Diretrizes para o design visual de periódicos científicos eletrônicos com base na experiência do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Jaire Ederson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188382
Resumo: A presente tese propõe diretrizes para o design visual de interface de periódico científico eletrônico com base na experiência de usuário medida pela atratividade e pelas qualidades pragmáticas e hedônicas da interface. A fundamentação teórica que apoia a pesquisa é dividida em três tópicos principais: revistas científicas, experiência do usuário e avaliação de interface. O tópico inicial trata da evolução das técnicas e dos suportes para impressão até a editoração eletrônica. Nesse contexto, a revista científica eletrônica é caracterizada como artefato tecnológico, passível de processo de produto. Em sequência, apresenta-se um levantamento, na literatura da área, de pesquisas em avaliação de qualidade dos periódicos científicos, no qual verifica-se a ausência de critérios de avaliação pormenorizados sobre design visual e experiência do usuário. No segundo tópico, faz-se referência a autores clássicos e contemporâneos, mostrando em que bases são postulados os conceitos de usabilidade e de experiência do usuário. Encerrando a fundamentação teórica, apresenta-se o mapeamento de 99 métodos de avaliação de experiência do usuário, do qual destaca-se a carência de métodos para avaliação de experiência do usuário que permitam realização online; e que assegurem validação científica. A metodologia da pesquisa foi também dividida em três partes: investigação da experiência do usuário, pesquisa com especialistas e elaboração de diretrizes. Intencionou-se responder seguinte questão: Como o design visual da interface afeta a experiência do usuário de periódicos científicos eletrônicos? Para tal, inicialmente, definiu-se uma ferramenta de coleta de dados específica para investigação da experiência do usuário de periódicos científicos com foco no design visual. O método foi estabelecido a partir da geração e da combinação de conceitos oriundos de outros três métodos de avaliação de interface, comparados e selecionados em uma matriz de decisão. A ferramenta de coleta de dados foi utilizada para testes com 41 usuários, na avaliação das revistas Blake, Infodesign, PMGP e Design & Tecnologia, presentes no Open Journal System. Como resultados dessa etapa, obtiveram-se 52 grupos de requisitos, referentes a cada uma das qualidades da experiência do usuário. Esses requisitos formaram uma base de orientações consideradas para a redação das diretrizes. Em continuidade, a pesquisa com especialistas possibilitou verificar a existência de fortes correlações entre as qualidades da experiência do usuário e os fundamentos do design visual, por meio de uma matriz de qualidade, segundo a técnica do desdobramento da função qualidade. Dessa forma, atestou-se a relevância dos fundamentos de design visual selecionados para a experiência do usuário de revistas científicas eletrônicas. A etapa final da pesquisa destinou-se à elaboração de diretrizes para o design visual de revistas científicas eletrônicas com base na experiência do usuário. Essas diretrizes foram aplicadas por três designers no redesenho de interface da revista Design & Tecnologia. Um desses projetos foi escolhido para novo teste de experiência, com 22 usuários. Os números obtidos mostraram que a experiência foi considerada pelos usuários mais positiva nessa segunda avaliação, o que atestou a efetividade das diretrizes postuladas para orientação no projeto de periódicos científicos eletrônicos. A tese encerra com a representação visual dessas diretrizes em uma matriz que aponta prioridades de projeto a partir da hierarquia de fundamentos definida na pesquisa com especialistas. Considera-se que essa pesquisa pode auxiliar designers e editores em projetos de periódicos científicos eletrônicos, com vistas à qualificação desses que são, atualmente, os principais veículos de comunicação científica.
