Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blando, Alessandra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115722
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar fatores do universo acadêmico que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de Ciências Exatas e de Engenharias, dificultando sua aprendizagem e seu desempenho. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget e colaboradores. A investigação, de caráter exploratório, buscou o que pode ser comum aos diferentes indivíduos pesquisados. O instrumento para coleta de dados consistiu em um questionário, disponibilizado online, contendo perguntas fechadas e abertas. A análise dos dados foi qualitativa para as perguntas abertas e quantitativa-descritiva para as fechadas. Participaram 395 estudantes dos cursos de Engenharia e de Ciências Exatas, sem restrição de etapa de matrícula. Foram encontrados fatores que, segundo os estudantes, intervêm tanto em sua aprendizagem quanto no seu desempenho e são relacionados: a) aos próprios alunos, como desmotivação para estudar e falta de conhecimentos prévios; b) aos conteúdos, como grande volume e alto nível de dificuldade; e c) aos professores, como metodologia de ensino e tipo de avaliação. Além disso, especificamente no que se refere à aprendizagem, os estudantes indicaram dificuldades quanto a não saber estudar, falta de sentido ou incompreensão dos conteúdos e não conseguir relacioná-los. Falta de tempo para estudar e cansaço também foram descritos, dentre outros. Quase metade dos estudantes considera-se satisfeita com sua aprendizagem e satisfeita em parte com o desempenho obtido. Constatou-se que: as dificuldades que interferem na aprendizagem e no desempenho se assemelham; o modo do estudante conceber sua aprendizagem pode refletir na forma como se relaciona com ela, influenciando sua postura frente às tarefas acadêmicas; e a responsabilidade das dificuldades no desempenho e na aprendizagem não são exclusividade do aluno, mas também de outros fatores, tais como problemas advindos do ensino básico que continuam a repercutir no ambiente universitário.
id URGS_3edc72466c8f2f76ecfbceaddb9a7e8c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115722
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Blando, AlessandraBecker, Fernando2015-05-01T01:58:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/115722000964181Esta pesquisa buscou identificar fatores do universo acadêmico que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de Ciências Exatas e de Engenharias, dificultando sua aprendizagem e seu desempenho. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget e colaboradores. A investigação, de caráter exploratório, buscou o que pode ser comum aos diferentes indivíduos pesquisados. O instrumento para coleta de dados consistiu em um questionário, disponibilizado online, contendo perguntas fechadas e abertas. A análise dos dados foi qualitativa para as perguntas abertas e quantitativa-descritiva para as fechadas. Participaram 395 estudantes dos cursos de Engenharia e de Ciências Exatas, sem restrição de etapa de matrícula. Foram encontrados fatores que, segundo os estudantes, intervêm tanto em sua aprendizagem quanto no seu desempenho e são relacionados: a) aos próprios alunos, como desmotivação para estudar e falta de conhecimentos prévios; b) aos conteúdos, como grande volume e alto nível de dificuldade; e c) aos professores, como metodologia de ensino e tipo de avaliação. Além disso, especificamente no que se refere à aprendizagem, os estudantes indicaram dificuldades quanto a não saber estudar, falta de sentido ou incompreensão dos conteúdos e não conseguir relacioná-los. Falta de tempo para estudar e cansaço também foram descritos, dentre outros. Quase metade dos estudantes considera-se satisfeita com sua aprendizagem e satisfeita em parte com o desempenho obtido. Constatou-se que: as dificuldades que interferem na aprendizagem e no desempenho se assemelham; o modo do estudante conceber sua aprendizagem pode refletir na forma como se relaciona com ela, influenciando sua postura frente às tarefas acadêmicas; e a responsabilidade das dificuldades no desempenho e na aprendizagem não são exclusividade do aluno, mas também de outros fatores, tais como problemas advindos do ensino básico que continuam a repercutir no ambiente universitário.This research aimed to identify academic factors that affect the learning students of Engineering and Exact Sciences, hindering their learning and performance. As main theoretical framework it was used the Genetic Epistemology of Jean Piaget and colleagues. This exploratory study sought what can be common between the subjects. It was used an online questionnaire with closed and open questions. Data analysis was qualitative for the open questions and quantitative-descriptive for the closed. The participants were 395 college students of Engineering and Exact Sciences, without semester restriction. The following factors were founded to be connected equally with learning and performance and were related to: a) the students, such as demotivation to study and lack of previous knowledge; b) the subjects, such as large volume and level of difficulty; c) the teachers, such as teaching methodology and type of assessment. Especially with regard to learning, students indicated difficulties as not knowing how to study, lack of sense or misunderstanding the subjects and not being able