"Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jocteel Jonatas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271466
Resumo: O trabalho atravessa e é atravessado por um período pandêmico e pós-pandêmico, assim, são esses atravessamentos os movimentos que o constituem. Não fica demarcado com precisão quando começam ou terminam os períodos em questão; ao longo da dissertação, se permite que rastros desses momentos históricos afetem e encontrem espaço na experiência da escrita, portanto, também espaço para uma experiência de escuta. Nesse sentido, iniciada a partir de 2020, ano que marcou a disseminação da Covid-19 e suas variantes ao redor do mundo, a presente pesquisa-criação dedica-se aos estudos e às reflexões acerca da performance artística da voz nas plataformas digitais. Assim sendo, o percurso é orientado pelas noções do "entre" como poéticas e pela escuta como princípio artístico; a voz, enquanto corpo-memória, ausência presença e a ideia de força relacional produzem singularidades e fragilidades na virtualidade das plataformas digitais. À vista disso, por meio das experiências afetivas do autor e de seus colaboradores em tais plataformas, utilizando uma abordagem metodológica dos programas performativos (FABIÃO, 2013), busca-se elaborar algumas questões relativas aos processos de pesquisa-criação no campo das Artes Cênicas. Além disso, a referência ao "entre" no trabalho é fundamentada nos estudos da professora e artista Angelene Lazzareti. Seguindo tal cenário, no acorde dos estudos sobre performance artística, voz e plataformas digitais, autores como Leda Maria Martins também são mencionados. Por fim, QR Codes são incluídos na dissertação como ressonadores digitais da pesquisa-criação.
id URGS_37ef82785a49ea5736dcdc991697abd0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271466
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Salles, Jocteel Jonatas deMarocco, Ines Alcaraz2024-02-06T04:30:09Z2023http://hdl.handle.net/10183/271466001195486O trabalho atravessa e é atravessado por um período pandêmico e pós-pandêmico, assim, são esses atravessamentos os movimentos que o constituem. Não fica demarcado com precisão quando começam ou terminam os períodos em questão; ao longo da dissertação, se permite que rastros desses momentos históricos afetem e encontrem espaço na experiência da escrita, portanto, também espaço para uma experiência de escuta. Nesse sentido, iniciada a partir de 2020, ano que marcou a disseminação da Covid-19 e suas variantes ao redor do mundo, a presente pesquisa-criação dedica-se aos estudos e às reflexões acerca da performance artística da voz nas plataformas digitais. Assim sendo, o percurso é orientado pelas noções do "entre" como poéticas e pela escuta como princípio artístico; a voz, enquanto corpo-memória, ausência presença e a ideia de força relacional produzem singularidades e fragilidades na virtualidade das plataformas digitais. À vista disso, por meio das experiências afetivas do autor e de seus colaboradores em tais plataformas, utilizando uma abordagem metodológica dos programas performativos (FABIÃO, 2013), busca-se elaborar algumas questões relativas aos processos de pesquisa-criação no campo das Artes Cênicas. Além disso, a referência ao "entre" no trabalho é fundamentada nos estudos da professora e artista Angelene Lazzareti. Seguindo tal cenário, no acorde dos estudos sobre performance artística, voz e plataformas digitais, autores como Leda Maria Martins também são mencionados. Por fim, QR Codes são incluídos na dissertação como ressonadores digitais da pesquisa-criação.This work traverses and is traversed by a pandemic and post-pandemic period; thus, these intersections constitute its movements. The precise demarcation of when these periods begin or end is intentionally avoided. Throughout the dissertation, traces of these historical moments are allowed to impact and find space in the writing experience, creating room for a listening experience as well. In this sense, starting from 2020, a year that marked the global spread of Covid-19 and its variants, this research-creation is dedicated to the study and reflection on the artistic performance of the voice on digital platforms. The journey is guided by the concepts of "between" as poetic expressions and listening as an artistic principle. The voice, as body memory, presence-absence, and the idea of relational strength, produces singularities and vulnerabilities in the virtuality of digital platforms. Through the affective experiences of the author and collaborators on these platforms, employing a methodological