O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165695
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre uma escola bilíngue para alunos surdos e o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, principalmente aqueles presentes em na obra Investigações Filosóficas. Além disso, foram utilizados conceitos do campo dos Estudos Surdos, conforme descrito por Carlos Skliar, Maura Corcini Lopes e Adriana Thoma. O material de pesquisa examinado consiste em: narrativas de quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola investigada, geradas em entrevistas, documentos oficiais e Registros de Chamada da instituição. A estratégia analítica utilizada para examinar esse material orientou-se pela análise do discurso, na perspectiva de Michel Foucault. O exercício analítico realizado a partir do uso das ferramentas teóricas selecionadas mostrou que a escola de ouvintes e a escola de surdos têm fortes semelhanças de família, responsáveis pela disciplinarização dos corpos e dos saberes e condução das condutas dos alunos. Também foi possível identificar que tanto a escola de surdos como a de ouvintes se ocupam da produção de sujeitos disciplinados, normalizados a partir de um modelo a ser seguido, contudo, no caso dessa primeira, com um referencial de normalidade pautado em saberes provenientes da comunidade surda. Na disciplina de Matemática, especificamente, foi identificado que as semelhanças de família entre o ensino de surdos e ouvintes é ainda mais forte, visto que este campo de conhecimento, segundo os dados empíricos, pode ser trabalhado visualmente. Percebeu-se que a imperatividade do uso dos materiais concretos nas aulas de Matemática também está presente, porém com uma outra justificativa: a de que o aluno surdo é um sujeito visual. Assim, pode-se pensar que os jogos de linguagem que constituem a Matemática Escolar seguem predominantes, mesmo nas escolas de surdos, com sua gramática pautada por formalismo, ordem e assepsia.
id URGS_372db83bfee52815c7b7ac401499c4e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165695
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carneiro, Fernando Henrique FogaçaWanderer, Fernanda2017-08-24T02:43:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/165695001045753Esta dissertação é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre uma escola bilíngue para alunos surdos e o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, principalmente aqueles presentes em na obra Investigações Filosóficas. Além disso, foram utilizados conceitos do campo dos Estudos Surdos, conforme descrito por Carlos Skliar, Maura Corcini Lopes e Adriana Thoma. O material de pesquisa examinado consiste em: narrativas de quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola investigada, geradas em entrevistas, documentos oficiais e Registros de Chamada da instituição. A estratégia analítica utilizada para examinar esse material orientou-se pela análise do discurso, na perspectiva de Michel Foucault. O exercício analítico realizado a partir do uso das ferramentas teóricas selecionadas mostrou que a escola de ouvintes e a escola de surdos têm fortes semelhanças de família, responsáveis pela disciplinarização dos corpos e dos saberes e condução das condutas dos alunos. Também foi possível identificar que tanto a escola de surdos como a de ouvintes se ocupam da produção de sujeitos disciplinados, normalizados a partir de um modelo a ser seguido, contudo, no caso dessa primeira, com um referencial de normalidade pautado em saberes provenientes da comunidade surda. Na disciplina de Matemática, especificamente, foi identificado que as semelhanças de família entre o ensino de surdos e ouvintes é ainda mais forte, visto que este campo de conhecimento, segundo os dados empíricos, pode ser trabalhado visualmente. Percebeu-se que a imperatividade do uso dos materiais concretos nas aulas de Matemática também está presente, porém com uma outra justificativa: a de que o aluno surdo é um sujeito visual. Assim, pode-se pensar que os jogos de linguagem que constituem a Matemática Escolar seguem predominantes, mesmo nas escolas de surdos, com sua gramática pautada por formalismo, ordem e assepsia.This dissertation is the result of a research carried out with the objective of examining statements made by elementary school teachers about a bilingual school for deaf students and the teaching of mathematics. The theoretical contributions that support the investigation are the theories of Michel Foucault and Ludwig Wittgenstein, mainly those present in the work Philosophical Investigations. In addition, concepts from the field of Deaf Studies were used, as described by Carlos Skliar, Maura Corcini Lopes and Adriana Thoma. The research material examined consists of: narratives of four Elementary School teachers of the school investigated, generated in interviews, official documents and some observation records from the institution. The analytical strategy used to examine this material was guided by discourse analysis, from Michel Foucault's perspective. The analytical exercise based on the use of the selected theoretical tools showed that the school of hearers and the school of the deaf have strong family resemblances, responsible for disciplining the bodies and the knowledge and conducting the students' behaviors. It was also possible to identify that both the school of deaf and the hearers are concerned with the production of disciplined subjects, normalized from a model to be followed, however, in