Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hauschild, Camila Körbes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271979
Resumo: Devido à redução de reservas minerais e às variações significativas dos preços das commodities no cenário global, a indústria mineral tende a buscar cada dia mais novas ferramentas capazes de aumentar a eficiência de cada processo. No setor de planejamento da mineração, considera-se que o processo de concepção dos planos e projetos ocorra de forma dinâmica, através de resultados que possam ser rapidamente analisados e validados pelos gestores. Na elaboração de planos trimestrais e mensais, há uma componente de risco intrínseco que por vez é responsável pela falta de aderência entre as metas de produção e os recursos efetivamente disponíveis para executar esses planos. Cabe ao planejador, analisar e questionar os indicadores de desempenho dos equipamentos e adequar o plano de produção à realidade operacional. Em mineração subterrânea é usual a existência de diversas frentes de produção operando simultaneamente, onde cada frente apresenta diferentes características sob o ponto de vista operacional, entre elas, taxas de produtividade muito distintas entre os equipamentos na frota. Esse estudo analisa a adequação da frota de transporte para diferentes cenários de planejamento de curto prazo em uma mina que opera pelo método de lavra de realce por subníveis. Para tanto, foi avaliada a distribuição dos dados coletados no sistema de gestão de frotas para determinação dos indicadores de desempenho operacional. Por meio da metodologia aplicada no estudo, que considera as produtividades por subnível, é apresentada de forma analítica a frota necessária para realização de três diferentes alternativas de planos de produção. Foram ainda realizadas análises de sensibilidade sobre o caso base que evidenciaram que a produtividade dos equipamentos de transporte, é um dos parâmetros mais relevantes do processo. A partir das análises dos indicadores, o estudo possibilitou quantificar os recursos necessários para realização do plano em um período semanal, permitindo-se concluir que a metodologia utilizada neste estudo proporciona um aumento da aderência ao plano de produção de curto prazo.
id URGS_3d9ff96dc80fb49ee7e1c55ec0510955
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271979
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hauschild, Camila KörbesPeroni, Rodrigo de Lemos2024-02-16T05:00:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/271979001195120Devido à redução de reservas minerais e às variações significativas dos preços das commodities no cenário global, a indústria mineral tende a buscar cada dia mais novas ferramentas capazes de aumentar a eficiência de cada processo. No setor de planejamento da mineração, considera-se que o processo de concepção dos planos e projetos ocorra de forma dinâmica, através de resultados que possam ser rapidamente analisados e validados pelos gestores. Na elaboração de planos trimestrais e mensais, há uma componente de risco intrínseco que por vez é responsável pela falta de aderência entre as metas de produção e os recursos efetivamente disponíveis para executar esses planos. Cabe ao planejador, analisar e questionar os indicadores de desempenho dos equipamentos e adequar o plano de produção à realidade operacional. Em mineração subterrânea é usual a existência de diversas frentes de produção operando simultaneamente, onde cada frente apresenta diferentes características sob o ponto de vista operacional, entre elas, taxas de produtividade muito distintas entre os equipamentos na frota. Esse estudo analisa a adequação da frota de transporte para diferentes cenários de planejamento de curto prazo em uma mina que opera pelo método de lavra de realce por subníveis. Para tanto, foi avaliada a distribuição dos dados coletados no sistema de gestão de frotas para determinação dos indicadores de desempenho operacional. Por meio da metodologia aplicada no estudo, que considera as produtividades por subnível, é apresentada de forma analítica a frota necessária para realização de três diferentes alternativas de planos de produção. Foram ainda realizadas análises de sensibilidade sobre o caso base que evidenciaram que a produtividade dos equipamentos de transporte, é um dos parâmetros mais relevantes do processo. A partir das análises dos indicadores, o estudo possibilitou quantificar os recursos necessários para realização do plano em um período semanal, permitindo-se concluir que a metodologia utilizada neste estudo proporciona um aumento da aderência ao plano de produção de curto prazo.Due to the reduction of mineral reserves and significant variations in commodity prices on the global context, the mineral industry tends to seek every day new tools capable of increasing the efficiency of each process. In the mining planning sector, it is considered that the process of designing plans and projects occurs dynamically, through results that can be quickly analyzed and validated by managers. In the preparation of the quarterly and monthly plans, there is an intrinsic risk component related to the lack of adherence among the production goals and the existing resources in the enterprise. So that it is the planner duty to analyze and question the operational indicators of the equipment and adjust the production plan to reality. In underground mining is usually operates with several production fronts simultaneously, which each front has different characteristics from an operational point of view, among them, the transport fleet can present productivity rates very variable. This study analyzes the suitability of the transport fleet