Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Maíra Barberena de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33677
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral.
id URGS_3653a023765e9017e410135a4e0cbf54
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33677
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mello, Maíra Barberena deFontana, Beatriz2011-10-28T01:19:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/33677000785601O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral.The present study is a qualitative research with ethnographic inspiration, which observed a first year high school group in a public school in Porto Alegre. It aims at observing the language learning and teaching process of English as an additional language (AL), under a sociocultural perspective, according to Vygotsky. The general objective of the study is to investigate which mediations in the talk-in-interaction are likely to promote scaffolding and generate oral production by means of collaborative tasks in instructional settings, considering the relationship between knowledge construction and interaction. The data were generated by the field notes, video and audio recordings, and interviews with the teacher and the students. These data include the emic perspective, in the classroom events and the transcription of such interactions, throughout a whole semester. For the data analysis, a multidisciplinar perspective was adopted, comprising studies concerned with an AL learning process such as Conversation Analysis, Interactional Sociolinguistics, Linguistic Antropology and the Sociocultural Theory. This study intends to contribute to a methodology of AL teaching and learning centered in the interaction, scaffolding and oral production.application/pdfporLíngua estrangeira : EnsinoLíngua estrangeira : Compreensão oralLíngua adicional : Ensino médioOralidade : LinguagemLíngua estrangeira (língua inglesa) : EnsinoLíngua adicional : Produção oralSociolingüísticaSociolingüística : ConversaçãoAndaimento : Ensino : Lingua adicionalQualitative researchTeaching-learning processInteractionsScafoldingOral productionAditional languageInterações e a produção oral em língua adicional em uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Ritter dos ReisFaculdade de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785601.pdf000785601.pdfTexto completoapplication/pdf491540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/1/000785601.pdf78a9647ae0a297c0c20577998c4d0d88MD51TEXT000785601.pdf.txt000785601.pdf.txtExtracted Texttext/plain214751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/2/000785601.pdf.txt81ebc41e3b2551e0f45a49fa9e695850MD52THUMBNAIL000785601.pdf.jpg000785601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/3/000785601.pdf.jpg722f023dfa981da11095b029bfe92481MD5310183/336772018-10-05 08:51:24.264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:51:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
title Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
spellingShingle Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
Mello, Maíra Barberena de
Língua estrangeira : Ensino
Língua estrangeira : Compreensão oral
Língua adicional : Ensino médio
Oralidade : Linguagem
Língua estrangeira (língua inglesa) : Ensino
Língua adicional : Produção oral
Sociolingüística
Sociolingüística : Conversação
Andaimento : Ensino : Lingua adicional
Qualitative research
Teaching-learning process
Interactions
Scafolding
Oral production
Aditional language
title_short Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
title_full Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
title_fullStr Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
title_full_unstemmed Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
title_sort Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública
author Mello, Maíra Barberena de
author_facet Mello, Maíra Barberena de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Maíra Barberena de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontana, Beatriz
contributor_str_mv Fontana, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira : Ensino
Língua estrangeira : Compreensão oral
Língua adicional : Ensino médio
Oralidade : Linguagem
Língua estrangeira (língua inglesa) : Ensino
Língua adicional : Produção oral
Sociolingüística
Sociolingüística : Conversação
Andaimento : Ensino : Lingua adicional
topic Língua estrangeira : Ensino
Língua estrangeira : Compreensão oral
Língua adicional : Ensino médio
Oralidade : Linguagem
Língua estrangeira (língua inglesa) : Ensino
Língua adicional : Produção oral
Sociolingüística
Sociolingüística : Conversação
Andaimento : Ensino : Lingua adicional
Qualitative research
Teaching-learning process
Interactions
Scafolding
Oral production
Aditional language
dc.subject.eng.fl_str_mv Qualitative research
Teaching-learning process
Interactions
Scafolding
Oral production
Aditional language
description O presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-28T01:19:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33677
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785601
url http://hdl.handle.net/10183/33677
identifier_str_mv 000785601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/1/000785601.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/2/000785601.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33677/3/000785601.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78a9647ae0a297c0c20577998c4d0d88
81ebc41e3b2551e0f45a49fa9e695850
722f023dfa981da11095b029bfe92481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085213093494784