Currículo narrativo : diálogos com docentes da pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Amanda de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276112
Resumo: A partir das contribuições dos Estudos de Currículo – especialmente de Ivor Goodson e Jose Contreras Domingo, sobre currículo narrativo, e Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun, sobre políticas curriculares –, assim como do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, a pesquisa teve como objetivo investigar de que modos um grupo de docentes de pré-escola, atuantes na rede pública de ensino das cinco regiões do Brasil, por meio de suas narrativas, significam o currículo da Educação Infantil em suas práticas educativas. Os fundamentos teóricos da pesquisa se sustentam nos conceitos de currículo narrativo, histórias de vida docente, desenvolvimento docente, narrativas sistêmicas e refração. Em tal perspectiva, o currículo narrativo encontra-se pautado nas histórias, saberes e experiências de vida dos(as) professores(as) e das crianças no que diz respeito aos desejos, propósitos, necessidades e singularidades desses sujeitos. O currículo narrativo também se desenvolve conforme docentes e estudantes vivenciam o cotidiano no espaço educativo. Metodologicamente, foi desenvolvido um grupo focal virtual, via plataforma Zoom, com 14 docentes que atuavam com turmas de pré-escola na rede pública de ensino, representantes das regiões Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Foram realizados sete encontros com os(as) docentes para discussão de suas concepções de currículo, para análise das especificidades do currículo da pré-escola, bem como das demandas curriculares contemporâneas. Ademais, enquanto estratégia metodológica, foi solicitado aos(às) docentes a escrita de memoriais de formação e foram realizadas entrevistas individuais com cada um dos participantes da pesquisa. A partir da análise do conteúdo das narrativas, foram definidas as seguintes unidades: 1) narrativas de vida e formação: das tramas que constituem a docência; 2) narrativas sobre currículo e cotidiano na pré-escola; 3) narrativas sobre problemáticas educacionais contemporâneas: reverberações no currículo da préescola; 4) narrativas sobre políticas curriculares: processos de refração docente no cotidiano da pré-escola. Mediante as análises realizadas, foi possível inferir que a noção de currículo narrativo pode ser uma via de resistência aos currículos prescritivos. Ademais, foi possível depreender que os(as) docentes não são receptores passivos das políticas curriculares, mas sujeitos que refratam as políticas em forma de resistências, críticas e (re)invenções. Além disso, a pesquisa aponta que, no exercício da docência na pré-escola, os(as) docentes enfrentam problemáticas comuns, como a demanda pela alfabetização das crianças, a presença de livros didáticos e as prescrições curriculares das secretarias municipais de Educação na busca da implementação da BNCC. As narrativas docentes analisadas evidenciam a potencialidade do trabalho com as crianças na pré-escola, o valor da escuta, do acolhimento e da aproximação das famílias. A diversidade regional dos participantes da pesquisa revela docentes comprometidos(as) com uma educação pública de qualidade para as crianças das pré-escola que frequentam as instituições de Educação Infantil. Por fim, a partir da pesquisa, defende-se que o currículo narrativo se faça presente na Educação Infantil como possibilidade de afirmação da diferença, de respeito à infância e de valorização do trabalho docente.
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spelling Lopes, Amanda de OliveiraCarvalho, Rodrigo Saballa de2024-07-09T06:27:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/276112001154656A partir das contribuições dos Estudos de Currículo – especialmente de Ivor Goodson e Jose Contreras Domingo, sobre currículo narrativo, e Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun, sobre políticas curriculares –, assim como do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, a pesquisa teve como objetivo investigar de que modos um grupo de docentes de pré-escola, atuantes na rede pública de ensino das cinco regiões do Brasil, por meio de suas narrativas, significam o currículo da Educação Infantil em suas práticas educativas. Os fundamentos teóricos da pesquisa se sustentam nos conceitos de currículo narrativo, histórias de vida docente, desenvolvimento docente, narrativas sistêmicas e refração. Em tal perspectiva, o currículo narrativo encontra-se pautado nas histórias, saberes e experiências de vida dos(as) professores(as) e das crianças no que diz respeito aos desejos, propósitos, necessidades e singularidades desses sujeitos. O currículo narrativo também se desenvolve conforme docentes e estudantes vivenciam o cotidiano no espaço educativo. Metodologicamente, foi desenvolvido um grupo focal virtual, via plataforma Zoom, com 14 docentes que atuavam com turmas de pré-escola na rede pública de ensino, representantes das regiões Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Foram realizados sete encontros com os(as) docentes para discussão de suas concepções de currículo, para análise das especificidades do currículo da pré-escola, bem como das demandas curriculares contemporâneas. Ademais, enquanto estratégia metodológica, foi solicitado aos(às) docentes a escrita de memoriais de formação e foram realizadas entrevistas individuais com cada um dos participantes da pesquisa. A partir da análise do conteúdo das narrativas, foram definidas as seguintes unidades: 1) narrativas de vida e