Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204967 |
Resumo: | Esta pesquisa faz parte do campo de estudos sobre as relações entre a educação e a desigualdade social. Nesse contexto, concentra-se na análise dos discursos que atravessam e constituem a política educacional do ensino primário no Uruguai com relação à função da escola, aos sujeitos da educação e ao trabalho docente em contextos de desigualdade. Essas construções discursivas referem-se, por sua vez, a diversos modos de conceber a igualdade e a justiça, os quais também são abordados neste trabalho. Para isso, o estudo concentra-se em dois programas desenvolvidos no ensino primário: o Programa de Escuelas de Tiempo Completo e o Programa Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER). Esta pesquisa recolhe contribuições teóricas e analíticas da Análise Política do Discurso e se nutre das teorizações desenvolvidas por Michel Foucault, particularmente, sobre os processos de subjetivação e a noção de governamentalidade. Para abordar a questão proposta, trabalhamos com documentos mais gerais da política educacional, com documentos institucionais dos dois programas analisados e com as posições assumidas pelos atores técnicos vinculados à sua implementação, coletadas por meio de entrevistas. Além disso, a pesquisa recupera material empírico de um estudo anterior, através do qual é feita uma abordagem às posições docentes construídas pelos professores nos processos de atuação da política educacional. A partir da análise qualitativa e quantitativa desse corpus, são identificados eixos de tensão e configurações discursivas que se hibridam, em muitos casos paradoxalmente, evidenciando a existência de disputas pela fixação de sentidos sobre as relações entre escola e desigualdade. Ligada à função da escola, discute-se a tensão entre a assistência e o ensino. Com relação à concepção dos sujeitos da educação, analisa-se a disputa e a hibridização entre posições que colocam o foco em suas possibilidades de aprender e outras que os associam a um conjunto de carências. No que se refere aos professores, abordam-se construções discursivas que os significam como técnicos, gestores ou profissionais; enquanto é explorada a tensão entre a focalização de algumas propostas educacionais e o caráter universal do direito à educação. |
id |
URGS_41660c23a3cd13460fc3fdaca34bd455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204967 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gruzman, Camila Alejandra FalkinFarenzena, Nalú2020-01-28T04:11:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/204967001111014Esta pesquisa faz parte do campo de estudos sobre as relações entre a educação e a desigualdade social. Nesse contexto, concentra-se na análise dos discursos que atravessam e constituem a política educacional do ensino primário no Uruguai com relação à função da escola, aos sujeitos da educação e ao trabalho docente em contextos de desigualdade. Essas construções discursivas referem-se, por sua vez, a diversos modos de conceber a igualdade e a justiça, os quais também são abordados neste trabalho. Para isso, o estudo concentra-se em dois programas desenvolvidos no ensino primário: o Programa de Escuelas de Tiempo Completo e o Programa Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER). Esta pesquisa recolhe contribuições teóricas e analíticas da Análise Política do Discurso e se nutre das teorizações desenvolvidas por Michel Foucault, particularmente, sobre os processos de subjetivação e a noção de governamentalidade. Para abordar a questão proposta, trabalhamos com documentos mais gerais da política educacional, com documentos institucionais dos dois programas analisados e com as posições assumidas pelos atores técnicos vinculados à sua implementação, coletadas por meio de entrevistas. Além disso, a pesquisa recupera material empírico de um estudo anterior, através do qual é feita uma abordagem às posições docentes construídas pelos professores nos processos de atuação da política educacional. A partir da análise qualitativa e quantitativa desse corpus, são identificados eixos de tensão e configurações discursivas que se hibridam, em muitos casos paradoxalmente, evidenciando a existência de disputas pela fixação de sentidos sobre as relações entre escola e desigualdade. Ligada à função da escola, discute-se a tensão entre a assistência e o ensino. Com relação à concepção dos sujeitos da educação, analisa-se a disputa e a hibridização entre posições que colocam o foco em suas possibilidades de aprender e outras que os associam a um conjunto de carências. No que se refere aos professores, abordam-se construções discursivas que os significam como técnicos, gestores ou profissionais; enquanto é explorada a tensão entre a focalização de algumas propostas educacionais e o caráter universal do direito à educação.La presente investigación se inscribe en el campo de los estudios sobre las relaciones entre la educación y la desigualdad social. En este marco, se centra en el análisis de los discursos que atraviesan y constituyen a la política educativa de enseñanza primaria en Uruguay con relación a la función de la escuela, a los sujetos de la educación y al trabajo docente en contextos de desigualdad. Estas construcciones discursivas remiten, a su vez, a diversos modos de concebir la igualdad y la justicia, los cuales también son abordados en este trabajo. Para ello, el estudio se centra en dos programas que se desarrollan en la educación primaria: el Programa de Escuelas de Tiempo Completo y el Programa Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER). Esta investigación recoge aportes teóricos y analíticos del Análisis Político del Discurso y se nutre de las teorizaciones desarrolladas por Michel Foucault, particularmente, sobre los procesos de subjetivación y la noción de gubernamentalidad. Para el abordaje de la temática planteada, se trabaja con documentos macro de la política educativa, con documentos institucionales de los dos programas que se analizan y con los posicionamientos asumidos por actores técnicos vinculados a