Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Amanda Gisele
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251743
Resumo: O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros.
id URGS_3bce78f9d5217af8481f54bb1a5845e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251743
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rodrigues, Amanda GiselePereira, Nilton Mullet2022-11-24T04:47:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/251743001153771O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros.The present dissertation reflects on the role of the imagination in learning History and how to understand if the incentive of the imagination in History classes can stimulate an ethical development in the students. With such a purpose, the songs of the Medieval trobairitz were used as a historical source for the creation of a learning opportunity to be conducted and analyzed. The exercises answered by the students and entries from a field journal kept for the duration of the classes have also been used as analytical material for this essay. This project inserts itself in the research field of Teaching of History, and it frames itself in the line of research pertaining Languages and Historical Narratives: Production and Propagation. Overall, it’s been noted that the stimulus of the faculty of the imagination in History lessons not only facilitates learning, it also causes the students to rethink their current behavior and, in some cases, it allows them to expand their ability to imagine futures.application/pdfporEnsino de históriaImaginaçãoÉticaIdade médiaTrovadoresTeaching of HistoryImaginationEthicsMedieval trobairitzImaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153771.pdf.txt001153771.pdf.txtExtracted Texttext/plain328732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/2/001153771.pdf.txt28ae07ed2dd5992cc610329fa7a73bcdMD52ORIGINAL001153771.pdfTexto completoapplication/pdf1564864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/1/001153771.pdf795dc27e4d0b6eccecbfaa0770f6a521MD5110183/2517432022-11-25 05:46:32.649503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-25T07:46:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
title Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
spellingShingle Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
Rodrigues, Amanda Gisele
Ensino de história
Imaginação
Ética
Idade média
Trovadores
Teaching of History
Imagination
Ethics
Medieval trobairitz
title_short Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
title_full Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
title_fullStr Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
title_full_unstemmed Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
title_sort Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo
author Rodrigues, Amanda Gisele
author_facet Rodrigues, Amanda Gisele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Amanda Gisele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Imaginação
Ética
Idade média
Trovadores
topic Ensino de história
Imaginação
Ética
Idade média
Trovadores
Teaching of History
Imagination
Ethics
Medieval trobairitz
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of History
Imagination
Ethics
Medieval trobairitz
description O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-24T04:47:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251743
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153771
url http://hdl.handle.net/10183/251743
identifier_str_mv 001153771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/2/001153771.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251743/1/001153771.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28ae07ed2dd5992cc610329fa7a73bcd
795dc27e4d0b6eccecbfaa0770f6a521
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085602223194112