Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33677 |
Resumo: | O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral. |
id |
URGS_3653a023765e9017e410135a4e0cbf54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33677 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Mello, Maíra Barberena deFontana, Beatriz2011-10-28T01:19:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/33677000785601O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral.The present study is a qualitative research with ethnographic inspiration, which observed a first year high school group in a public school in Porto Alegre. It aims at observing the language learning and teaching process of English as an additional language (AL), under a sociocultural perspective, according to Vygotsky. The general objective of the study is to investigate which mediations in the talk-in-interaction are likely to promote scaffolding and generate oral production by means of collaborative tasks in instructional settings, considering the relationship between knowledge construction and interaction. The data were generated by the field notes, video and audio recordings, and interviews with the teacher and the students. These data include the emic perspective, in the classroom events and the transcription of such interactions, throughout a whole semester. For the data analysis, a multidisciplinar perspective was adopted, comprising studies concerned with an AL learning process such as Conversation Analysis, Interactional Sociolinguistics, Linguistic Antropology and the Sociocultural Theory. This study intends to contribute to a methodology of AL teaching and learning centered in the interaction, scaffolding and oral production.application/pdfporLíngua estrangeira : EnsinoLíngua estrangeira : Compreensão oralLíngua adicional : Ensino médioOralidade : LinguagemLíngua estrangeira (língua inglesa) : EnsinoLíngua adicional : Produção oralSociolingüísticaSociolingüística : ConversaçãoAndaimento : Ensino : Lingua adicionalQualitative researchTeaching-learning processInteractionsScafoldingOral productionAditional languageInterações e a produção oral em língua adicional em uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Ritter dos ReisFaculdade de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785601.pdf000785601.pdfTexto completoapplication/pdf491540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/1/000785601.pdf78a9647ae0a297c0c20577998c4d0d88MD51TEXT000785601.pdf.txt000785601.pdf.txtExtracted Texttext/plain214751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/2/000785601.pdf.txt81ebc41e3b2551e0f45a49fa9e695850MD52THUMBNAIL000785601.pdf.jpg000785601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/3/000785601.pdf.jpg722f023dfa981da11095b029bfe92481MD5310183/336772018-10-05 08:51:24.264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:51:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública |
title |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública |
spellingShingle |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública Mello, Maíra Barberena de Língua estrangeira : Ensino Língua estrangeira : Compreensão oral Língua adicional : Ensino médio Oralidade : Linguagem Língua estrangeira (língua inglesa) : Ensino Língua adicional : Produção oral Sociolingüística Sociolingüística : Conversação Andaimento : Ensino : Lingua adicional Qualitative research Teaching-learning process Interactions Scafolding Oral production Aditional language |
title_short |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública |
title_full |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública |
title_fullStr |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública |
title_sort |
Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública |
author |
Mello, Maíra Barberena de |
author_facet |
Mello, Maíra Barberena de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Maíra Barberena de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fontana, Beatriz |
contributor_str_mv |
Fontana, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira : Ensino Língua estrangeira : Compreensão oral Língua adicional : Ensino médio Oralidade : Linguagem Língua estrangeira (língua inglesa) : Ensino Língua adicional : Produção oral Sociolingüística Sociolingüística : Conversação Andaimento : Ensino : Lingua adicional |
topic |
Língua estrangeira : Ensino Língua estrangeira : Compreensão oral Língua adicional : Ensino médio Oralidade : Linguagem Língua estrangeira (língua inglesa) : Ensino Língua adicional : Produção oral Sociolingüística Sociolingüística : Conversação Andaimento : Ensino : Lingua adicional Qualitative research Teaching-learning process Interactions Scafolding Oral production Aditional language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Qualitative research Teaching-learning process Interactions Scafolding Oral production Aditional language |
description |
O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-28T01:19:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33677 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785601 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33677 |
identifier_str_mv |
000785601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/1/000785601.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/2/000785601.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/3/000785601.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78a9647ae0a297c0c20577998c4d0d88 81ebc41e3b2551e0f45a49fa9e695850 722f023dfa981da11095b029bfe92481 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085213093494784 |