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No segundo tópico, faz-se referência a autores clássicos e contemporâneos, mostrando em que bases são postulados os conceitos de usabilidade e de experiência do usuário. Encerrando a fundamentação teórica, apresenta-se o mapeamento de 99 métodos de avaliação de experiência do usuário, do qual destaca-se a carência de métodos para avaliação de experiência do usuário que permitam realização online; e que assegurem validação científica. A metodologia da pesquisa foi também dividida em três partes: investigação da experiência do usuário, pesquisa com especialistas e elaboração de diretrizes. Intencionou-se responder seguinte questão: Como o design visual da interface afeta a experiência do usuário de periódicos científicos eletrônicos? Para tal, inicialmente, definiu-se uma ferramenta de coleta de dados específica para investigação da experiência do usuário de periódicos científicos com foco no design visual. O método foi estabelecido a partir da geração e da combinação de conceitos oriundos de outros três métodos de avaliação de interface, comparados e selecionados em uma matriz de decisão. A ferramenta de coleta de dados foi utilizada para testes com 41 usuários, na avaliação das revistas Blake, Infodesign, PMGP e Design & Tecnologia, presentes no Open Journal System. Como resultados dessa etapa, obtiveram-se 52 grupos de requisitos, referentes a cada uma das qualidades da experiência do usuário. Esses requisitos formaram uma base de orientações consideradas para a redação das diretrizes. Em continuidade, a pesquisa com especialistas possibilitou verificar a existência de fortes correlações entre as qualidades da experiência do usuário e os fundamentos do design visual, por meio de uma matriz de qualidade, segundo a técnica do desdobramento da função qualidade. Dessa forma, atestou-se a relevância dos fundamentos de design visual selecionados para a experiência do usuário de revistas científicas eletrônicas. A etapa final da pesquisa destinou-se à elaboração de diretrizes para o design visual de revistas científicas eletrônicas com base na experiência do usuário. Essas diretrizes foram aplicadas por três designers no redesenho de interface da revista Design & Tecnologia. Um desses projetos foi escolhido para novo teste de experiência, com 22 usuários. Os números obtidos mostraram que a experiência foi considerada pelos usuários mais positiva nessa segunda avaliação, o que atestou a efetividade das diretrizes postuladas para orientação no projeto de periódicos científicos eletrônicos. A tese encerra com a representação visual dessas diretrizes em uma matriz que aponta prioridades de projeto a partir da hierarquia de fundamentos definida na pesquisa com especialistas. Considera-se que essa pesquisa pode auxiliar designers e editores em projetos de periódicos científicos eletrônicos, com vistas à qualificação desses que são, atualmente, os principais veículos de comunicação científica.The present thesis proposes guidelines for the visual design of electronic scientific periodical interface based on the user experience measured by the attractiveness and the pragmatic and hedonic qualities of the interface. The literature review that supports the research is divided into three main topics: scientific journals, user experience and interface evaluation. The initial topic deals with the evolution of techniques and media for printing to electronic publishing. In this context, the electronic scientific journal is characterized as a technological artifact, subject to product process. In the sequence, a research survey is presented on the quality evaluation of scientific journals, in which there is a lack of detailed evaluation criteria on visual design and user experience. In the second topic, reference is made to classic and contemporary authors, showing in what bases are postulated the concepts of usability and user experience. Closing the literature review, we present the mapping of 99 methods of evaluation of user experience, which highlights the lack of methods to evaluate user experience that allow online realization; and to ensure scientific validation. The methodology of the research was also divided into three parts: research of user experience, research with specialists and elaboration of guidelines. It was intended to answer the following question: How does the visual design of the interface affect the user experience of electronic scientific journals? For this, initially, a specific data collection tool was defined to investigate the user experience of scientific journals focusing on visual design. The method was established from the generation and combination of concepts from three other methods of interface evaluation, compared and selected in a decision matrix. The data collection tool was used for tests with 41 users, in the evaluation of the magazines Blake, Infodesign, PMGP and Design & Technology, present in the Open Journal System. As a result of this step, we obtained 52 sets of requirements, referring to each of the qualities of the user experience. These requirements formed a basis for guidelines for drafting the guidelines. In continuity, the research with specialists made it possible to verify the existence of strong correlations between the qualities of the user experience and the fundamentals of visual design, through a quality matrix, according to the technique of unfolding the quality function. In this way, the relevance of the visual design fundamentals selected for the user experience of electronic scientific journals was attested. The final stage of the research was aimed at developing guidelines for the visual design of electronic scientific journals based on user experience. These guidelines were applied by three designers in the design redesign of Design & Technology magazine. One of these projects was chosen for a new experience test with 22 users. The numbers obtained showed that the experience was considered by the users to be more positive in this second evaluation, which testified to the effectiveness of the guidelines postulated for orientation in the design of electronic scientific journals. The thesis ends with the visual representation of these guidelines in a matrix that points out project priorities from the hierarchy of foundations defined in the research with specialists. It is considered that this research can assist designers and editors in projects of electronic scientific periodicals, with a view to the qualification of those that are currently the main vehicles of scientific communication.application/pdfporDesign gráficoPeriódico científico eletrônicoInterface gráficaVisual designElectronic scientific journalUser experienceDiretrizes para o design visual de periódicos científicos eletrônicos com base na experiência do usuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086426.pdf.txt001086426.pdf.txtExtracted Texttext/plain689648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188382/2/001086426.pdf.txt03d82200115b6f22ccbc34c08f85237bMD52ORIGINAL001086426.pdfTexto completoapplication/pdf27138647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188382/1/001086426.pdf74367375ff9923780bec724c39582ab9MD5110183/1883822019-02-01 02:32:43.62775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-01T04:32:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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