for different short-term planning scenarios in a mine that operates by the mining method of sublevel stoping. For this purpose, the distribution of data collected in the fleet management system was evaluated to supervise operational performance indicators. Through the methodology applied in the study, which considers productivity by each level, it is analytically presented the fleet necessary to carry out three different production plan alternatives. In addition, sensitivity analyzes were carried out on the base case showing that, of the parameters considered, the most impacting is the productivity of transport equipment. Based on the analyzes of the indicators, the study allowed quantify the resources needed to carry out the plan in a weekly period, allowing to conclude that the methodology used in this study allows the increase of adherence to the short-term production plan.application/pdfporLavra : PlanejamentoMina subterrâneaTransporte de minériosGestão de frotasShort-term planningOperational indicatorsFleet sizingUnderground miningMining equipmentAnálise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de MateriaisPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195120.pdf.txt001195120.pdf.txtExtracted Texttext/plain118493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/2/001195120.pdf.txt6be237831a2440bb592bff0ae7a95b33MD52ORIGINAL001195120.pdfTexto completoapplication/pdf2832979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/1/001195120.pdf15332e0323fb39325657a7d7950ba8f2MD5110183/2719792024-02-17 05:55:27.809301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-17T07:55:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
title Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
spellingShingle Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
Hauschild, Camila Körbes
Lavra : Planejamento
Mina subterrânea
Transporte de minérios
Gestão de frotas
Short-term planning
Operational indicators
Fleet sizing
Underground mining
Mining equipment
title_short Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
title_full Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
title_fullStr Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
title_full_unstemmed Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
title_sort Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
author Hauschild, Camila Körbes
author_facet Hauschild, Camila Körbes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hauschild, Camila Körbes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peroni, Rodrigo de Lemos
contributor_str_mv Peroni, Rodrigo de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Lavra : Planejamento
Mina subterrânea
Transporte de minérios
Gestão de frotas
topic Lavra : Planejamento
Mina subterrânea
Transporte de minérios
Gestão de frotas
Short-term planning
Operational indicators
Fleet sizing
Underground mining
Mining equipment
dc.subject.eng.fl_str_mv Short-term planning
Operational indicators
Fleet sizing
Underground mining
Mining equipment
description Devido à redução de reservas minerais e às variações significativas dos preços das commodities no cenário global, a indústria mineral tende a buscar cada dia mais novas ferramentas capazes de aumentar a eficiência de cada processo. No setor de planejamento da mineração, considera-se que o processo de concepção dos planos e projetos ocorra de forma dinâmica, através de resultados que possam ser rapidamente analisados e validados pelos gestores. Na elaboração de planos trimestrais e mensais, há uma componente de risco intrínseco que por vez é responsável pela falta de aderência entre as metas de produção e os recursos efetivamente disponíveis para executar esses planos. Cabe ao planejador, analisar e questionar os indicadores de desempenho dos equipamentos e adequar o plano de produção à realidade operacional. Em mineração subterrânea é usual a existência de diversas frentes de produção operando simultaneamente, onde cada frente apresenta diferentes características sob o ponto de vista operacional, entre elas, taxas de produtividade muito distintas entre os equipamentos na frota. Esse estudo analisa a adequação da frota de transporte para diferentes cenários de planejamento de curto prazo em uma mina que opera pelo método de lavra de realce por subníveis. Para tanto, foi avaliada a distribuição dos dados coletados no sistema de gestão de frotas para determinação dos indicadores de desempenho operacional. Por meio da metodologia aplicada no estudo, que considera as produtividades por subnível, é apresentada de forma analítica a frota necessária para realização de três diferentes alternativas de planos de produção. Foram ainda realizadas análises de sensibilidade sobre o caso base que evidenciaram que a produtividade dos equipamentos de transporte, é um dos parâmetros mais relevantes do processo. A partir das análises dos indicadores, o estudo possibilitou quantificar os recursos necessários para realização do plano em um período semanal, permitindo-se concluir que a metodologia utilizada neste estudo proporciona um aumento da aderência ao plano de produção de curto prazo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-16T05:00:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271979
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195120
url http://hdl.handle.net/10183/271979
identifier_str_mv 001195120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/2/001195120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/1/001195120.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6be237831a2440bb592bff0ae7a95b33
15332e0323fb39325657a7d7950ba8f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085639352221696