Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Gabriela Moch
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schoffen, Juliana Roquele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196285
Resumo: Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Enfocamos, na análise do Caderno, a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião, a relação entre a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) e a sequência didática apresentada e o modo como o tema da avaliação é desenvolvido. Ao longo do trabalho, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno, com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino.
id UFRGS-2_c888981f7646677222284487753aed42
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196285
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmidt, Gabriela MochSchoffen, Juliana Roquele2019-06-26T02:35:02Z20172236-2592http://hdl.handle.net/10183/196285001093877Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Enfocamos, na análise do Caderno, a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião, a relação entre a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) e a sequência didática apresentada e o modo como o tema da avaliação é desenvolvido. Ao longo do trabalho, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno, com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino.This article analyzes Carderno Virtual Pontos de Vista, prepared by Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, which presents a didactic sequence for teaching essay. The analysis focused on the way essay genre is addressed, the correspondence between Dolz, Noverraz and Schnewly (2004)’s proposal and the didactic sequence presented, and the way the concept of assessment is developed. Throughout the analysis, we raised some problematizations and pointed out possible improvements for the material, with the objective of contributing to the development of Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, an important project for teaching writing and reading in Brazilian public schools.application/pdfporPERcursos Linguísticos. Vitória, ES. Vol. 7, n. 17 (2017), p. 48-69Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)Língua portuguesaAvaliaçãoLeitura e escritaEssayDidactic sequenceAssessmentAnálise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093877.pdf.txt001093877.pdf.txtExtracted Texttext/plain58566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/2/001093877.pdf.txtfe75a2697e3a9c3be75e6766cfd0d824MD52ORIGINAL001093877.pdfTexto completoapplication/pdf1049817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/1/001093877.pdf0dc521cb91bd7d46dd59b6f0a9d7c888MD5110183/1962852023-10-01 03:38:08.890099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196285Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-10-01T06:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
spellingShingle Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Schmidt, Gabriela Moch
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)
Língua portuguesa
Avaliação
Leitura e escrita
Essay
Didactic sequence
Assessment
title_short Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_full Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_fullStr Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_full_unstemmed Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
title_sort Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
author Schmidt, Gabriela Moch
author_facet Schmidt, Gabriela Moch
Schoffen, Juliana Roquele
author_role author
author2 Schoffen, Juliana Roquele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Gabriela Moch
Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)
Língua portuguesa
Avaliação
Leitura e escrita
topic Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)
Língua portuguesa
Avaliação
Leitura e escrita
Essay
Didactic sequence
Assessment
dc.subject.eng.fl_str_mv Essay
Didactic sequence
Assessment
description Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Enfocamos, na análise do Caderno, a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião, a relação entre a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) e a sequência didática apresentada e o modo como o tema da avaliação é desenvolvido. Ao longo do trabalho, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno, com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-26T02:35:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196285
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093877
identifier_str_mv 2236-2592
001093877
url http://hdl.handle.net/10183/196285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv PERcursos Linguísticos. Vitória, ES. Vol. 7, n. 17 (2017), p. 48-69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/2/001093877.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/1/001093877.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe75a2697e3a9c3be75e6766cfd0d824
0dc521cb91bd7d46dd59b6f0a9d7c888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725049218531328