A operacionalização do design thinking : proposição de uma abordagem apoiada nas competências para inovar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178369 |
Resumo: | Em resposta à pressão competitiva, as mudanças rápidas das necessidades do consumidor, a inovação é vista como relevante para as empresas buscarem novos caminhos, entrar em novas categorias ou canais de distribuição, assim como produzir novos produtos e serviços. Dessa forma, a inovação passa a ser o principal recurso de vantagem competitiva para muitas organizações diante de um cenário de mudanças rápidas e incertezas. O Design Thinking pode contribuir para o desenvolvimento de inovações, devido à natureza do seu processo, voltado a atender às necessidades das pessoas para alcançar o sucesso da inovação. Porém, para inovar, as pessoas envolvidas no processo devem ter as competências necessárias. Nesse sentido, identificar as competências necessárias para a inovação sob a ótica do Design Thinking ajuda também na minimização dos obstáculos para a obtenção do sucesso de uma inovação. Dessa forma, o presente estudo buscou verificar a sustentação teórica do Design Thinking, desenvolvendo uma abordagem para operacionalização do Design Thinking, por meio de um jogo. Além disso, foi desenvolvido e aplicado um instrumento para avaliação das competências necessárias para inovar apoiado nas bases teóricas do Design Thinking, com grupos de estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design A partir dos objetivos estabelecidos nesse estudo, foi possível verificar que a estruturação de um jogo com a base teórica e operacional do Design Thinking ajuda a acelerar o processo de aprendizado, bem como para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. Além disso, identificou-se que o instrumento para avaliação de competências apontou que há diferenças entre grupos de estudantes, mas que nenhum deles apresentou o perfil desejado. Este instrumento pode ajudar no desenvolvimento dessas competências nesses alunos. |
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