Comunicação científica e ciência aberta : amostras e diálogos sobre a produção do conhecimento científico no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242265 |
Resumo: | Esta pesquisa oferece reflexões acerca da dialogicidade presente em três conceitos considerados os pilares do estudo: produção de conhecimento, comunicação científica e Ciência Aberta. Perpassam sobre estes, elementos variados que combinados entre si geram seis estudos compostos de especificidades e similaridades: alfabetização científica; redes de conhecimento; fomentos públicos; acesso e uso da informação; metodologias em Ciência Aberta, Plataforma Scielo, periódicos científicos e políticas públicas para Ciência Aberta. Com base nestes eixos, questiona-se: Como o conhecimento produzido, legitimado e disseminado através da comunicação científica dialoga com o conceito de Ciência Aberta no Brasil? A resposta surge com base nos objetivos específicos delineados para a pesquisa: a) descrever como a produção da comunicação científica de instituições brasileiras se aproxima da Ciência Aberta; b) verificar como os periódicos de Ciências Biológicas disponíveis na Scielo se adéquam aos princípios da Ciência Aberta e; c) analisar como questões de interesse público são divulgadas por bases de dados abertas e como estas se relacionam com a Ciência Aberta. O estudo tem uma abordagem qualitativa, aplicando as técnicas de análise de conteúdo para coletar, tratar, organizar e analisar as informações em todos os artigos que formam esta tese. Conclui-se que: o Brasil apresenta características que potencializam o estabelecimento do movimento Ciência Aberta em universidades e instituições de pesquisa através de novas formas de produzir, publicar e disseminar o conhecimento. A produção científica brasileira pode ser ampliada por meio da readequação de fomentos e políticas públicas a partir da Ciência Aberta, dos princípios de gratuidade e oferecimento de cotas de publicação para os estudantes/pesquisadores. |
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Stueber, KetlenTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2022-07-12T04:49:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/242265001144739Esta pesquisa oferece reflexões acerca da dialogicidade presente em três conceitos considerados os pilares do estudo: produção de conhecimento, comunicação científica e Ciência Aberta. Perpassam sobre estes, elementos variados que combinados entre si geram seis estudos compostos de especificidades e similaridades: alfabetização científica; redes de conhecimento; fomentos públicos; acesso e uso da informação; metodologias em Ciência Aberta, Plataforma Scielo, periódicos científicos e políticas públicas para Ciência Aberta. Com base nestes eixos, questiona-se: Como o conhecimento produzido, legitimado e disseminado através da comunicação científica dialoga com o conceito de Ciência Aberta no Brasil? A resposta surge com base nos objetivos específicos delineados para a pesquisa: a) descrever como a produção da comunicação científica de instituições brasileiras se aproxima da Ciência Aberta; b) verificar como os periódicos de Ciências Biológicas disponíveis na Scielo se adéquam aos princípios da Ciência Aberta e; c) analisar como questões de interesse público são divulgadas por bases de dados abertas e como estas se relacionam com a Ciência Aberta. O estudo tem uma abordagem qualitativa, aplicando as técnicas de análise de conteúdo para coletar, tratar, organizar e analisar as informações em todos os artigos que formam esta tese. Conclui-se que: o Brasil apresenta características que potencializam o estabelecimento do movimento Ciência Aberta em universidades e instituições de pesquisa através de novas formas de produzir, publicar e disseminar o conhecimento. A produção científica brasileira pode ser ampliada por meio da readequação de fomentos e políticas públicas a partir da Ciência Aberta, dos princípios de gratuidade e oferecimento de cotas de publicação para os estudantes/pesquisadores.This research offers reflections on the dialogicity present in three concepts considered the pillars of the study: knowledge production, scientific communication and Open Science. Various elements run through these, which, when combined together, generate six studies composed of specificities and similarities: scientific literacy; knowledge networks; public funding; access and use of information; methodologies in Open Science, Scielo Platform, scientific journals and public policies for Open Science. Based on these axes, the question is: How does the knowledge produced, legitimized and disseminated through scientific communication dialogue with the concept of Open Science in Brazil? The answer emerges based on the specific objectives outlined for the research: a) to describe how the production of scientific communication by Brazilian institutions approaches Open Science; b) to verify how the Biological Sciences journals available at Scielo are in line with the principles of Open Science and; c) to analyze how issues of public interest are disclosed by open databases and how they relate to Open Science. The study has a qualitative approach, applying content analysis techniques to collect, process, organize and analyze the information in all the articles that make up this thesis. It is concluded that: Brazil has characteristics that enhance the establishment of the Open Science movement in universities and research institutions through new ways of producing, publis-hing and disseminating knowledge. Brazilian scientific production can be expanded through the readjustment of funding and public policies based on Open Science, the principles of gratuity and offering publication quotas for students/researchers.application/pdfporComunicação e divulgação científicaProdução científicaPublicações científicas e técnicasPublicação de acesso abertoKnowledge productionScientific CommunicationOpen ScienceJournalsScientific publishingComunicação científica e ciência aberta : amostras e diálogos sobre a produção do conhecimento científico no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144739.pdf.txt001144739.pdf.txtExtracted Texttext/plain264246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242265/2/001144739.pdf.txta39366f7dcdbbcd442bd223333df0559MD52ORIGINAL001144739.pdfTexto parcialapplication/pdf1303216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242265/1/001144739.pdf7e41a4741fbe4ccda4dbaf660a9dabd4MD5110183/2422652022-07-13 04:53:44.602147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-13T07:53:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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