Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271979 |
Resumo: | Devido à redução de reservas minerais e às variações significativas dos preços das commodities no cenário global, a indústria mineral tende a buscar cada dia mais novas ferramentas capazes de aumentar a eficiência de cada processo. No setor de planejamento da mineração, considera-se que o processo de concepção dos planos e projetos ocorra de forma dinâmica, através de resultados que possam ser rapidamente analisados e validados pelos gestores. Na elaboração de planos trimestrais e mensais, há uma componente de risco intrínseco que por vez é responsável pela falta de aderência entre as metas de produção e os recursos efetivamente disponíveis para executar esses planos. Cabe ao planejador, analisar e questionar os indicadores de desempenho dos equipamentos e adequar o plano de produção à realidade operacional. Em mineração subterrânea é usual a existência de diversas frentes de produção operando simultaneamente, onde cada frente apresenta diferentes características sob o ponto de vista operacional, entre elas, taxas de produtividade muito distintas entre os equipamentos na frota. Esse estudo analisa a adequação da frota de transporte para diferentes cenários de planejamento de curto prazo em uma mina que opera pelo método de lavra de realce por subníveis. Para tanto, foi avaliada a distribuição dos dados coletados no sistema de gestão de frotas para determinação dos indicadores de desempenho operacional. Por meio da metodologia aplicada no estudo, que considera as produtividades por subnível, é apresentada de forma analítica a frota necessária para realização de três diferentes alternativas de planos de produção. Foram ainda realizadas análises de sensibilidade sobre o caso base que evidenciaram que a produtividade dos equipamentos de transporte, é um dos parâmetros mais relevantes do processo. A partir das análises dos indicadores, o estudo possibilitou quantificar os recursos necessários para realização do plano em um período semanal, permitindo-se concluir que a metodologia utilizada neste estudo proporciona um aumento da aderência ao plano de produção de curto prazo. |
id |
URGS_3d9ff96dc80fb49ee7e1c55ec0510955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271979 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Hauschild, Camila KörbesPeroni, Rodrigo de Lemos2024-02-16T05:00:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/271979001195120Devido à redução de reservas minerais e às variações significativas dos preços das commodities no cenário global, a indústria mineral tende a buscar cada dia mais novas ferramentas capazes de aumentar a eficiência de cada processo. No setor de planejamento da mineração, considera-se que o processo de concepção dos planos e projetos ocorra de forma dinâmica, através de resultados que possam ser rapidamente analisados e validados pelos gestores. Na elaboração de planos trimestrais e mensais, há uma componente de risco intrínseco que por vez é responsável pela falta de aderência entre as metas de produção e os recursos efetivamente disponíveis para executar esses planos. Cabe ao planejador, analisar e questionar os indicadores de desempenho dos equipamentos e adequar o plano de produção à realidade operacional. Em mineração subterrânea é usual a existência de diversas frentes de produção operando simultaneamente, onde cada frente apresenta diferentes características sob o ponto de vista operacional, entre elas, taxas de produtividade muito distintas entre os equipamentos na frota. Esse estudo analisa a adequação da frota de transporte para diferentes cenários de planejamento de curto prazo em uma mina que opera pelo método de lavra de realce por subníveis. Para tanto, foi avaliada a distribuição dos dados coletados no sistema de gestão de frotas para determinação dos indicadores de desempenho operacional. Por meio da metodologia aplicada no estudo, que considera as produtividades por subnível, é apresentada de forma analítica a frota necessária para realização de três diferentes alternativas de planos de produção. Foram ainda realizadas análises de sensibilidade sobre o caso base que evidenciaram que a produtividade dos equipamentos de transporte, é um dos parâmetros mais relevantes do processo. A partir das análises dos indicadores, o estudo possibilitou quantificar os recursos necessários para realização do plano em um período semanal, permitindo-se concluir que a metodologia utilizada neste estudo proporciona um aumento da aderência ao plano de produção de curto prazo.Due to the reduction of mineral reserves and significant variations in commodity prices on the global context, the mineral industry tends to seek every day new tools capable of increasing the efficiency of each process. In the mining planning sector, it is considered that the process of designing plans and projects occurs dynamically, through results that can be quickly analyzed and validated by managers. In the preparation of the quarterly and monthly plans, there is an intrinsic risk component related to the lack of adherence among the production goals and the existing resources in the enterprise. So that it is the planner duty to analyze and question the operational indicators of the equipment and adjust the production plan to reality. In underground mining is usually operates with several production fronts simultaneously, which each front has different characteristics from an operational point of view, among them, the transport fleet can present productivity rates very variable. This study analyzes the suitability of the transport fleet for different short-term planning scenarios in a mine that operates by the mining method of sublevel stoping. For this purpose, the