Geogebra e isometrias : a ação de arrastar na construção de conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dickel, Marlei Tais
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198640
Resumo: Neste trabalho, discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra, bem como, o desencadeamento do pensamento matemático a partir da interação entre aluno e software. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia.
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spelling Dickel, Marlei TaisNotare, Márcia Rodrigues2019-08-29T02:35:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/198640001099480Neste trabalho, discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra, bem como, o desencadeamento do pensamento matemático a partir da interação entre aluno e software. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia.This paper discusses the potential of dynamic geometry environments for the construction of isometry concepts. This paper discusses the role of dragging in the manipulation of dynamic activities on isometries using GeoGebra, as well as the triggering of mathematical thinking from student interaction with software. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities solved by students of the 3rd year of High School, of the Public Network, based on the Theory of Cognitive Technologies and in the cognitive analyzes of the drag. The results point to the understanding of concepts that involve the isometries, which arise from manipulation in software, in the form of entrainment, leading to the construction of mathematical thoughts in conjunction with technology.application/pdfporIsometriasGeometria dinâmicaTecnologia educacional : Ambiente de aprendizagemIsometriesDynamic GeometryCognitive TechnologiesGeoGebraGeogebra e isometrias : a ação de arrastar na construção de conceitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099480.pdf.txt001099480.pdf.txtExtracted Texttext/plain145945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198640/2/001099480.pdf.txt663a6d642467b0085c4d63c75434641aMD52ORIGINAL001099480.pdfTexto completoapplication/pdf3512505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198640/1/001099480.pdf23b50119e553bd5acb585890e87fb9c0MD5110183/1986402019-08-30 02:35:47.37672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:35:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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