A construção dos números reais na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Daiane Scopel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11188
Resumo: Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta.
id URGS_3ea96c1404359c8f1935c8436f1f2f12
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11188
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Boff, Daiane ScopelRipoll, Cydara Cavedon2007-11-24T05:09:59Z2006http://hdl.handle.net/10183/11188000608397Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta.The first part of this work is an attempt to characterize the problem of learning the concept of real number in Elementary School, making use of questionnaires and analyzing school books as well as the National Parameters for the teaching of Mathematics. The second part deals with the Mathematics involved in the construction of the real numbers, namely, different ways of constructing this set and also the equivalence between all those constructions. We also show how each one of those constructions leads to the decimal representation of a positive real number. The last part of this work consists of a pedagogic proposal for the construction of the real number making use of the (exact) measure of a line segment and the description and conclusions of its implementation in an 8th year of Elementary School.application/pdfporNúmeros reaisEnsino da matematicaMatemática : Ensino fundamentalIrrational number(Exact) measure of a straight line segmentReal numberA construção dos números reais na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000608397.pdf000608397.pdfTexto completoapplication/pdf4870648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/1/000608397.pdf588e65c805692080e252f317f2903a61MD51TEXT000608397.pdf.txt000608397.pdf.txtExtracted Texttext/plain292552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/2/000608397.pdf.txte040a519d95aaeda034c048162dbf40fMD52THUMBNAIL000608397.pdf.jpg000608397.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/3/000608397.pdf.jpgb197a88fb0ae35987d9effa9f5a478cbMD5310183/111882018-10-17 07:49:56.678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:49:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção dos números reais na escola básica
title A construção dos números reais na escola básica
spellingShingle A construção dos números reais na escola básica
Boff, Daiane Scopel
Números reais
Ensino da matematica
Matemática : Ensino fundamental
Irrational number
(Exact) measure of a straight line segment
Real number
title_short A construção dos números reais na escola básica
title_full A construção dos números reais na escola básica
title_fullStr A construção dos números reais na escola básica
title_full_unstemmed A construção dos números reais na escola básica
title_sort A construção dos números reais na escola básica
author Boff, Daiane Scopel
author_facet Boff, Daiane Scopel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boff, Daiane Scopel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
contributor_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
dc.subject.por.fl_str_mv Números reais
Ensino da matematica
Matemática : Ensino fundamental
topic Números reais
Ensino da matematica
Matemática : Ensino fundamental
Irrational number
(Exact) measure of a straight line segment
Real number
dc.subject.eng.fl_str_mv Irrational number
(Exact) measure of a straight line segment
Real number
description Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-11-24T05:09:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11188
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000608397
url http://hdl.handle.net/10183/11188
identifier_str_mv 000608397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/1/000608397.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/2/000608397.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/3/000608397.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 588e65c805692080e252f317f2903a61
e040a519d95aaeda034c048162dbf40f
b197a88fb0ae35987d9effa9f5a478cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085106225774592