Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer as manifestações de ansiedade vivenciadas pelos estudantes de enfermagem em uma universidade do extremo sul do país. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com 18 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem, sendo excluídos os que não tiveram interesse em participar. A coleta dos dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. Foi utilizada a análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Área da Saúde da FURG, sob parecer 153/2013. Resultados: Após transcrição e análise das falas emergiram quatro categorias que foram discutidas separadamente. Conclusão: Propõe-se que o docente tenha uma postura motivadora, mobilizadoras do conhecimento e centradas no acadêmico a fim de refletir na assistência do futuro profissional.Descritores: Ansiedade, estudantes de enfermagem, ensino superior. |
id |
UNIRIO-2_24e7c49faf39e89a81142ef5373034f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6699 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagemEnfermagemAnsiedadeestudantes de enfermagemensino superiorAnsiedadeestudantes de enfermagemensino superiorObjetivo: Conhecer as manifestações de ansiedade vivenciadas pelos estudantes de enfermagem em uma universidade do extremo sul do país. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com 18 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem, sendo excluídos os que não tiveram interesse em participar. A coleta dos dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. Foi utilizada a análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Área da Saúde da FURG, sob parecer 153/2013. Resultados: Após transcrição e análise das falas emergiram quatro categorias que foram discutidas separadamente. Conclusão: Propõe-se que o docente tenha uma postura motivadora, mobilizadoras do conhecimento e centradas no acadêmico a fim de refletir na assistência do futuro profissional.Descritores: Ansiedade, estudantes de enfermagem, ensino superior. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa original com entrevistaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/669910.9789/2175-5361.2019.v11i4.880-886Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 880-886Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 880-886Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 880-8862175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda Lourdes RibeiroMedeiros, Silvana PossaniFernandes Salgado, Rúbia GabrielaCastro, Jacira Naruê Antunes deOliveira, Adriane Maria Netto de2019-07-22T09:26:57Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6699Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:57Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem |
title |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem Pereira, Fernanda Lourdes Ribeiro Enfermagem Ansiedade estudantes de enfermagem ensino superior Ansiedade estudantes de enfermagem ensino superior |
title_short |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem |
title_full |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem |
title_sort |
Anxiety signs experienced by nursing undergraduates / Manifestações de ansiedade vivenciadas por estudantes de enfermagem |
author |
Pereira, Fernanda Lourdes Ribeiro |
author_facet |
Pereira, Fernanda Lourdes Ribeiro Medeiros, Silvana Possani Fernandes Salgado, Rúbia Gabriela Castro, Jacira Naruê Antunes de Oliveira, Adriane Maria Netto de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Silvana Possani Fernandes Salgado, Rúbia Gabriela Castro, Jacira Naruê Antunes de Oliveira, Adriane Maria Netto de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernanda Lourdes Ribeiro Medeiros, Silvana Possani Fernandes Salgado, Rúbia Gabriela Castro, Jacira Naruê Antunes de Oliveira, Adriane Maria Netto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ansiedade estudantes de enfermagem ensino superior Ansiedade estudantes de enfermagem ensino superior |
topic |
Enfermagem Ansiedade estudantes de enfermagem ensino superior Ansiedade estudantes de enfermagem ensino superior |
description |
Objetivo: Conhecer as manifestações de ansiedade vivenciadas pelos estudantes de enfermagem em uma universidade do extremo sul do país. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com 18 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem, sendo excluídos os que não tiveram interesse em participar. A coleta dos dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. Foi utilizada a análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Área da Saúde da FURG, sob parecer 153/2013. Resultados: Após transcrição e análise das falas emergiram quatro categorias que foram discutidas separadamente. Conclusão: Propõe-se que o docente tenha uma postura motivadora, mobilizadoras do conhecimento e centradas no acadêmico a fim de refletir na assistência do futuro profissional.Descritores: Ansiedade, estudantes de enfermagem, ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa original com entrevista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.880-886 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.880-886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6699/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 880-886 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 880-886 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 880-886 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218882608201728 |