the case of this first, with a referential of normality based on knowledge from the deaf community. In the discipline of Mathematics, specifically, it was identified that the family similarities between the teaching of deaf and hearers are even stronger, since this field of knowledge, according to the empirical data, can be worked visually. It was noticed that the imperative use of concrete materials in Mathematics classes is also present, but with another justification: that the deaf student is a visual subject. Thus, one may think that the language games that make up School Mathematics remain predominant, even in schools of the deaf, with its grammar marked by formalism, order and asepsis.application/pdfporMatemáticaEnsinoDeficiente da audiçãoComunicaçãoDeaf StudiesLudwig WittgensteinMichel FoucaultEarly Years of Elementary EducationBilingual schoolMathematical EducationO ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgensteininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045753.pdf001045753.pdfTexto completoapplication/pdf1477572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165695/1/001045753.pdfcd8bc62b20dcd1769d11ceeb4e7049baMD51TEXT001045753.pdf.txt001045753.pdf.txtExtracted Texttext/plain333960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165695/2/001045753.pdf.txt614abafefc0ead57f9cc40b6008a130dMD52THUMBNAIL001045753.pdf.jpg001045753.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165695/3/001045753.pdf.jpgc76eb231618d31f243f0c79c56284cf6MD5310183/1656952021-05-07 04:38:46.238634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:38:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
title O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
spellingShingle O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
Matemática
Ensino
Deficiente da audição
Comunicação
Deaf Studies
Ludwig Wittgenstein
Michel Foucault
Early Years of Elementary Education
Bilingual school
Mathematical Education
title_short O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
title_full O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
title_fullStr O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
title_full_unstemmed O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
title_sort O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues : uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein
author Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author_facet Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Deficiente da audição
Comunicação
topic Matemática
Ensino
Deficiente da audição
Comunicação
Deaf Studies
Ludwig Wittgenstein
Michel Foucault
Early Years of Elementary Education
Bilingual school
Mathematical Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf Studies
Ludwig Wittgenstein
Michel Foucault
Early Years of Elementary Education
Bilingual school
Mathematical Education
description Esta dissertação é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre uma escola bilíngue para alunos surdos e o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein, principalmente aqueles presentes em na obra Investigações Filosóficas. Além disso, foram utilizados conceitos do campo dos Estudos Surdos, conforme descrito por Carlos Skliar, Maura Corcini Lopes e Adriana Thoma. O material de pesquisa examinado consiste em: narrativas de quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola investigada, geradas em entrevistas, documentos oficiais e Registros de Chamada da instituição. A estratégia analítica utilizada para examinar esse material orientou-se pela análise do discurso, na perspectiva de Michel Foucault. O exercício analítico realizado a partir do uso das ferramentas teóricas selecionadas mostrou que a escola de ouvintes e a escola de surdos têm fortes semelhanças de família, responsáveis pela disciplinarização dos corpos e dos saberes e condução das condutas dos alunos. Também foi possível identificar que tanto a escola de surdos como a de ouvintes se ocupam da produção de sujeitos disciplinados, normalizados a partir de um modelo a ser seguido, contudo, no caso dessa primeira, com um referencial de normalidade pautado em saberes provenientes da comunidade surda. Na disciplina de Matemática, especificamente, foi identificado que as semelhanças de família entre o ensino de surdos e ouvintes é ainda mais forte, visto que este campo de conhecimento, segundo os dados empíricos, pode ser trabalhado visualmente. Percebeu-se que a imperatividade do uso dos materiais concretos nas aulas de Matemática também está presente, porém com uma outra justificativa: a de que o aluno surdo é um sujeito visual. Assim, pode-se pensar que os jogos de linguagem que constituem a Matemática Escolar seguem predominantes, mesmo nas escolas de surdos, com sua gramática pautada por formalismo, ordem e assepsia.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-24T02:43:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165695
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045753
url http://hdl.handle.net/10183/165695
identifier_str_mv 001045753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165695/1/001045753.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165695/2/001045753.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165695/3/001045753.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd8bc62b20dcd1769d11ceeb4e7049ba
614abafefc0ead57f9cc40b6008a130d
c76eb231618d31f243f0c79c56284cf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085418642702336