Organização processual de um novo cinema ? Estudos de caso da construção de trajetórias de grupos produtores independentes na Tríplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oderich, Cecília Leão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197904
Resumo: O cinema é uma arte moderna reconhecida por sua potência tanto para legitimar padrões, quanto como um espaço de expressão e transformação. O cinema se constrói a partir das possibilidades técnicas, e a técnica se expande, também, a partir do querer artístico. O cinema independente pode representar uma alternativa para a expressão da diversidade cultural já que, em geral, não está imbuído da forma hegemônica de produção de sentido. A região da tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina é marcada pela multiculturalidade, propiciando um ambiente singular para a produção cinematográfica, principalmente a partir da implantação do curso de Cinema da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu. Este trabalho analisou as trajetórias de grupos produtores de cinema independente na região da tríplice fronteira. Para fundamentar o trabalho, foram construídos capítulos apresentando discussões e referenciais teóricos sobre: a perspectiva processual cooperiana; a arte e a indústria cultural; as bases e as influências das racionalidades instrumental e substantiva; a história do cinema e o cinema no Brasil; o conceito de cinema independente e suas características em estilo e conteúdo; a questão da fronteira e da diversidade cultural. A perspectiva processual foi escolhida por possibilitar a análise das organizações no balanço estrutura-processo, dentro e entre margens e limites, em organização/desorganização e momentos de criação, ou seja, constitui alternativa pertinente para pesquisar, de maneira compreensiva, organizações no campo da cultura. O processo metodológico foi qualitativo e transcorreu através de estudo multicasos com três grupos produtores de cinema independente, um de cada país, Brasil, Paraguai e Argentina, todos participantes do 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema, em 2017. No decorrer de 2018 foram realizadas entrevistas, observações, contatos por mídias sociais, diários de campo, apreciação de filmes, pesquisa documental, além da busca por contribuições da UNILA e da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Realizou-se análise de conteúdo e o método de história de vida, dada a relevância percebida, no fluxo de pesquisa, dos protagonistas de cada caso. A pesquisa transcorreu considerando o momento e o contexto em que a produção cinematográfica começa a se configurar na região, apresentando aspectos da organização/desorganização na dinâmica de alternância e o predomínio de processo e busca por estrutura, com forte presença de relações e de redes de conexão no fluxo do trabalho. A tese oportuniza visibilidade aos produtores de cinema da região e pretende inspirar formas de apoio, em especial através de políticas públicas culturais voltadas para a fronteira, considerando as diferentes formas de fazer cinema, favorecendo a integração regional, a preservação e a promoção da arte e da diversidade cultural. Destaca-se a importância da universidade como protagonista do movimento, evidenciando a transversalidade de políticas educacionais e culturais. Apresentam-se contribuições para a Administração, no campo dos Estudos Organizacionais, através da análise a partir da perspectiva processual, da construção de conhecimentos integrando Administração e Cinema e pela abertura da reflexão epistemológica sobre a produção do sujeito administrador, no que tange ao entendimento do que significa “ser organizado”. Pensando no devir, sugere-se relevante o movimento da Comissão Fílmica e da representação nas alianças audiovisuais entre os países, a exemplo da Rede de Cooperação Audiovisual Entre Fronteiras e da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul. Com a multiplicidade dos focos de produção artística e cultural e a expansão dos horizontes do cinema, a comunidade da tríplice fronteira pode ter valorizadas as suas características e o seu espaço compartilhado de saberes e fazeres.
