O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205477 |
Resumo: | A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e publica seus materiais em sua página online, o Portal da Olimpíada. Nosso objetivo foi analisar como esses materiais abordam a temática da avaliação de textos, sob a perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), teoria a qual fundamenta o trabalho da Olimpíada. Primeiramente, analisamos os materiais de orientação teórica e estabelecemos um panorama do que a Olimpíada entende por avaliação. Em um segundo momento, a partir do panorama, elaboramos perguntas para analisar os materiais de orientação prática – os Cadernos Virtuais – e entender como esses materiais tratam a avaliação, aproximando-se ou afastando-se daquilo que o programa apresentou nas publicações teóricas. Ao avaliar os materiais de orientação teórica, foi possível perceber que a Olimpíada se aproxima de uma visão de avaliação dialógica, discursiva, contrapondo-se a práticas tradicionais. Na análise dos Cadernos Virtuais, identificamos também uma aproximação à teoria bakhtiniana, presente nos textos teóricos. Porém, alguns pontos parecem ter se afastado do proposto pela própria Olimpíada. Tendo em vista a importância do programa e a dificuldade que muitos professores de língua encontram em transpor à prática atividades avaliativas dialógicas, ponderamos sobre alguns caminhos para o aprimoramento desses materiais. |
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Schmidt, Gabriela MochSchoffen, Juliana Roquele2020-02-06T04:17:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/205477001111460A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e publica seus materiais em sua página online, o Portal da Olimpíada. Nosso objetivo foi analisar como esses materiais abordam a temática da avaliação de textos, sob a perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), teoria a qual fundamenta o trabalho da Olimpíada. Primeiramente, analisamos os materiais de orientação teórica e estabelecemos um panorama do que a Olimpíada entende por avaliação. Em um segundo momento, a partir do panorama, elaboramos perguntas para analisar os materiais de orientação prática – os Cadernos Virtuais – e entender como esses materiais tratam a avaliação, aproximando-se ou afastando-se daquilo que o programa apresentou nas publicações teóricas. Ao avaliar os materiais de orientação teórica, foi possível perceber que a Olimpíada se aproxima de uma visão de avaliação dialógica, discursiva, contrapondo-se a práticas tradicionais. Na análise dos Cadernos Virtuais, identificamos também uma aproximação à teoria bakhtiniana, presente nos textos teóricos. Porém, alguns pontos parecem ter se afastado do proposto pela própria Olimpíada. Tendo em vista a importância do programa e a dificuldade que muitos professores de língua encontram em transpor à prática atividades avaliativas dialógicas, ponderamos sobre alguns caminhos para o aprimoramento desses materiais.Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro es un programa que busca mejorar la enseñanza de lectura y escrita en las escuelas públicas brasileñas a través de acciones de capacitación docente. El programa difunde sus acciones y publica sus materiales en su página en línea, el Portal da Olimpíada. Nuestro objetivo fue analizar como esos materiales enfocan la evaluación de textos, desde una perspectiva de los géneros discursivos (BAKHTIN, 2011), teoría la cual fundamenta el trabajo de la Olimpíada. Primeramente, analizamos los materiales de orientación teórica y establecemos un panorama de la comprensión de evaluación que tiene la Olimpíada. En otro momento, a partir del panorama, hicimos preguntas para que pudiéramos analizar los materiales de orientación práctica – los Cadernos Virtuais – y entender como esos materiales tratan la evaluación, acercándose o alejándose de lo que el programa había presentado en sus publicaciones teóricas. A partir de nuestro análisis, fue posible percibir que la Olimpíada se acerca de una visión dialógica, discursiva, contraponiéndose a prácticas tradicionales. El el análisis de los Cadernos Virtuais, encontramos también un acercamiento a la teoría bakhtiniana, presente en los textos teóricos. No obstante, algunas cuestiones se han distanciado de lo propuesto por la propia Olimpíada. Teniendo en cuenta la importancia del programa y la dificultad que los profesores encuentran en poner en práctica una evaluación dialógica, propusimos algunos caminos para la mejora de los materiales.application/pdfporOlimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)AvaliaçãoTextoGêneros textuaisLinguísticaEvaluación de textosGéneros discursivosO que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111460.pdf.txt001111460.pdf.txtExtracted Texttext/plain476907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205477/2/001111460.pdf.txtb4289cd135aa583655a3716ebb6e0223MD52ORIGINAL001111460.pdfTexto completoapplication/pdf18157736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205477/1/001111460.pdfce46bf5f8b33e23cdb34fd1790bff29cMD5110183/2054772024-06-07 06:17:11.27251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-06-07T09:17:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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