Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251743 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros. |
id |
URGS_3bce78f9d5217af8481f54bb1a5845e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251743 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rodrigues, Amanda GiselePereira, Nilton Mullet2022-11-24T04:47:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/251743001153771O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros.The present dissertation reflects on the role of the imagination in learning History and how to understand if the incentive of the imagination in History classes can stimulate an ethical development in the students. With such a purpose, the songs of the Medieval trobairitz were used as a historical source for the creation of a learning opportunity to be conducted and analyzed. The exercises answered by the students and entries from a field journal kept for the duration of the classes have also been used as analytical material for this essay. This project inserts itself in the research field of Teaching of History, and it frames itself in the line of research pertaining Languages and Historical Narratives: Production and Propagation. Overall, it’s been noted that the stimulus of the faculty of the imagination in History lessons not only facilitates learning, it also causes the students to rethink their current behavior and, in some cases, it allows them to expand their ability to imagine futures.application/pdfporEnsino de históriaImaginaçãoÉticaIdade médiaTrovadoresTeaching of HistoryImaginationEthicsMedieval trobairitzImaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153771.pdf.txt001153771.pdf.txtExtracted Texttext/plain328732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/2/001153771.pdf.txt28ae07ed2dd5992cc610329fa7a73bcdMD52ORIGINAL001153771.pdfTexto completoapplication/pdf1564864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/1/001153771.pdf795dc27e4d0b6eccecbfaa0770f6a521MD5110183/2517432022-11-25 05:46:32.649503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-25T07:46:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo |
title |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo |
spellingShingle |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo Rodrigues, Amanda Gisele Ensino de história Imaginação Ética Idade média Trovadores Teaching of History Imagination Ethics Medieval trobairitz |
title_short |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo |
title_full |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo |
title_fullStr |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo |
title_full_unstemmed |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo |
title_sort |
Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo |
author |
Rodrigues, Amanda Gisele |
author_facet |
Rodrigues, Amanda Gisele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Amanda Gisele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
contributor_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Imaginação Ética Idade média Trovadores |
topic |
Ensino de história Imaginação Ética Idade média Trovadores Teaching of History Imagination Ethics Medieval trobairitz |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of History Imagination Ethics Medieval trobairitz |
description |
O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-24T04:47:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251743 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153771 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251743 |
identifier_str_mv |
001153771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/2/001153771.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/1/001153771.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28ae07ed2dd5992cc610329fa7a73bcd 795dc27e4d0b6eccecbfaa0770f6a521 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085602223194112 |