O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15013 |
Resumo: | Localizado na modalidade de aprendizagem um computador por aluno e no contexto da proposta metodológica de PAs (Projetos de Aprendizagem), este estudo tem por objetivo apresentar uma dinâmica de acompanhamento da conceituação a partir da enunciação sobre as produções escritas dos alunos. Parte-se da concepção de enunciação como apropriação ativa da língua, na qual se expõe a compreensão em muitos casos ausente no registro textual. Ferramentas do laptop em utilização na escola pólo do pré-piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) em Porto Alegre e o ambiente virtual de aprendizagem Amadis dão suporte ao trabalho. Sustentam a análise o Método Clínico de Piaget e a teoria de reações compensadoras proposta pelo mesmo autor, aplicáveis à amplitude de temas contemplados nos PAs e aos diferentes percursos empreendidos pelos estudantes em suas pesquisas. |
id |
URGS_339c141a990a4540b0310dfab40f0801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15013 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schäfer, Patrícia BehlingFagundes, Léa da Cruz2009-01-30T04:12:24Z2008http://hdl.handle.net/10183/15013000676282Localizado na modalidade de aprendizagem um computador por aluno e no contexto da proposta metodológica de PAs (Projetos de Aprendizagem), este estudo tem por objetivo apresentar uma dinâmica de acompanhamento da conceituação a partir da enunciação sobre as produções escritas dos alunos. Parte-se da concepção de enunciação como apropriação ativa da língua, na qual se expõe a compreensão em muitos casos ausente no registro textual. Ferramentas do laptop em utilização na escola pólo do pré-piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) em Porto Alegre e o ambiente virtual de aprendizagem Amadis dão suporte ao trabalho. Sustentam a análise o Método Clínico de Piaget e a teoria de reações compensadoras proposta pelo mesmo autor, aplicáveis à amplitude de temas contemplados nos PAs e aos diferentes percursos empreendidos pelos estudantes em suas pesquisas.Located in 1:1 (one computer per student) learning modality and in the context of Learning Projects methodology, this study aims to present a dynamics of monitoring the process of conceptualization considering students’ written productions. For the purpose of this study, enunciation is understood as an active process of language ownership, which exposes comprehension often lacking in textual speech. Resources from the laptop used in the trial school of UCA (One Computer per Child) Project pre-pilot in Porto Alegre and the virtual learning environment Amadis support the work. The analysis is based on Jean Piaget Clinical Method and on the Cognitive Compensation Reactions theory, proposed by the same author, applicable to the variety of themes covered in the projects and to the different paths taken by students in their researches.application/pdfporFormação de conceitoInteração homem-computadorTecnologia da informaçãoPsicologia cognitivaEnunciationsConceptualizationLearning projectsUCA project1:1 learning modalityO percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000676282.pdf000676282.pdfTexto completoapplication/pdf2401882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/1/000676282.pdf7153046f2a7d6eef6eb24ebf4c91123bMD51TEXT000676282.pdf.txt000676282.pdf.txtExtracted Texttext/plain183479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/2/000676282.pdf.txtcfa58589e517dd8806e53c231cf2eeaaMD52THUMBNAIL000676282.pdf.jpg000676282.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/3/000676282.pdf.jpgf513c4d940636ab759b0ec97728a2aa0MD5310183/150132018-10-18 07:15:02.87oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 |
title |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 |
spellingShingle |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 Schäfer, Patrícia Behling Formação de conceito Interação homem-computador Tecnologia da informação Psicologia cognitiva Enunciations Conceptualization Learning projects UCA project 1:1 learning modality |
title_short |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 |
title_full |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 |
title_fullStr |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 |
title_full_unstemmed |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 |
title_sort |
O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1 |
author |
Schäfer, Patrícia Behling |
author_facet |
Schäfer, Patrícia Behling |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schäfer, Patrícia Behling |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, Léa da Cruz |
contributor_str_mv |
Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de conceito Interação homem-computador Tecnologia da informação Psicologia cognitiva |
topic |
Formação de conceito Interação homem-computador Tecnologia da informação Psicologia cognitiva Enunciations Conceptualization Learning projects UCA project 1:1 learning modality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Enunciations Conceptualization Learning projects UCA project 1:1 learning modality |
description |
Localizado na modalidade de aprendizagem um computador por aluno e no contexto da proposta metodológica de PAs (Projetos de Aprendizagem), este estudo tem por objetivo apresentar uma dinâmica de acompanhamento da conceituação a partir da enunciação sobre as produções escritas dos alunos. Parte-se da concepção de enunciação como apropriação ativa da língua, na qual se expõe a compreensão em muitos casos ausente no registro textual. Ferramentas do laptop em utilização na escola pólo do pré-piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) em Porto Alegre e o ambiente virtual de aprendizagem Amadis dão suporte ao trabalho. Sustentam a análise o Método Clínico de Piaget e a teoria de reações compensadoras proposta pelo mesmo autor, aplicáveis à amplitude de temas contemplados nos PAs e aos diferentes percursos empreendidos pelos estudantes em suas pesquisas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-01-30T04:12:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15013 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000676282 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15013 |
identifier_str_mv |
000676282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/1/000676282.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/2/000676282.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15013/3/000676282.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7153046f2a7d6eef6eb24ebf4c91123b cfa58589e517dd8806e53c231cf2eeaa f513c4d940636ab759b0ec97728a2aa0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085138019647488 |