approach from performative programs (FABIÃO, 2013), the aim is to address questions related to research creation processes in the field of Performing Arts. Additionally, the reference to "between" in this work is grounded in the studies of Professor and artist Angelene Lazzareti. In line with this context, within the realm of studies on artistic performance, voice, and digital platforms, authors such as Leda Maria Martins are also mentioned. Finally, QR Codes are incorporated into the dissertation as digital resonators of research-creation.application/pdfporPerformance (Arte)VozPlataforma digitalAtoresAtrizesBetweenArtistic performanceVoiceDigital platformsActor/actress"Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195486.pdf.txt001195486.pdf.txtExtracted Texttext/plain157758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271466/2/001195486.pdf.txtcf7f6ee2c0733e3d20cdf8205b139aa8MD52ORIGINAL001195486.pdfTexto completoapplication/pdf1274120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271466/1/001195486.pdf316de75d25cf9ab47aa05cf8d1de03b6MD5110183/2714662024-02-07 05:59:06.519839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T07:59:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
title "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
spellingShingle "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
Salles, Jocteel Jonatas de
Performance (Arte)
Voz
Plataforma digital
Atores
Atrizes
Between
Artistic performance
Voice
Digital platforms
Actor/actress
title_short "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
title_full "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
title_fullStr "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
title_full_unstemmed "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
title_sort "Entre" telas : voz : um estudo performático nas plataformas digitais
author Salles, Jocteel Jonatas de
author_facet Salles, Jocteel Jonatas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Jocteel Jonatas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marocco, Ines Alcaraz
contributor_str_mv Marocco, Ines Alcaraz
dc.subject.por.fl_str_mv Performance (Arte)
Voz
Plataforma digital
Atores
Atrizes
topic Performance (Arte)
Voz
Plataforma digital
Atores
Atrizes
Between
Artistic performance
Voice
Digital platforms
Actor/actress
dc.subject.eng.fl_str_mv Between
Artistic performance
Voice
Digital platforms
Actor/actress
description O trabalho atravessa e é atravessado por um período pandêmico e pós-pandêmico, assim, são esses atravessamentos os movimentos que o constituem. Não fica demarcado com precisão quando começam ou terminam os períodos em questão; ao longo da dissertação, se permite que rastros desses momentos históricos afetem e encontrem espaço na experiência da escrita, portanto, também espaço para uma experiência de escuta. Nesse sentido, iniciada a partir de 2020, ano que marcou a disseminação da Covid-19 e suas variantes ao redor do mundo, a presente pesquisa-criação dedica-se aos estudos e às reflexões acerca da performance artística da voz nas plataformas digitais. Assim sendo, o percurso é orientado pelas noções do "entre" como poéticas e pela escuta como princípio artístico; a voz, enquanto corpo-memória, ausência presença e a ideia de força relacional produzem singularidades e fragilidades na virtualidade das plataformas digitais. À vista disso, por meio das experiências afetivas do autor e de seus colaboradores em tais plataformas, utilizando uma abordagem metodológica dos programas performativos (FABIÃO, 2013), busca-se elaborar algumas questões relativas aos processos de pesquisa-criação no campo das Artes Cênicas. Além disso, a referência ao "entre" no trabalho é fundamentada nos estudos da professora e artista Angelene Lazzareti. Seguindo tal cenário, no acorde dos estudos sobre performance artística, voz e plataformas digitais, autores como Leda Maria Martins também são mencionados. Por fim, QR Codes são incluídos na dissertação como ressonadores digitais da pesquisa-criação.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T04:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271466
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195486
url http://hdl.handle.net/10183/271466
identifier_str_mv 001195486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271466/2/001195486.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271466/1/001195486.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf7f6ee2c0733e3d20cdf8205b139aa8
316de75d25cf9ab47aa05cf8d1de03b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085637635702784