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Para fundamentar o trabalho, foram construídos capítulos apresentando discussões e referenciais teóricos sobre: a perspectiva processual cooperiana; a arte e a indústria cultural; as bases e as influências das racionalidades instrumental e substantiva; a história do cinema e o cinema no Brasil; o conceito de cinema independente e suas características em estilo e conteúdo; a questão da fronteira e da diversidade cultural. A perspectiva processual foi escolhida por possibilitar a análise das organizações no balanço estrutura-processo, dentro e entre margens e limites, em organização/desorganização e momentos de criação, ou seja, constitui alternativa pertinente para pesquisar, de maneira compreensiva, organizações no campo da cultura. O processo metodológico foi qualitativo e transcorreu através de estudo multicasos com três grupos produtores de cinema independente, um de cada país, Brasil, Paraguai e Argentina, todos participantes do 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema, em 2017. No decorrer de 2018 foram realizadas entrevistas, observações, contatos por mídias sociais, diários de campo, apreciação de filmes, pesquisa documental, além da busca por contribuições da UNILA e da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Realizou-se análise de conteúdo e o método de história de vida, dada a relevância percebida, no fluxo de pesquisa, dos protagonistas de cada caso. A pesquisa transcorreu considerando o momento e o contexto em que a produção cinematográfica começa a se configurar na região, apresentando aspectos da organização/desorganização na dinâmica de alternância e o predomínio de processo e busca por estrutura, com forte presença de relações e de redes de conexão no fluxo do trabalho. A tese oportuniza visibilidade aos produtores de cinema da região e pretende inspirar formas de apoio, em especial através de políticas públicas culturais voltadas para a fronteira, considerando as diferentes formas de fazer cinema, favorecendo a integração regional, a preservação e a promoção da arte e da diversidade cultural. Destaca-se a importância da universidade como protagonista do movimento, evidenciando a transversalidade de políticas educacionais e culturais. Apresentam-se contribuições para a Administração, no campo dos Estudos Organizacionais, através da análise a partir da perspectiva processual, da construção de conhecimentos integrando Administração e Cinema e pela abertura da reflexão epistemológica sobre a produção do sujeito administrador, no que tange ao entendimento do que significa “ser organizado”. Pensando no devir, sugere-se relevante o movimento da Comissão Fílmica e da representação nas alianças audiovisuais entre os países, a exemplo da Rede de Cooperação Audiovisual Entre Fronteiras e da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul. Com a multiplicidade dos focos de produção artística e cultural e a expansão dos horizontes do cinema, a comunidade da tríplice fronteira pode ter valorizadas as suas características e o seu espaço compartilhado de saberes e fazeres.Cinema is a modern art recognized for its power both to legitimize standards and provide a space for expression and transformation. Cinema is built through technical possibilities, and the technical expands, also, through the artistic will. Independent cinema can represent an alternative for the expression of cultural diversity since, in general, it is not imbued with the hegemonic form of producing meaning. The Brazil-Paraguay-Argentina tri-border region is marked by multiculturalism, providing a unique environment for film production, mainly through the implementation of the Film Course at UNILA - Federal University of Latin American Integration, in Foz do Iguaçu. This work analyzed the trajectories of independent film producers in the triple border region. To base the work, chapters were built presenting discussions and theoretical references about: the process perspective proposed by Cooper; art and the cultural industry; the bases and influences of instrumental and substantive rationalities; the history of cinema and of cinema in Brazil; the concept of independent cinema and its characteristics in terms of style and content; the issue of borders and cultural diversity. The process perspective was chosen because it allows the analysis of organizations in the structure-process balance, within and between margins and limits, in organization / disorganization and in moments of creation, that is, it constitutes a pertinent alternative to comprehensively research organizations in the field of culture. The methodological process was qualitative and was carried out through a multicase study with three groups of independent film producers, one from each country, Brazil, Paraguay and Argentina, all participants of the 3 Margins - Latin American Film Festival in 2017. Throughout 2018 interviews, observations, contacts through social media, field diaries, appreciation of films, documentary research were conducted, in addition to seeking contributions from UNILA and the Cultural Foundation of Foz do Iguaçu. Content analysis and the life history method were performed on each case’s protagonist, in accordance with the relevance perceived in the research’s flow. The research occurred in the moment and the context in which cinematographic production is beginning to form in the region, presenting aspects of organization / disorganization in the dynamics of alternation and the predominance of process and the search for structure, with the strong presence of relationships and networks of connection in the workflow. The thesis gives visibility to film producers in the region and aims to inspire forms of support, in particular through public cultural policies focused on the border, considering the different ways of making films, favoring regional integration, preservation and promotion of art and cultural diversity. It emphasizes the importance of the university as a protagonist of the movement, evidencing the transversality of educational and cultural policies. Contributions to the Administration are presented in the field of Organizational Studies, through an analysis from the process perspective, the construction of knowledge integrating Administration and Cinema and the opening of epistemological reflection on the production of the manager subject, regarding understanding of what it means "to be organized". Considering the future, the movement of the Film Commission and representation in audiovisual alliances between countries is relevant, as is the Network of Audiovisual Cooperation between Borders and the Specialized Meeting of Film and Audiovisual Authorities of Mercosur. With the plurality of artistic and cultural production centers and the expansion of the horizons of cinema, the community of the three frontiers can value its characteristics and its shared space of knowledge and productions.application/pdfporCinemaPolíticas culturaisOrganizaçãoIndependent cinemaProcess organizationCultural policiesOrganização processual de um novo cinema ? Estudos de caso da construção de trajetórias de grupos produtores independentes na Tríplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098626.pdf.txt001098626.pdf.txtExtracted Texttext/plain657331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197904/2/001098626.pdf.txta60ef53e561966a1f2c0b82baf77a40aMD52ORIGINAL001098626.pdfTexto completoapplication/pdf2373750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197904/1/001098626.pdff8e0b14ed01436171974a172d6451f78MD5110183/1979042019-08-11 02:32:24.047233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-11T05:32:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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