Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno

Bibliographic Details
Main Author: Schäfer, Patrícia Behling
Publication Date: 2008
Other Authors: Fagundes, Léa da Cruz
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/25470
Summary: Este artigo expõe as reflexões realizadas a partir dos primeiros resultados obtidos na investigação das enunciações de alunos imersos na modalidade de aprendizagem 1:1 (um computador para um aluno) durante a construção de Projetos de Aprendizagem. O estudo apresenta como contexto a experiência piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) conduzida em Porto Alegre, através da parceria entre o Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da UFRGS (LEC/ UFRGS) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu.
id UFRGS-2_8c971df9a882778d441365db69428011
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25470
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schäfer, Patrícia BehlingFagundes, Léa da Cruz2010-09-01T04:18:30Z20080103-6041http://hdl.handle.net/10183/25470000718418Este artigo expõe as reflexões realizadas a partir dos primeiros resultados obtidos na investigação das enunciações de alunos imersos na modalidade de aprendizagem 1:1 (um computador para um aluno) durante a construção de Projetos de Aprendizagem. O estudo apresenta como contexto a experiência piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) conduzida em Porto Alegre, através da parceria entre o Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da UFRGS (LEC/ UFRGS) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu.This article exposes the reflections about the first results gathered in the investigation of enunciations produced by students immersed in the 1:1 (one computer per student) learning modality during the construction of Learning Projects. The study is presented in the context of the trial experience of UCA (One Computer per Student) Project conduced in Porto Alegre through the partnership between the Cognitive Studies Laboratory of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC – UFRGS) and Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu.application/pdfporCadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 65-81Computador na educaçãoAmbiente virtual de aprendizagemAbstraçãoArgumentaçãoEnsino fundamentalDesenvolvimento cognitivo : Ambiente logoEnunciationsLearning projects1:1 Learning modalityAbstractionArgumentationEscrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por alunoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000718418.pdf.txt000718418.pdf.txtExtracted Texttext/plain33244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25470/2/000718418.pdf.txtcaee3c31b961e396a6db3e9c4e87a70bMD52ORIGINAL000718418.pdf000718418.pdfTexto completoapplication/pdf55646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25470/1/000718418.pdfe4d53065215da61826a1f43a44169879MD51THUMBNAIL000718418.pdf.jpg000718418.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25470/3/000718418.pdf.jpg61d52caab9eae1c7e216312dcd687b7aMD5310183/254702018-10-17 08:38:40.117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:38:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
title Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
spellingShingle Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
Schäfer, Patrícia Behling
Computador na educação
Ambiente virtual de aprendizagem
Abstração
Argumentação
Ensino fundamental
Desenvolvimento cognitivo : Ambiente logo
Enunciations
Learning projects
1:1 Learning modality
Abstraction
Argumentation
title_short Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
title_full Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
title_fullStr Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
title_full_unstemmed Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
title_sort Escrita, oralidade e compreensão : uma reflexão sobre projetos de aprendizagem desenvolvidos na modalidade um computador por aluno
author Schäfer, Patrícia Behling
author_facet Schäfer, Patrícia Behling
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schäfer, Patrícia Behling
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Ambiente virtual de aprendizagem
Abstração
Argumentação
Ensino fundamental
Desenvolvimento cognitivo : Ambiente logo
topic Computador na educação
Ambiente virtual de aprendizagem
Abstração
Argumentação
Ensino fundamental
Desenvolvimento cognitivo : Ambiente logo
Enunciations
Learning projects
1:1 Learning modality
Abstraction
Argumentation
dc.subject.eng.fl_str_mv Enunciations
Learning projects
1:1 Learning modality
Abstraction
Argumentation
description Este artigo expõe as reflexões realizadas a partir dos primeiros resultados obtidos na investigação das enunciações de alunos imersos na modalidade de aprendizagem 1:1 (um computador para um aluno) durante a construção de Projetos de Aprendizagem. O estudo apresenta como contexto a experiência piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) conduzida em Porto Alegre, através da parceria entre o Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da UFRGS (LEC/ UFRGS) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-01T04:18:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25470
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718418
identifier_str_mv 0103-6041
000718418
url http://hdl.handle.net/10183/25470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 65-81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25470/2/000718418.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25470/1/000718418.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25470/3/000718418.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv caee3c31b961e396a6db3e9c4e87a70b
e4d53065215da61826a1f43a44169879
61d52caab9eae1c7e216312dcd687b7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487103670059008