Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceccim, Ricardo Burg
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256157
Resumo: O estudo abordado o processo de socialização da criança na pré-escola na perspectiva da relação dialética estrutura social- estrutura individual. Trata-se de um estudo de caso segundo a metodologia da pesquisa-ação. Busca revelar, internamente a um prometo em execução, as contradições e superações necessárias de uma sociedade capitalista onde a pré-escola expressa a dualidade de sistemas de oferta e acesso por classe social. Situado na classe media, procura a vinculação da educação à sociedade, unificando a crítica social a uma nova pratica pedagógica e coloca a discussão da práxis pré-escolar construída entre os participantes do processo. A aproximação teórica e feita na perspectiva das teorias críticas de ordem marxista que foram combinadas com a releitura da teoria da Análise Transacional para a abordagem de natureza psicológica do indivíduo em formação (a criança). A explicitação de uma experiência existente e o seu aprofundamento teórico busca elucidar caminhos concretos do socialismo em processo e devir histórico e dialético no concreto de uma escola e sua equipe, de seus alunos e seus pais e seu contexto social numa caminhada coletiva de superação das contradições individuais e de impacto social que se constitui em práxis constante de transformação.
id URGS_365521f1e4935f353cdcc04dfeefeb0c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256157
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ceccim, Ricardo BurgFischer, Nilton Bueno2023-03-22T03:24:28Z1988http://hdl.handle.net/10183/256157000009612O estudo abordado o processo de socialização da criança na pré-escola na perspectiva da relação dialética estrutura social- estrutura individual. Trata-se de um estudo de caso segundo a metodologia da pesquisa-ação. Busca revelar, internamente a um prometo em execução, as contradições e superações necessárias de uma sociedade capitalista onde a pré-escola expressa a dualidade de sistemas de oferta e acesso por classe social. Situado na classe media, procura a vinculação da educação à sociedade, unificando a crítica social a uma nova pratica pedagógica e coloca a discussão da práxis pré-escolar construída entre os participantes do processo. A aproximação teórica e feita na perspectiva das teorias críticas de ordem marxista que foram combinadas com a releitura da teoria da Análise Transacional para a abordagem de natureza psicológica do indivíduo em formação (a criança). A explicitação de uma experiência existente e o seu aprofundamento teórico busca elucidar caminhos concretos do socialismo em processo e devir histórico e dialético no concreto de uma escola e sua equipe, de seus alunos e seus pais e seu contexto social numa caminhada coletiva de superação das contradições individuais e de impacto social que se constitui em práxis constante de transformação.The present study broaches the socializing process of the child in pre-school in the perspective of the dialetic relation social structure - individual structure. It is a study of a case according to the research-action methodology. It intends to reveal, inside a project in process, the incoherences and the necessary overcomes of a capitalist society where pre-school has the two-fold character of supply and access through social class. Placed in the middle class, it searches for a linking between education and society, gathering the social criticism to a new pedagogic experience and it brings the buit pre-school praxis into discussion among the members of the process. The theoretical approach is made in the perspective of marxist critical theories which were combined with a re-reading of the Transactional Analysis to the approach of the psychologic nature of the developing individual (the child). The clear exposition of an existent experiment and its theoretical profoud study is an attempt to make clear the concret ways of the socialism in process and the historical and dialetic series of transformations in a real situation of a school and its staff, its children and their parents in the social context in a social way of overcoming the individual incoherences and of social Impact 'which consists a constant praxis changing.application/pdfporAutonomiaEscolaSocializaçãoCriançaEducação pré-escolarRio Grande do SulAutonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1988mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000009612.pdf.txt000009612.pdf.txtExtracted Texttext/plain469030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256157/2/000009612.pdf.txta758f67da7d129d7c9abab1cc2da5190MD52ORIGINAL000009612.pdfTexto completoapplication/pdf21336294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256157/1/000009612.pdf95b9c4637fb5f83c09142d5556c492e8MD5110183/2561572023-03-23 03:24:28.444144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:24:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
title Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
spellingShingle Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
Ceccim, Ricardo Burg
Autonomia
Escola
Socialização
Criança
Educação pré-escolar
Rio Grande do Sul
title_short Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
title_full Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
title_fullStr Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
title_full_unstemmed Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
title_sort Autonomia e cooperação : práxis transformadora na pré-escola : um estudo de caso na escolinha Floquinho Quente
author Ceccim, Ricardo Burg
author_facet Ceccim, Ricardo Burg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceccim, Ricardo Burg
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
contributor_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Escola
Socialização
Criança
Educação pré-escolar
Rio Grande do Sul
topic Autonomia
Escola
Socialização
Criança
Educação pré-escolar
Rio Grande do Sul
description O estudo abordado o processo de socialização da criança na pré-escola na perspectiva da relação dialética estrutura social- estrutura individual. Trata-se de um estudo de caso segundo a metodologia da pesquisa-ação. Busca revelar, internamente a um prometo em execução, as contradições e superações necessárias de uma sociedade capitalista onde a pré-escola expressa a dualidade de sistemas de oferta e acesso por classe social. Situado na classe media, procura a vinculação da educação à sociedade, unificando a crítica social a uma nova pratica pedagógica e coloca a discussão da práxis pré-escolar construída entre os participantes do processo. A aproximação teórica e feita na perspectiva das teorias críticas de ordem marxista que foram combinadas com a releitura da teoria da Análise Transacional para a abordagem de natureza psicológica do indivíduo em formação (a criança). A explicitação de uma experiência existente e o seu aprofundamento teórico busca elucidar caminhos concretos do socialismo em processo e devir histórico e dialético no concreto de uma escola e sua equipe, de seus alunos e seus pais e seu contexto social numa caminhada coletiva de superação das contradições individuais e de impacto social que se constitui em práxis constante de transformação.
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:24:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256157
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000009612
url http://hdl.handle.net/10183/256157
identifier_str_mv 000009612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256157/2/000009612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256157/1/000009612.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a758f67da7d129d7c9abab1cc2da5190
95b9c4637fb5f83c09142d5556c492e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085612476170240