distribution of data collected in the fleet management system was evaluated to supervise operational performance indicators. Through the methodology applied in the study, which considers productivity by each level, it is analytically presented the fleet necessary to carry out three different production plan alternatives. In addition, sensitivity analyzes were carried out on the base case showing that, of the parameters considered, the most impacting is the productivity of transport equipment. Based on the analyzes of the indicators, the study allowed quantify the resources needed to carry out the plan in a weekly period, allowing to conclude that the methodology used in this study allows the increase of adherence to the short-term production plan.application/pdfporLavra : PlanejamentoMina subterrâneaTransporte de minériosGestão de frotasShort-term planningOperational indicatorsFleet sizingUnderground miningMining equipmentAnálise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de MateriaisPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195120.pdf.txt001195120.pdf.txtExtracted Texttext/plain118493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/2/001195120.pdf.txt6be237831a2440bb592bff0ae7a95b33MD52ORIGINAL001195120.pdfTexto completoapplication/pdf2832979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/1/001195120.pdf15332e0323fb39325657a7d7950ba8f2MD5110183/2719792024-02-17 05:55:27.809301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-17T07:55:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas |
title |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas |
spellingShingle |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas Hauschild, Camila Körbes Lavra : Planejamento Mina subterrânea Transporte de minérios Gestão de frotas Short-term planning Operational indicators Fleet sizing Underground mining Mining equipment |
title_short |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas |
title_full |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas |
title_fullStr |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas |
title_full_unstemmed |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas |
title_sort |
Análise de adequação de sistema de produção condicionado ao planejamento de curto prazo em minas subterrâneas |
author |
Hauschild, Camila Körbes |
author_facet |
Hauschild, Camila Körbes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hauschild, Camila Körbes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peroni, Rodrigo de Lemos |
contributor_str_mv |
Peroni, Rodrigo de Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lavra : Planejamento Mina subterrânea Transporte de minérios Gestão de frotas |
topic |
Lavra : Planejamento Mina subterrânea Transporte de minérios Gestão de frotas Short-term planning Operational indicators Fleet sizing Underground mining Mining equipment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Short-term planning Operational indicators Fleet sizing Underground mining Mining equipment |
description |
Devido à redução de reservas minerais e às variações significativas dos preços das commodities no cenário global, a indústria mineral tende a buscar cada dia mais novas ferramentas capazes de aumentar a eficiência de cada processo. No setor de planejamento da mineração, considera-se que o processo de concepção dos planos e projetos ocorra de forma dinâmica, através de resultados que possam ser rapidamente analisados e validados pelos gestores. Na elaboração de planos trimestrais e mensais, há uma componente de risco intrínseco que por vez é responsável pela falta de aderência entre as metas de produção e os recursos efetivamente disponíveis para executar esses planos. Cabe ao planejador, analisar e questionar os indicadores de desempenho dos equipamentos e adequar o plano de produção à realidade operacional. Em mineração subterrânea é usual a existência de diversas frentes de produção operando simultaneamente, onde cada frente apresenta diferentes características sob o ponto de vista operacional, entre elas, taxas de produtividade muito distintas entre os equipamentos na frota. Esse estudo analisa a adequação da frota de transporte para diferentes cenários de planejamento de curto prazo em uma mina que opera pelo método de lavra de realce por subníveis. Para tanto, foi avaliada a distribuição dos dados coletados no sistema de gestão de frotas para determinação dos indicadores de desempenho operacional. Por meio da metodologia aplicada no estudo, que considera as produtividades por subnível, é apresentada de forma analítica a frota necessária para realização de três diferentes alternativas de planos de produção. Foram ainda realizadas análises de sensibilidade sobre o caso base que evidenciaram que a produtividade dos equipamentos de transporte, é um dos parâmetros mais relevantes do processo. A partir das análises dos indicadores, o estudo possibilitou quantificar os recursos necessários para realização do plano em um período semanal, permitindo-se concluir que a metodologia utilizada neste estudo proporciona um aumento da aderência ao plano de produção de curto prazo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-16T05:00:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271979 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195120 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271979 |
identifier_str_mv |
001195120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/2/001195120.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271979/1/001195120.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6be237831a2440bb592bff0ae7a95b33 15332e0323fb39325657a7d7950ba8f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085639352221696 |