su implementación, recogidos por medio de entrevistas. A su vez, la investigación recupera material empírico de un estudio previo, por medio del cual se realiza una aproximación a las posiciones docentes construidas por los maestros en los procesos de actuación de la política educativa. A partir del análisis cualitativo y cuantitativo de este corpus, se identifican ejes de tensión y configuraciones discursivas que se hibridan, en muchos casos de forma paradójica, evidenciando la existencia de disputas por la fijación de sentidos sobre las relaciones entre escuela y desigualdad. Vinculada a la función de la escuela, se discute la tensión entre la asistencia y la enseñanza. Con relación a la concepción de los sujetos de la educación, se analiza la disputa y la hibridación entre posiciones que colocan el foco en sus posibilidades de aprender y otras que los asocian a un conjunto de carencias. En lo que refiere a los docentes, se abordan construcciones discursivas que los significan como técnicos, gestores o profesionales; en tanto se explora la tensión entre la focalización de algunas propuestas educativas y el carácter universal del derecho a la educación.application/pdfspaEscolaPolítica educacionalDiscursoDesigualdadeEscuelaPolíticas educativas focalizadasDiscursoDesigualdadJusticiaConstrucciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111014.pdf.txt001111014.pdf.txtExtracted Texttext/plain520877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204967/2/001111014.pdf.txt9acfa919698cc02baf10bb41e1d6a265MD52ORIGINAL001111014.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf1070662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204967/1/001111014.pdfe8e87343a2f0fccfc53c0b6ecdec798aMD5110183/2049672021-05-26 04:28:48.850834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204967Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:28:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender |
title |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender |
spellingShingle |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender Gruzman, Camila Alejandra Falkin Escola Política educacional Discurso Desigualdade Escuela Políticas educativas focalizadas Discurso Desigualdad Justicia |
title_short |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender |
title_full |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender |
title_fullStr |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender |
title_full_unstemmed |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender |
title_sort |
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender |
author |
Gruzman, Camila Alejandra Falkin |
author_facet |
Gruzman, Camila Alejandra Falkin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gruzman, Camila Alejandra Falkin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Farenzena, Nalú |
contributor_str_mv |
Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Política educacional Discurso Desigualdade |
topic |
Escola Política educacional Discurso Desigualdade Escuela Políticas educativas focalizadas Discurso Desigualdad Justicia |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuela Políticas educativas focalizadas Discurso Desigualdad Justicia |
description |
Esta pesquisa faz parte do campo de estudos sobre as relações entre a educação e a desigualdade social. Nesse contexto, concentra-se na análise dos discursos que atravessam e constituem a política educacional do ensino primário no Uruguai com relação à função da escola, aos sujeitos da educação e ao trabalho docente em contextos de desigualdade. Essas construções discursivas referem-se, por sua vez, a diversos modos de conceber a igualdade e a justiça, os quais também são abordados neste trabalho. Para isso, o estudo concentra-se em dois programas desenvolvidos no ensino primário: o Programa de Escuelas de Tiempo Completo e o Programa Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER). Esta pesquisa recolhe contribuições teóricas e analíticas da Análise Política do Discurso e se nutre das teorizações desenvolvidas por Michel Foucault, particularmente, sobre os processos de subjetivação e a noção de governamentalidade. Para abordar a questão proposta, trabalhamos com documentos mais gerais da política educacional, com documentos institucionais dos dois programas analisados e com as posições assumidas pelos atores técnicos vinculados à sua implementação, coletadas por meio de entrevistas. Além disso, a pesquisa recupera material empírico de um estudo anterior, através do qual é feita uma abordagem às posições docentes construídas pelos professores nos processos de atuação da política educacional. A partir da análise qualitativa e quantitativa desse corpus, são identificados eixos de tensão e configurações discursivas que se hibridam, em muitos casos paradoxalmente, evidenciando a existência de disputas pela fixação de sentidos sobre as relações entre escola e desigualdade. Ligada à função da escola, discute-se a tensão entre a assistência e o ensino. Com relação à concepção dos sujeitos da educação, analisa-se a disputa e a hibridização entre posições que colocam o foco em suas possibilidades de aprender e outras que os associam a um conjunto de carências. No que se refere aos professores, abordam-se construções discursivas que os significam como técnicos, gestores ou profissionais; enquanto é explorada a tensão entre a focalização de algumas propostas educacionais e o caráter universal do direito à educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-28T04:11:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204967 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111014 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204967 |
identifier_str_mv |
001111014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204967/2/001111014.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204967/1/001111014.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9acfa919698cc02baf10bb41e1d6a265 e8e87343a2f0fccfc53c0b6ecdec798a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309161278308352 |