O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Gabriela Moch
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205477
Resumo: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e publica seus materiais em sua página online, o Portal da Olimpíada. Nosso objetivo foi analisar como esses materiais abordam a temática da avaliação de textos, sob a perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), teoria a qual fundamenta o trabalho da Olimpíada. Primeiramente, analisamos os materiais de orientação teórica e estabelecemos um panorama do que a Olimpíada entende por avaliação. Em um segundo momento, a partir do panorama, elaboramos perguntas para analisar os materiais de orientação prática – os Cadernos Virtuais – e entender como esses materiais tratam a avaliação, aproximando-se ou afastando-se daquilo que o programa apresentou nas publicações teóricas. Ao avaliar os materiais de orientação teórica, foi possível perceber que a Olimpíada se aproxima de uma visão de avaliação dialógica, discursiva, contrapondo-se a práticas tradicionais. Na análise dos Cadernos Virtuais, identificamos também uma aproximação à teoria bakhtiniana, presente nos textos teóricos. Porém, alguns pontos parecem ter se afastado do proposto pela própria Olimpíada. Tendo em vista a importância do programa e a dificuldade que muitos professores de língua encontram em transpor à prática atividades avaliativas dialógicas, ponderamos sobre alguns caminhos para o aprimoramento desses materiais.
id URGS_3a7769f605313a318804ad6fbd0145e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205477
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schmidt, Gabriela MochSchoffen, Juliana Roquele2020-02-06T04:17:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/205477001111460A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e publica seus materiais em sua página online, o Portal da Olimpíada. Nosso objetivo foi analisar como esses materiais abordam a temática da avaliação de textos, sob a perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), teoria a qual fundamenta o trabalho da Olimpíada. Primeiramente, analisamos os materiais de orientação teórica e estabelecemos um panorama do que a Olimpíada entende por avaliação. Em um segundo momento, a partir do panorama, elaboramos perguntas para analisar os materiais de orientação prática – os Cadernos Virtuais – e entender como esses materiais tratam a avaliação, aproximando-se ou afastando-se daquilo que o programa apresentou nas publicações teóricas. Ao avaliar os materiais de orientação teórica, foi possível perceber que a Olimpíada se aproxima de uma visão de avaliação dialógica, discursiva, contrapondo-se a práticas tradicionais. Na análise dos Cadernos Virtuais, identificamos também uma aproximação à teoria bakhtiniana, presente nos textos teóricos. Porém, alguns pontos parecem ter se afastado do proposto pela própria Olimpíada. Tendo em vista a importância do programa e a dificuldade que muitos professores de língua encontram em transpor à prática atividades avaliativas dialógicas, ponderamos sobre alguns caminhos para o aprimoramento desses materiais.Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro es un programa que busca mejorar la enseñanza de lectura y escrita en las escuelas públicas brasileñas a través de acciones de capacitación docente. El programa difunde sus acciones y publica sus materiales en su página en línea, el Portal da Olimpíada. Nuestro objetivo fue analizar como esos materiales enfocan la evaluación de textos, desde una perspectiva de los géneros discursivos (BAKHTIN, 2011), teoría la cual fundamenta el trabajo de la Olimpíada. Primeramente, analizamos los materiales de orientación teórica y establecemos un panorama de la comprensión de evaluación que tiene la Olimpíada. En otro momento, a partir del panorama, hicimos preguntas para que pudiéramos analizar los materiales de orientación práctica – los Cadernos Virtuais – y entender como esos materiales tratan la evaluación, acercándose o alejándose de lo que el programa había presentado en sus publicaciones teóricas. A partir de nuestro análisis, fue posible percibir que la Olimpíada se acerca de una visión dialógica, discursiva, contraponiéndose a prácticas tradicionales. El el análisis de los Cadernos Virtuais, encontramos también un acercamiento a la teoría bakhtiniana, presente en los textos teóricos. No obstante, algunas cuestiones se han distanciado de lo propuesto por la propia Olimpíada. Teniendo en cuenta la importancia del programa y la dificultad que los profesores encuentran en poner en práctica una evaluación dialógica, propusimos algunos caminos para la mejora de los materiales.application/pdfporOlimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)AvaliaçãoTextoGêneros textuaisLinguísticaEvaluación de textosGéneros discursivosO que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111460.pdf.txt001111460.pdf.txtExtracted Texttext/plain476907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205477/2/001111460.pdf.txtb4289cd135aa583655a3716ebb6e0223MD52ORIGINAL001111460.pdfTexto completoapplication/pdf18157736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205477/1/001111460.pdfce46bf5f8b33e23cdb34fd1790bff29cMD5110183/2054772024-06-07 06:17:11.27251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-06-07T09:17:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
spellingShingle O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Schmidt, Gabriela Moch
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)
Avaliação
Texto
Gêneros textuais
Linguística
Evaluación de textos
Géneros discursivos
title_short O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_full O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_fullStr O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_full_unstemmed O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_sort O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
author Schmidt, Gabriela Moch
author_facet Schmidt, Gabriela Moch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Gabriela Moch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)
Avaliação
Texto
Gêneros textuais
Linguística
topic Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)
Avaliação
Texto
Gêneros textuais
Linguística
Evaluación de textos
Géneros discursivos
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluación de textos
Géneros discursivos
description A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e publica seus materiais em sua página online, o Portal da Olimpíada. Nosso objetivo foi analisar como esses materiais abordam a temática da avaliação de textos, sob a perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), teoria a qual fundamenta o trabalho da Olimpíada. Primeiramente, analisamos os materiais de orientação teórica e estabelecemos um panorama do que a Olimpíada entende por avaliação. Em um segundo momento, a partir do panorama, elaboramos perguntas para analisar os materiais de orientação prática – os Cadernos Virtuais – e entender como esses materiais tratam a avaliação, aproximando-se ou afastando-se daquilo que o programa apresentou nas publicações teóricas. Ao avaliar os materiais de orientação teórica, foi possível perceber que a Olimpíada se aproxima de uma visão de avaliação dialógica, discursiva, contrapondo-se a práticas tradicionais. Na análise dos Cadernos Virtuais, identificamos também uma aproximação à teoria bakhtiniana, presente nos textos teóricos. Porém, alguns pontos parecem ter se afastado do proposto pela própria Olimpíada. Tendo em vista a importância do programa e a dificuldade que muitos professores de língua encontram em transpor à prática atividades avaliativas dialógicas, ponderamos sobre alguns caminhos para o aprimoramento desses materiais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205477
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111460
url http://hdl.handle.net/10183/205477
identifier_str_mv 001111460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205477/2/001111460.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205477/1/001111460.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4289cd135aa583655a3716ebb6e0223
ce46bf5f8b33e23cdb34fd1790bff29c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737013096775680