Historiopédia: ensino de História e pesquisa na internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239036 |
Resumo: | Este estudo buscou compreender como estudantes utilizam a internet para consultar informações sobre história. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, visando identificar os critérios utilizados e os caminhos por eles percorridos na internet em busca de informações confiáveis nas aulas de história. Para tal, como dimensão propositiva deste estudo, em uma tentativa de reproduzir a lógica de funcionamento da Wikipédia foi criado um website, intitulado de Historiopédia, tendo como temática central a Década de 20: o Brasil dos “anos loucos”. A construção desse percurso de estudo foi realizada em diálogo com as análises das produções dos estudantes, que foram baseadas em autores que pensam a Educação Midiática como uma potente aliada do Ensino de História. Um dos objetivos centrais do estudo foi pensar a prática docente de forma reflexiva, sendo a investigación práctica de la práctica a principal inspiração metodológica que orienta essa pesquisa, suas análises e considerações. Portanto, o foco da reflexão recai na minha prática docente, pensada e (re)pensada quando mediada pelas tecnologias digitais. A pesquisa revelou que, ao realizar buscas na internet nas aulas de História, os estudantes preocupam-se mais com critérios de confiabilidade da informação que dizem respeito ao próprio portal consultado, não havendo um cuidado maior em compreender a autoria e o propósito do material em si. Nesse processo, o ato de refletir sobre a própria prática provocou-me a revisitar minhas escolhas como professora e a repensar como realizava minhas próprias trajetórias de investigação na internet. |
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Rieth, Maritsa GonçalvesGil, Carmem Zeli de Vargas2022-05-24T04:45:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/239036001141014Este estudo buscou compreender como estudantes utilizam a internet para consultar informações sobre história. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, visando identificar os critérios utilizados e os caminhos por eles percorridos na internet em busca de informações confiáveis nas aulas de história. Para tal, como dimensão propositiva deste estudo, em uma tentativa de reproduzir a lógica de funcionamento da Wikipédia foi criado um website, intitulado de Historiopédia, tendo como temática central a Década de 20: o Brasil dos “anos loucos”. A construção desse percurso de estudo foi realizada em diálogo com as análises das produções dos estudantes, que foram baseadas em autores que pensam a Educação Midiática como uma potente aliada do Ensino de História. Um dos objetivos centrais do estudo foi pensar a prática docente de forma reflexiva, sendo a investigación práctica de la práctica a principal inspiração metodológica que orienta essa pesquisa, suas análises e considerações. Portanto, o foco da reflexão recai na minha prática docente, pensada e (re)pensada quando mediada pelas tecnologias digitais. A pesquisa revelou que, ao realizar buscas na internet nas aulas de História, os estudantes preocupam-se mais com critérios de confiabilidade da informação que dizem respeito ao próprio portal consultado, não havendo um cuidado maior em compreender a autoria e o propósito do material em si. Nesse processo, o ato de refletir sobre a própria prática provocou-me a revisitar minhas escolhas como professora e a repensar como realizava minhas próprias trajetórias de investigação na internet.This study aimed to understand how students use the internet to search for information on History. The research was made with students of the 9th grade of Middle School and it intended to identify the criteria used and the paths followed by them on the internet to find reliable information during History class. To that end, a website called ‘Historypedia’ was created as the output of this research. It was centered around the theme “The 1920s: Brazil in the Roaring Twenties” and it attempted to reproduce the logic behind the ‘Wikipedia’ website. The construction of this project was intertwined with the analysis of the students’ productions which were based on concepts of authors who regard Media Education as a powerful ally to History Teaching. One of the main goals of this study was to reflect on the teaching practice, using investigación práctica de la práctica as the primary methodological inspiration to guide my analysis and considerations. Therefore, the focus of this reflection falls on my teaching practice which has been thought and (re)thought when mediated by digital technology. The study shows that by searching the internet during History class, the students are more concerned with the credibility criteria of the website used while not demonstrating the same care with the author and the purpose of the material itself. During this process, the act of reflecting on my own practice led me to revisit my own choices as a teacher and to rethink my own research trajectories on the internet.application/pdfporInternetWikipédiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologias digitaisEnsino de históriaHistóriaHistory classDigital Information and Communication Technologies (DICTs)Historiopédia: ensino de História e pesquisa na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141014.pdf.txt001141014.pdf.txtExtracted Texttext/plain360390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239036/2/001141014.pdf.txt9d0b5cbcb8c0fa0d474dc3908f8d8ed0MD52ORIGINAL001141014.pdfTexto completoapplication/pdf2878342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239036/1/001141014.pdf938ef81ad99373455bf0878ef1cb0e41MD5110183/2390362022-05-24 05:01:04.449oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T08:01:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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