themes covered in the projects and to the different paths taken by students in their researches.application/pdfporFormação de conceitoInteração homem-computadorTecnologia da informaçãoPsicologia cognitivaEnunciationsConceptualizationLearning projectsUCA project1:1 learning modalityO percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000676282.pdf000676282.pdfTexto completoapplication/pdf2401882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/1/000676282.pdf7153046f2a7d6eef6eb24ebf4c91123bMD51TEXT000676282.pdf.txt000676282.pdf.txtExtracted Texttext/plain183479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/2/000676282.pdf.txtcfa58589e517dd8806e53c231cf2eeaaMD52THUMBNAIL000676282.pdf.jpg000676282.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/3/000676282.pdf.jpgf513c4d940636ab759b0ec97728a2aa0MD5310183/150132018-10-18 07:15:02.87oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
title O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
spellingShingle O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
Schäfer, Patrícia Behling
Formação de conceito
Interação homem-computador
Tecnologia da informação
Psicologia cognitiva
Enunciations
Conceptualization
Learning projects
UCA project
1:1 learning modality
title_short O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
title_full O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
title_fullStr O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
title_full_unstemmed O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
title_sort O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
author Schäfer, Patrícia Behling
author_facet Schäfer, Patrícia Behling
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schäfer, Patrícia Behling
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
contributor_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de conceito
Interação homem-computador
Tecnologia da informação
Psicologia cognitiva
topic Formação de conceito
Interação homem-computador
Tecnologia da informação
Psicologia cognitiva
Enunciations
Conceptualization
Learning projects
UCA project
1:1 learning modality
dc.subject.eng.fl_str_mv Enunciations
Conceptualization
Learning projects
UCA project
1:1 learning modality
description Localizado na modalidade de aprendizagem um computador por aluno e no contexto da proposta metodológica de PAs (Projetos de Aprendizagem), este estudo tem por objetivo apresentar uma dinâmica de acompanhamento da conceituação a partir da enunciação sobre as produções escritas dos alunos. Parte-se da concepção de enunciação como apropriação ativa da língua, na qual se expõe a compreensão em muitos casos ausente no registro textual. Ferramentas do laptop em utilização na escola pólo do pré-piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) em Porto Alegre e o ambiente virtual de aprendizagem Amadis dão suporte ao trabalho. Sustentam a análise o Método Clínico de Piaget e a teoria de reações compensadoras proposta pelo mesmo autor, aplicáveis à amplitude de temas contemplados nos PAs e aos diferentes percursos empreendidos pelos estudantes em suas pesquisas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-30T04:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15013
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000676282
url http://hdl.handle.net/10183/15013
identifier_str_mv 000676282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/1/000676282.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/2/000676282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/3/000676282.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7153046f2a7d6eef6eb24ebf4c91123b
cfa58589e517dd8806e53c231cf2eeaa
f513c4d940636ab759b0ec97728a2aa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085138019647488