A situação ensino-aprendizagem como fator de ansiedade em alunos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmarczek, Marilene
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253308
Resumo: Os objetivos deste estudo foram identificar a pre sença de ansiedade entre os alunos de um Curso de Graduação em Enfermagem e, a partir desta constatação, entender como os alunos a percebem e a experimentam, verificando as situações que a desencadeiam e a forma como eles a enfrentam. Tais objetivos, fundamentados na teoria de Spielberger, bem como a preocupação em estudar a problemática da ansiedade - supostamente existente entre os alunos de enfermagem, frente às situações que vivem no cotidiano do processo ensino-aprendizagem , originaram a questão de pesquisa e as hipóteses a ela subjacentes. As abordagens quantitativa e qualitativa orientaram a análise, cujos resultados demonstram que a ansiedade-de-estado dos alunos aumenta em relação à ansiedade-traço em decorrência do processo ensino-aprendizagem, sendo que esse aumento é mais acentuado no primeiro semestre do curso e nos semestres em que os alunos têm maior contado com a clientela de risco. As situações que desencadeiam ansiedade são comuns aos alunos dos diferentes semestres, independentemente do nível de ansiedade-traço. No entanto, alunos com ansiedade-traço alta percebem e vivem as situações desencadeantes da ansiedade-estado com maior intensidade. A necessidade de aprender permeia e intensafica o desencadeamento de situações de ansiedade. Tal, necessidade, por outro lado, na medida em que vai sendo suprimida, reduz a ansiedade. As alunas que participaram das entrevitas, consideraram positivamente os objetivos deste estudo, tendo em vista as perspectivas de mudança que ele possa sugerir. A autora vê no trabalho um exercício docente que permite a troca e a descoberta da realidade do aluno; logo, um exercício de investigação do que ocorre, como ocorre, quando ocorre. Especialmente, encontra respostas às suas indagações e respaldo entre os autores que perseguem a busca do entendimento sobre o fenomeno ansiedade e sobre as formas de com ele conviver.
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As abordagens quantitativa e qualitativa orientaram a análise, cujos resultados demonstram que a ansiedade-de-estado dos alunos aumenta em relação à ansiedade-traço em decorrência do processo ensino-aprendizagem, sendo que esse aumento é mais acentuado no primeiro semestre do curso e nos semestres em que os alunos têm maior contado com a clientela de risco. As situações que desencadeiam ansiedade são comuns aos alunos dos diferentes semestres, independentemente do nível de ansiedade-traço. No entanto, alunos com ansiedade-traço alta percebem e vivem as situações desencadeantes da ansiedade-estado com maior intensidade. A necessidade de aprender permeia e intensafica o desencadeamento de situações de ansiedade. Tal, necessidade, por outro lado, na medida em que vai sendo suprimida, reduz a ansiedade. As alunas que participaram das entrevitas, consideraram positivamente os objetivos deste estudo, tendo em vista as perspectivas de mudança que ele possa sugerir. A autora vê no trabalho um exercício docente que permite a troca e a descoberta da realidade do aluno; logo, um exercício de investigação do que ocorre, como ocorre, quando ocorre. Especialmente, encontra respostas às suas indagações e respaldo entre os autores que perseguem a busca do entendimento sobre o fenomeno ansiedade e sobre as formas de com ele conviver.The purposes of this investigation fere to imentify the presente of anelety among the students of an Undergraduate Nursing Program, and based in these findangs, to understand as they perceive it and expertence it, and identifying situations that cause it and how the students Face it. The objectives which originated the research question and the underlying hypothesis, are bases in Spielberger's theory and the motivation to study the problema of anxiety which hypothetically exist among the Nursing Students, during situations which they face daily in the teachi.ng learning process. The quantitative and qualitative approaches guided the analysis which resulta show that student's Anxiety-Skate increases in relation to Anxiety-Trait, because of the teaching-learning process, being this enlargement blgger in the first semester of the course, as well as in the semesters in which the students Lave a larger contact with risk patients. The situations that cause anxiety are verá common to the different semesters students, independently of the Anxiety-Skate level. However the high Anxiety-Trate students perceive and lave the situations that have caused Anxiety-Skate with bigger intensity. The need for learni.ng permeates and intensa.fi.es the beginnig of anxi.ety situations. Such necessity, on the other band, while is being supplied, decreases the anxiety. The students who participated in the interviews cave considerem positively the purposes of this work, chance the seeing perspectives it may suggest The author sees the work as a teaching exercise which allows the chance and the discovery of student's reality, therefore, is an investigation of what happens like it happens and when it happens. Speclfically, she finas answers to her inquiries and support among the authors that are presenteing the understanding search about anxiety phenomene as well as how to live with it.application/pdfporAnsiedadeEstudantes de enfermagemPrática de ensinoA situação ensino-aprendizagem como fator de ansiedade em alunos de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1988doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000036702.pdf.txt000036702.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253308/2/000036702.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000036702.pdfTexto completoapplication/pdf86555795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253308/1/000036702.pdff3e27f10de9ff66c1f7c9469090d3b0dMD5110183/2533082023-01-19 06:00:03.631776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-19T08:00:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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