to relate them. Lack of time to study and fatigue were also cited, among others. Almost half of the students were satisfied with their learning and satisfied in part with their performance. It was conclude that difficulties in learning and performance are similar; that the way students understand their learning can reflect on how they deal with it, affecting their posture to academic tasks; and that the responsibility for difficulties are not exclusive to the student, but also depends on the other factors, such as basic education problems that reverberate in the university environment.application/pdfporDificuldades de aprendizagemEpistemologia genéticaEnsino superiorDesempenho escolarAlunoGenetic epistemologyLearningAcademic performanceCollege studentAcademic difficultiesCareerDificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964181.pdf000964181.pdfTexto completoapplication/pdf1003290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115722/1/000964181.pdf983d79b6a65b18f3ccedaec039f72689MD51TEXT000964181.pdf.txt000964181.pdf.txtExtracted Texttext/plain288316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115722/2/000964181.pdf.txt67fa7f31b99a260b2b4a923c020b682fMD52THUMBNAIL000964181.pdf.jpg000964181.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115722/3/000964181.pdf.jpg3c6c928c6e0b2c90cee7f0930aa6a707MD5310183/1157222018-10-22 07:38:34.42oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:38:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
title Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
spellingShingle Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
Blando, Alessandra
Dificuldades de aprendizagem
Epistemologia genética
Ensino superior
Desempenho escolar
Aluno
Genetic epistemology
Learning
Academic performance
College student
Academic difficulties
Career
title_short Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
title_full Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
title_fullStr Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
title_full_unstemmed Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
title_sort Dificuldades acadêmicas que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de engenharias e de ciências exatas : um estudo fundamentado na epistemologia genética
author Blando, Alessandra
author_facet Blando, Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blando, Alessandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Epistemologia genética
Ensino superior
Desempenho escolar
Aluno
topic Dificuldades de aprendizagem
Epistemologia genética
Ensino superior
Desempenho escolar
Aluno
Genetic epistemology
Learning
Academic performance
College student
Academic difficulties
Career
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic epistemology
Learning
Academic performance
College student
Academic difficulties
Career
description Esta pesquisa buscou identificar fatores do universo acadêmico que interferem na aprendizagem de estudantes universitários de Ciências Exatas e de Engenharias, dificultando sua aprendizagem e seu desempenho. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget e colaboradores. A investigação, de caráter exploratório, buscou o que pode ser comum aos diferentes indivíduos pesquisados. O instrumento para coleta de dados consistiu em um questionário, disponibilizado online, contendo perguntas fechadas e abertas. A análise dos dados foi qualitativa para as perguntas abertas e quantitativa-descritiva para as fechadas. Participaram 395 estudantes dos cursos de Engenharia e de Ciências Exatas, sem restrição de etapa de matrícula. Foram encontrados fatores que, segundo os estudantes, intervêm tanto em sua aprendizagem quanto no seu desempenho e são relacionados: a) aos próprios alunos, como desmotivação para estudar e falta de conhecimentos prévios; b) aos conteúdos, como grande volume e alto nível de dificuldade; e c) aos professores, como metodologia de ensino e tipo de avaliação. Além disso, especificamente no que se refere à aprendizagem, os estudantes indicaram dificuldades quanto a não saber estudar, falta de sentido ou incompreensão dos conteúdos e não conseguir relacioná-los. Falta de tempo para estudar e cansaço também foram descritos, dentre outros. Quase metade dos estudantes considera-se satisfeita com sua aprendizagem e satisfeita em parte com o desempenho obtido. Constatou-se que: as dificuldades que interferem na aprendizagem e no desempenho se assemelham; o modo do estudante conceber sua aprendizagem pode refletir na forma como se relaciona com ela, influenciando sua postura frente às tarefas acadêmicas; e a responsabilidade das dificuldades no desempenho e na aprendizagem não são exclusividade do aluno, mas também de outros fatores, tais como problemas advindos do ensino básico que continuam a repercutir no ambiente universitário.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115722
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964181
url http://hdl.handle.net/10183/115722
identifier_str_mv 000964181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115722/1/000964181.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115722/2/000964181.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115722/3/000964181.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 983d79b6a65b18f3ccedaec039f72689
67fa7f31b99a260b2b4a923c020b682f
3c6c928c6e0b2c90cee7f0930aa6a707
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085318783664128