A construção dos números reais na escola básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/11188 |
Resumo: | Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta. |
id |
URGS_3ea96c1404359c8f1935c8436f1f2f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11188 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Boff, Daiane ScopelRipoll, Cydara Cavedon2007-11-24T05:09:59Z2006http://hdl.handle.net/10183/11188000608397Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta.The first part of this work is an attempt to characterize the problem of learning the concept of real number in Elementary School, making use of questionnaires and analyzing school books as well as the National Parameters for the teaching of Mathematics. The second part deals with the Mathematics involved in the construction of the real numbers, namely, different ways of constructing this set and also the equivalence between all those constructions. We also show how each one of those constructions leads to the decimal representation of a positive real number. The last part of this work consists of a pedagogic proposal for the construction of the real number making use of the (exact) measure of a line segment and the description and conclusions of its implementation in an 8th year of Elementary School.application/pdfporNúmeros reaisEnsino da matematicaMatemática : Ensino fundamentalIrrational number(Exact) measure of a straight line segmentReal numberA construção dos números reais na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000608397.pdf000608397.pdfTexto completoapplication/pdf4870648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/1/000608397.pdf588e65c805692080e252f317f2903a61MD51TEXT000608397.pdf.txt000608397.pdf.txtExtracted Texttext/plain292552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/2/000608397.pdf.txte040a519d95aaeda034c048162dbf40fMD52THUMBNAIL000608397.pdf.jpg000608397.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/3/000608397.pdf.jpgb197a88fb0ae35987d9effa9f5a478cbMD5310183/111882018-10-17 07:49:56.678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:49:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção dos números reais na escola básica |
title |
A construção dos números reais na escola básica |
spellingShingle |
A construção dos números reais na escola básica Boff, Daiane Scopel Números reais Ensino da matematica Matemática : Ensino fundamental Irrational number (Exact) measure of a straight line segment Real number |
title_short |
A construção dos números reais na escola básica |
title_full |
A construção dos números reais na escola básica |
title_fullStr |
A construção dos números reais na escola básica |
title_full_unstemmed |
A construção dos números reais na escola básica |
title_sort |
A construção dos números reais na escola básica |
author |
Boff, Daiane Scopel |
author_facet |
Boff, Daiane Scopel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boff, Daiane Scopel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ripoll, Cydara Cavedon |
contributor_str_mv |
Ripoll, Cydara Cavedon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números reais Ensino da matematica Matemática : Ensino fundamental |
topic |
Números reais Ensino da matematica Matemática : Ensino fundamental Irrational number (Exact) measure of a straight line segment Real number |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Irrational number (Exact) measure of a straight line segment Real number |
description |
Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-11-24T05:09:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/11188 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000608397 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/11188 |
identifier_str_mv |
000608397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/1/000608397.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/2/000608397.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11188/3/000608397.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
588e65c805692080e252f317f2903a61 e040a519d95aaeda034c048162dbf40f b197a88fb0ae35987d9effa9f5a478cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085106225774592 |