formação: das tramas que constituem a docência; 2) narrativas sobre currículo e cotidiano na pré-escola; 3) narrativas sobre problemáticas educacionais contemporâneas: reverberações no currículo da préescola; 4) narrativas sobre políticas curriculares: processos de refração docente no cotidiano da pré-escola. Mediante as análises realizadas, foi possível inferir que a noção de currículo narrativo pode ser uma via de resistência aos currículos prescritivos. Ademais, foi possível depreender que os(as) docentes não são receptores passivos das políticas curriculares, mas sujeitos que refratam as políticas em forma de resistências, críticas e (re)invenções. Além disso, a pesquisa aponta que, no exercício da docência na pré-escola, os(as) docentes enfrentam problemáticas comuns, como a demanda pela alfabetização das crianças, a presença de livros didáticos e as prescrições curriculares das secretarias municipais de Educação na busca da implementação da BNCC. As narrativas docentes analisadas evidenciam a potencialidade do trabalho com as crianças na pré-escola, o valor da escuta, do acolhimento e da aproximação das famílias. A diversidade regional dos participantes da pesquisa revela docentes comprometidos(as) com uma educação pública de qualidade para as crianças das pré-escola que frequentam as instituições de Educação Infantil. Por fim, a partir da pesquisa, defende-se que o currículo narrativo se faça presente na Educação Infantil como possibilidade de afirmação da diferença, de respeito à infância e de valorização do trabalho docente.Based on the contributions of Curriculum Studies – in particular, by Ivor Goodson and Jose Contreras Domingo, on narrative curriculum, and Stephen Ball, Meg Maguire and Annette Braun, on curricular policies –, as well as the field of Early Childhood Pedagogy Studies, the research aimed to investigate how a group of preschool teachers, working in the public school system in the five regions of Brazil, through their narratives, signify the Early Childhood Education curriculum in their educational practices. The research’s theoretical framework is based on the concepts of narrative curriculum, teacher’s life stories, teacher development, systemic narratives, and refraction. In this perspective, the narrative curriculum is based on the stories, knowledge and life experiences of teachers and children with regard to the desires, purposes, needs and singularities of these individuals. The narrative curriculum also develops as teachers and students experience everyday life in the educational space. Methodologically, a virtual focus group was developed, via the Zoom platform, with 14 teachers who worked with preschool groups in the public education network, representing the North, South, Southeast, Midwest and Northeast regions. Seven meetings were held with the teachers to discuss their curriculum concepts, to analyze the specificities of the preschool curriculum, as well as the contemporary curricular demands. Furthermore, as a methodological strategy, teachers were asked to write a narrative chronical and individual interviews were conducted with each of the research participants. Based on the analysis of the content of the narratives, the following units were defined: 1) narratives of life and education: movements that constitute teaching; 2) narratives about curriculum and daily life in preschool; 3) narratives about contemporary educational issues: reverberations in the preschool curriculum; 4) narratives about curriculum policies: processes of teacher refraction in preschool daily life. Through the analyses carried out, it was possible to infer that the notion of narrative curriculum can be a way of resistance to prescriptive curricula. Furthermore, it was possible to infer that teachers are not passive recipients of curricular policies, but subjects who refract policies through resistance, criticism and (re)inventions. In addition, the research points out that, in the preschool teaching, teachers face common problems, such as the demand for children’s literacy, the presence of textbooks and the curricular prescriptions of the city’s education department seeking to implement the national curriculum guidelines. The teachers’ narratives analyzed show the potential of working with children in preschool and the value of listening, welcoming and approaching families. The regional diversity of the research participants reveals teachers committed to quality public education for preschool children who attend Early Childhood Education institutions. Finally, based on the research, it is argued that the narrative curriculum should be present in Early Childhood Education as a possibility of affirming difference, respecting childhood, and valuing teachers’ work.application/pdfporEducação infantilCurrículoGrupo focalInfânciaPré-escolaEarly childhood educationPreschoolCurriculumNarrative curriculumTeachers' narrativesFocus groupTeachingEarly childhood pedagogyCurrículo narrativo : diálogos com docentes da pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154656.pdf.txt001154656.pdf.txtExtracted Texttext/plain914736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276112/2/001154656.pdf.txt12531ee90d827e4b5c82ec10c00eed1aMD52ORIGINAL001154656.pdfTexto completoapplication/pdf14457399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276112/1/001154656.pdf5f3eeb672a162a18886a8a7bee3ba65cMD5110183/2761122024-07-10 06:24:53.142118oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-10T09:24:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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