Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98588 |
Resumo: | A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. A fim de organizar uma análise daquele conjunto de atributos são utilizados alguns constructos teóricos da Psicologia relativos ao desenvolvimento humano, suas relações sociais e respectivas dinâmicas nos grupos, que acontecem em ambientes virtuais. Visando uma aproximação dos temas psicológicos, são apresentadas contribuições a partir das experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom para compreender melhor o que ocorre nas situações de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Foi realizada uma pesquisa com docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuaram em graduação de Educação a Distância a partir de 2010. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, com cunho exploratório, a partir do estudo de casos múltiplos, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os questionamentos aplicados buscaram a classificação e a identificação dos principais atributos afetivos necessários aos docentes, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram que há uma convergência na percepção individual dos participantes da amostra sobre dois grupos de atributos que, por suas classificações similares nas diferentes estratificações consideradas, oferecem a possibilidade do desenvolvimento de estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino. |
id |
URGS_33bda19909ad583ae69cf3dca2ab939a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98588 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cunha, Cláudio Rodrigues daFranco, Sérgio Roberto KielingBercht, Magda2014-07-25T02:08:06Z2012http://hdl.handle.net/10183/98588000920330A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. A fim de organizar uma análise daquele conjunto de atributos são utilizados alguns constructos teóricos da Psicologia relativos ao desenvolvimento humano, suas relações sociais e respectivas dinâmicas nos grupos, que acontecem em ambientes virtuais. Visando uma aproximação dos temas psicológicos, são apresentadas contribuições a partir das experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom para compreender melhor o que ocorre nas situações de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Foi realizada uma pesquisa com docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuaram em graduação de Educação a Distância a partir de 2010. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, com cunho exploratório, a partir do estudo de casos múltiplos, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os questionamentos aplicados buscaram a classificação e a identificação dos principais atributos afetivos necessários aos docentes, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram que há uma convergência na percepção individual dos participantes da amostra sobre dois grupos de atributos que, por suas classificações similares nas diferentes estratificações consideradas, oferecem a possibilidade do desenvolvimento de estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino.This thesis aims to identify which are the main affective attributes needed to teaching degrees who work in distance education universities in the State of Rio Grande do Sul. In order to organize an analysis of those set of attributes, it is used some theoretical constructs of psychology relating to human development, social relationships and their group dynamics, occurring in virtual environments for teaching and learning. Seeking an approximation of the psychological issues, it is presented possible therapeutic contributions originated from psychotherapy group experiences developed by Irving Yalom to make a better understanding of what happens in teaching and learning situations, highlighting the discussion within an interdisciplinary context. It was performed a survey with 67 teachers from public and private institutions, who worked in undergraduate classes of Distance Education from 2010, in person and remotely. The study has a quantitative and qualitative approaches, with an exploratory bias from the multiple case studies using semi-structured interviews. The applied questions sought to apply the classification and identification of the major teacher affective features, as organization, communicability ans dedication, to systematize their affective training. The results show that there is a convergence in the perception of individual participants in the sample about two groups of attributes that, by their similar classifications in the different considered stratifications, offer the possibility of developing relational, didactic training and mentoring strategies for teachers in that modality of education.application/pdfporAfetividadeEnsino superiorPsicologia da educaçãoEnsino a distânciaProfessorFormaçãoAffective attributesUndergraduate distanceTeacher educationPsychology of educationOs atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000920330.pdf.txt000920330.pdf.txtExtracted Texttext/plain296172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/2/000920330.pdf.txtb1716e30db1b3852ee13477547514f6eMD52ORIGINAL000920330.pdf000920330.pdfTexto completoapplication/pdf2541678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/1/000920330.pdf366424a7feee33f590b71692b920b0f7MD51THUMBNAIL000920330.pdf.jpg000920330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/3/000920330.pdf.jpg3838587250ec0239c4f39dc2f819555dMD5310183/985882021-12-06 05:38:54.184326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul |
title |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul Cunha, Cláudio Rodrigues da Afetividade Ensino superior Psicologia da educação Ensino a distância Professor Formação Affective attributes Undergraduate distance Teacher education Psychology of education |
title_short |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul |
title_full |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul |
author |
Cunha, Cláudio Rodrigues da |
author_facet |
Cunha, Cláudio Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Cláudio Rodrigues da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bercht, Magda |
contributor_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling Bercht, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Ensino superior Psicologia da educação Ensino a distância Professor Formação |
topic |
Afetividade Ensino superior Psicologia da educação Ensino a distância Professor Formação Affective attributes Undergraduate distance Teacher education Psychology of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affective attributes Undergraduate distance Teacher education Psychology of education |
description |
A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. A fim de organizar uma análise daquele conjunto de atributos são utilizados alguns constructos teóricos da Psicologia relativos ao desenvolvimento humano, suas relações sociais e respectivas dinâmicas nos grupos, que acontecem em ambientes virtuais. Visando uma aproximação dos temas psicológicos, são apresentadas contribuições a partir das experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom para compreender melhor o que ocorre nas situações de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Foi realizada uma pesquisa com docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuaram em graduação de Educação a Distância a partir de 2010. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, com cunho exploratório, a partir do estudo de casos múltiplos, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os questionamentos aplicados buscaram a classificação e a identificação dos principais atributos afetivos necessários aos docentes, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram que há uma convergência na percepção individual dos participantes da amostra sobre dois grupos de atributos que, por suas classificações similares nas diferentes estratificações consideradas, oferecem a possibilidade do desenvolvimento de estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-25T02:08:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98588 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920330 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98588 |
identifier_str_mv |
000920330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/2/000920330.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/1/000920330.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98588/3/000920330.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1716e30db1b3852ee13477547514f6e 366424a7feee33f590b71692b920b0f7 3838587250ec0239c4f39dc2f819555d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085293820215296 |