O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Leila Inês Pagliarini de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173581
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental em uma perspectiva interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram a Matemática, História e Ciências e os alunos eram de uma turma de sétimo ano de uma escola privada do município de Canoas-RS. A partir da análise de dados dos óbitos dos escravos sepultados no cemitério da Santa Casa de Porto Alegre no século XIX, se buscou a compreensão de conceitos de estatística descritiva, observando a aplicação dessa parte da Matemática nas disciplinas que colaboram nesse trabalho interdisciplinar. Utilizou-se tecnologias, como o uso do Google Forms e também planilhas eletrônicas, que ajudaram na construção de gráficos para avaliar e comparar resultados. O conjunto de dados coletados nessa pesquisa foi composto pelas produções dos alunos; como gravações de momentos de compartilhamento de ideias nas turmas, imagens durante o desenvolvimento do trabalho e anotações sobre as descobertas, necessidades e as falas dos estudantes. A análise dos dados foi baseada em um Estudo de Caso que ocorreu num ambiente de Modelagem Matemática compondo um ambiente investigativo, definido por Skovsmose como cenário para investigação. Foi aplicado um pré-teste e um pós-teste nesse grupo de alunos que permitiu identificar o aprendizado de conceitos estatísticos. Constatou-se que o trabalho interdisciplinar favoreceu o estudo de conceitos de Estatística e desenvolveu a competência para planejar e construir relatórios de pesquisas estatísticas descritivas, diferenciando pesquisa populacional de pesquisa amostral. A aplicação desse trabalho possibilitou aos estudantes refletirem criticamente para responderem seus questionamentos nos aspectos socioculturais, competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania.
id URGS_3e5a563ba7a425f67ae54fcadb54c218
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173581
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mello, Leila Inês Pagliarini deNunes, Luciana Neves2018-03-20T02:26:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/173581001061918Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental em uma perspectiva interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram a Matemática, História e Ciências e os alunos eram de uma turma de sétimo ano de uma escola privada do município de Canoas-RS. A partir da análise de dados dos óbitos dos escravos sepultados no cemitério da Santa Casa de Porto Alegre no século XIX, se buscou a compreensão de conceitos de estatística descritiva, observando a aplicação dessa parte da Matemática nas disciplinas que colaboram nesse trabalho interdisciplinar. Utilizou-se tecnologias, como o uso do Google Forms e também planilhas eletrônicas, que ajudaram na construção de gráficos para avaliar e comparar resultados. O conjunto de dados coletados nessa pesquisa foi composto pelas produções dos alunos; como gravações de momentos de compartilhamento de ideias nas turmas, imagens durante o desenvolvimento do trabalho e anotações sobre as descobertas, necessidades e as falas dos estudantes. A análise dos dados foi baseada em um Estudo de Caso que ocorreu num ambiente de Modelagem Matemática compondo um ambiente investigativo, definido por Skovsmose como cenário para investigação. Foi aplicado um pré-teste e um pós-teste nesse grupo de alunos que permitiu identificar o aprendizado de conceitos estatísticos. Constatou-se que o trabalho interdisciplinar favoreceu o estudo de conceitos de Estatística e desenvolveu a competência para planejar e construir relatórios de pesquisas estatísticas descritivas, diferenciando pesquisa populacional de pesquisa amostral. A aplicação desse trabalho possibilitou aos estudantes refletirem criticamente para responderem seus questionamentos nos aspectos socioculturais, competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania.This paperwork presents a proposal for the teaching of Statistics in Elementary Education as an interdisciplinary subject. The subjects involved were Mathematics, History and Science and the students were from a seventh grade class from a private school in the city of Canoas-RS. From the analyzed data of the deaths of the slaves buried in the cemetery of Santa Casa of Porto Alegre in the nineteenth century, we sought to understand descriptive statistics concepts, observing the application of this part of Mathematics in the subject that collaborate in this interdisciplinary work. Technologies - such as Google Forms and spreadsheets - were used, which helped in the construction of graphs that were used to evaluate and compare results. The data collected in this research was composed by the students, like, recorded moments of sharing ideas in the classes, pictures taken during the development of the work and notes on the discoveries, needs and the speech of the students. The data analysis was based on a Case Study that occurred in a Mathematical Modeling environment making an investigative environment, defined by Skovsmose of landscapes of investigation. A pretest and a posttest applied to this group of students allowed the identification of learning statistical concepts. It was verified that the interdisciplinary work favored the study of Statistical concepts and development of the competence to plan and construct reports of descriptive statistical surveys, differentiating population research from sample research. The application of this work allowed the students to critically reflect and answer their questions within sociocultural aspects, fundamental skills for the complete development of citizenship.application/pdfporEnsino de estatísticaEnsino-aprendizagemEscravidao, seculo xix : Rio Grande do SulStatistics teachingMathematics and negritudeInterdisciplinarityO aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061918.pdf001061918.pdfTexto completoapplication/pdf1038803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173581/1/001061918.pdfa6996850d5adab9bb7d1e2eb64eca90cMD51TEXT001061918.pdf.txt001061918.pdf.txtExtracted Texttext/plain113319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173581/2/001061918.pdf.txt09100625b4bc8da7427ccaabe5bb6028MD5210183/1735812018-03-21 02:29:00.689997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-03-21T05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
title O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
spellingShingle O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
Mello, Leila Inês Pagliarini de
Ensino de estatística
Ensino-aprendizagem
Escravidao, seculo xix : Rio Grande do Sul
Statistics teaching
Mathematics and negritude
Interdisciplinarity
title_short O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
title_full O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
title_fullStr O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
title_full_unstemmed O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
title_sort O aprendizado de conceitos de estatística através de um estudo sobre os óbitos dos escravos do Rio Grande do Sul no Séc. XIX : uma experiência interdisciplinar
author Mello, Leila Inês Pagliarini de
author_facet Mello, Leila Inês Pagliarini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Leila Inês Pagliarini de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de estatística
Ensino-aprendizagem
Escravidao, seculo xix : Rio Grande do Sul
topic Ensino de estatística
Ensino-aprendizagem
Escravidao, seculo xix : Rio Grande do Sul
Statistics teaching
Mathematics and negritude
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics teaching
Mathematics and negritude
Interdisciplinarity
description Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental em uma perspectiva interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram a Matemática, História e Ciências e os alunos eram de uma turma de sétimo ano de uma escola privada do município de Canoas-RS. A partir da análise de dados dos óbitos dos escravos sepultados no cemitério da Santa Casa de Porto Alegre no século XIX, se buscou a compreensão de conceitos de estatística descritiva, observando a aplicação dessa parte da Matemática nas disciplinas que colaboram nesse trabalho interdisciplinar. Utilizou-se tecnologias, como o uso do Google Forms e também planilhas eletrônicas, que ajudaram na construção de gráficos para avaliar e comparar resultados. O conjunto de dados coletados nessa pesquisa foi composto pelas produções dos alunos; como gravações de momentos de compartilhamento de ideias nas turmas, imagens durante o desenvolvimento do trabalho e anotações sobre as descobertas, necessidades e as falas dos estudantes. A análise dos dados foi baseada em um Estudo de Caso que ocorreu num ambiente de Modelagem Matemática compondo um ambiente investigativo, definido por Skovsmose como cenário para investigação. Foi aplicado um pré-teste e um pós-teste nesse grupo de alunos que permitiu identificar o aprendizado de conceitos estatísticos. Constatou-se que o trabalho interdisciplinar favoreceu o estudo de conceitos de Estatística e desenvolveu a competência para planejar e construir relatórios de pesquisas estatísticas descritivas, diferenciando pesquisa populacional de pesquisa amostral. A aplicação desse trabalho possibilitou aos estudantes refletirem criticamente para responderem seus questionamentos nos aspectos socioculturais, competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-20T02:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173581
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061918
url http://hdl.handle.net/10183/173581
identifier_str_mv 001061918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173581/1/001061918.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173581/2/001061918.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a6996850d5adab9bb7d1e2eb64eca90c
09100625b4bc8da7427ccaabe5bb6028
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085434959593472